Close Menu
Papo ImobiliárioPapo Imobiliário
  • Home
  • Mercado
  • Negócios e Finanças
  • Para o Corretor
    • Receber Newsletter
    • Arquitetura
    • Artigos
    • Colunas
    • Curiosidades
    • Entrevistas
    • Marketing
    • Tecnologia
  • Últimas Notícias
  • Índices de Reajuste
    • IGPM
    • IPCA
    • IVAR
    • INCC-DI
  • Seu Próximo Passo
  • Academia Papo Imobiliário
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp Telegram
Papo ImobiliárioPapo Imobiliário
Quero receber a Newsletter Academia Papo Imobiliário
  • Home
  • Mercado
  • Negócios e Finanças
  • Para o Corretor
    • Receber Newsletter
    • Arquitetura
    • Artigos
    • Colunas
    • Curiosidades
    • Entrevistas
    • Marketing
    • Tecnologia
  • Últimas Notícias
  • Índices de Reajuste
    • IGPM
    • IPCA
    • IVAR
    • INCC-DI
  • Seu Próximo Passo
  • Academia Papo Imobiliário
Papo ImobiliárioPapo Imobiliário
Início » 11 fatores que colaboram para a desvalorização do imóvel
Artigos

11 fatores que colaboram para a desvalorização do imóvel

18 de maio de 2023
11 fatores que colaboram para a desvalorização do imóvel

A compra de um imóvel é uma das melhores formas de blindar um capital. O mercado imobiliário é sólido e o valor de revenda costuma aumentar com o tempo. Mas nem sempre isso acontece. E muitas vezes é apenas porque os proprietários não entendem os fatores que contribuem para a desvalorização do  imóvel.

A propósito, nesse artigo você sabe qual é – e por quê – a capital com a maior valorização de imóveis do país.

Uma boa avaliação é fundamental para chegar a um preço justo, em que todas as partes são beneficiadas. A precificação bem fundamentada reduz o tempo de negociação, atingindo mais facilmente o público-alvo e beneficiando todos os envolvidos.

Porém algumas vezes o apego emocional e a falta de conhecimento impedem que o proprietário tenha uma noção exata do real valor da sua propriedade no mercado.

Nessas situações, é comum o dono não admitir baixar o preço, o que geralmente faz com que o imóvel fique mais tempo parado, sem fechar contrato. 

Com isso, aumenta também o período em que o proprietário precisa arcar com as despesas de um imóvel ocioso, como impostos, taxas e gastos com manutenção. E, quanto mais o tempo passa sem fechar contrato, maior o gastos e, consequentemente, menor o lucro com a venda.

Nesse caso, cabe ao corretor explicar todos os fatores que podem causar a desvalorização do imóvel. Conheça 11 deles e prepare-se para situações como essas.

1 – Desvalorização do imóvel pode começar no anúncio

Quando o valor anunciado está acima do valor real de mercado, há menos visitas. Com isso, aumenta o tempo em que fica à disposição, aumentando também os custos da unidade e dificultando cada vez mais a venda. Isso, por si só, já contribui para a desvalorização do imóvel.

Por isso, é importante que o valor seja baseado em uma avaliação especializada, considerando a localização, o tamanho, o estado de conservação, o preço médio da região, imóveis semelhantes, etc. 

Assim, um profissional qualificado saberá analisar todos os fatores para chegar a um preço real e justo.

Aliás, aqui você confere as regiões de São Paulo onde o investimento imobiliário rende mais.

2 – Cuidado com modificações nas plantas e reformas

É comum as pessoas desejarem deixar um imóvel com a “sua cara” ao longo do tempo ou assim que o adquirem. Mas nem sempre o que o proprietário considera uma melhoria contribui para aumentar o valor.

Então é preciso saber separar o valor agregado do valor real na hora da precificação. Ou seja, a percepção que o proprietário tem do imóvel do que o imóvel realmente vale. 

Afinal, nem sempre o que agrada a um, agrada a outro. Dessa forma, a personalização de um cômodo, por exemplo, pode ser um diferencial de valor para o dono. Mas para o público pode significar um gasto extra com obras.

O mesmo vale para modificações baseadas em modismos. Algumas deixam o imóvel tão datado que pode significar uma pequena fortuna fazer a atualização para atender aos novos hábitos sociais. 

Como nem todo mundo quer ter esse gasto extra, cuidado antes de fazer uma reforma e modificar a planta para não causar a desvalorização do imóvel no futuro.

3 – Falta de manutenção também reduz o valor de mercado

Um dos maiores fatores de desvalorização do imóvel é a falta de manutenção. É o tipo de problema que aparece logo de cara na apresentação. Fachadas malcuidadas, pintura e rebocos desgastados ou caindo, pisos, portas e janelas com defeito causam uma péssima impressão.

Os problemas devem ser sanados antes do imóvel ser colocado à venda. E até pequenos danos contam, como pregos e parafusos que precisam ser retirados, furos que devem ser tampados, pintura refeita, portas e janelas restauradas, fachada bem cuidada, etc. 

4 – Documentações não podem ficar pendentes

Quando há alguma pendência na documentação, os compradores em potencial ficam inseguros. Então isso também acaba contribuindo para a desvalorização do imóvel. 

Muitas pessoas interessadas desistem quando veem que algum documento está faltando ou está defasado. Então faça todas as atualizações antes de colocar a propriedade à venda.

5 – Não tem garagem ou é descoberta

A maioria das famílias tem pelo menos um carro – que também é um investimento que precisa ser bem mantido para não desvalorizar além da conta. Por isso, a não existência de garagem ou ter vagas descobertas também podem causar a desvalorização do imóvel.

Mesmo nos grandes centros e em regiões em que há muitas opções de mobilidade, a garagem coberta ainda é um fator de peso na hora da compra. Inclusive para quem não tem carro ou moto, já que é preciso sempre considerar a possibilidade de um investimento em um veículo no futuro.

6 – Sem área de lazer ou áreas livres

Desde a pandemia a área de lazer se tornou praticamente obrigatória nos empreendimentos. Hoje é um dos maiores diferenciais tanto em casas quanto apartamentos, porque se tornaram os espaços mais saudáveis dos imóveis. 

Por isso, unidades sem varandas e/ou sem espaços ao ar livre – piscinas, jardins, quintais, quiosques, etc – também acabam sendo desvalorizadas em comparação às demais. 

7 – Falta de segurança: problema sério

A falta de segurança é um fator decisivo para a desvalorização do imóvel. Áreas de risco – seja por fatores naturais, como enchentes ou deslizamentos, ou socioeconômicos, como alto índice de roubos e assaltos – são capazes de desvalorizar mesmo os imóveis mais bonitos, grandes e bem-acabados.  

8 – Localização ruim faz o preço cair

O mesmo acontece com um bairro ruim. Mas o que faz uma localidade ser considerada boa? Basicamente, bom acesso ao transporte público, comércio farto e variado, opções de lazer, saúde e educação nas proximidades, ruas arborizadas e áreas verdes, por exemplo. E aqui você confere qual é o bairro com aluguel mais caro do Brasil.

O barulho em excesso também contribui para a desvalorização do imóvel. Unidades muito próximas a corredores expressos, túneis e arcos viários também acabam tendo queda no preço.

Locais calmos e seguros, mas muito ermos e afastados de tudo, com poucas opções de serviços básicos como farmácias, padarias e transporte também desvalorizam o imóvel. 

Por falar nisso, veja como a alta dos aluguéis está impulsionando a mudança de bairros clicando aqui.

9 – Vícios ocultos também são problema

Os vícios ocultos são aqueles problemas que ninguém vê – mas estão lá. São problemas nos sistemas hidráulico e elétrico, no telhado, nos alicerces da casa.

Apesar de não serem visíveis nas visitas a princípio, eles podem atrapalhar a vida dos próximos moradores. E, além disso, também podem começar a aparecer caso o imóvel demore a ser vendido.

Então é melhor resolver esses problemas antes de colocar o imóvel à venda, mesmo que seja por um preço mais baixo.

10 – Imóveis poucos funcionais são desvalorizados

Cômodos muito pequenos, com planta disfuncional ou complicada no dia a dia também tendem à desvalorização do imóvel. É o caso de ambientes com muitos degraus, acessos difíceis, cômodos muito pequenos ou planta muito compartimentada.

Desde a pandemia, as plantas mais integradas, espaços amplos, abertos e multifuncionais, espaço para home office e varandas ou grandes janelas conquistaram um lugar especial na preferência dos consumidores. 

Da mesma forma, a acessibilidade aos ambientes e às partes comuns do condomínio também contam na hora da formação de preço.

11 – Vizinhança barulhenta assusta compradores

Uma vizinhança barulhenta também é capaz de fazer o preço do imóvel despencar. Por mais bonito, arejado e funcional que seja, a falta de paz na própria casa detona a valorização de uma casa ou apartamento. 

Então oriente seu cliente antes de comprar para que ele não sofra com a desvalorização do imóvel no caso de uma possível revenda. Lembre-se que a felicidade do cliente vale mais do que uma comissão a qualquer custo. 

Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário.

Vejo você lá!

como calcular preço do imóvel desvalorização do imóvel precificação no mercado imobiliário valor do imóvel
Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Tumblr WhatsApp
Equipe Papo Imobiliário

Um portal de notícias sobre o mercado imobiliário comprometido em trazer as informações mais recentes do setor.

Artigos relacionados

Artigos

Implantação de condomínio: um guia para proprietários e investidores

Artigos

Como se programar para manter o aluguel em dia?

Artigos

Como funciona o financiamento imobiliário?

Leia também

Investidores brasileiros ampliam presença na Península Ibérica com foco em incorporação imobiliária

Corona arremata terreno à beira-mar com objetivo inusitado: não construir nada

Balneário Piçarras vira aposta de incorporadoras diante da saturação de Balneário Camboriú

Comprar imóvel para alugar vale a pena? Pesquisa aponta tendência entre investidores

Jornada do Corretor

Quer receber nossa Newsletter?

Tudo o que você precisa saber sobre o Mercado Imobiliário em um único email

Papo Imobiliário
Facebook X (Twitter) LinkedIn Instagram YouTube TikTok
© 2025 Papo imobiliário é um produto de Quickfast Inc.     Política de Privacidade.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.