6 dicas importantes para verificar no seu site

6 dicas importantes para verificar no seu site

Manter uma presença digital significativa é praticamente impossível para um corretor que não tenha um site. É através dele que você vai captar clientes, divulgar seus imóveis e gerir seu negócio. Para isso, é claro, é preciso que ele esteja ligado a um bom software imobiliário.

No entanto, apenas ter um site não basta. Para que ele realmente trabalhe por você 24 horas por dia e aumente sua receita é preciso ficar atento a alguns detalhes – antes de colocá-lo no ar. Veja agora 6 dicas para que seu site realmente funcione e o ajude a otimizar suas vendas.

6 dicas importantes para verificar no seu site

1 – Confira os e-mails para o quais os formulários do site direcionam as mensagens dos contatos

Básico, não é? Só que muita gente esquece. E não adianta nada ter um monte de visitantes deixando mensagens que ninguém recebe. Se você é autônomo, provavelmente vai concentrar tudo em um único e-mail. Assim a possibilidade de deixar alguma coisa passar é menor.

No entanto, se tem uma imobiliária, provavelmente haverá formulários diferentes no site que direcionarão para e-mails também diferentes. Por isso, antes de publicar, verifique se cada formulário está direcionando as mensagens para o e-mail da área correspondente – financeiro, prospecção, etc.

E não esqueça de configurar uma resposta automática também. Ela é essencial para garantir um bom atendimento enquanto o cliente não recebe uma resposta individualizada.

2 – Todas as páginas principais devem ter meta description

Não sabe o que é meta description? Ele é aquele pequeno texto que aparece no Google quando os resultados da busca são exibidos. São a segunda e terceira linha abaixo do título e é como um resumo daquele conteúdo.

Só o fato de ser por ali que o usuário fica a par do que vai encontrar já seria importante. Afinal, é como um cartão de visitas da sua página, também nas redes sociais.

No entanto, há um outro fator que faz com que a meta description seja ainda mais importante. Ela é uma das estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar seu site para que os motores de busca. Assim, o Google o encontra mais rapidamente sempre que alguém fizer uma pesquisa sobre imóveis.

6 dicas importantes para verificar no seu site

3 – Configurar o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que fornece várias informações sobre os visitantes do site. A ferramenta permite que você saiba quantas pessoas o visitaram, quais as páginas mais acessadas, a média de permanência no site, etc.

Com base nessas informações, você pode analisar, comparar e produzir relatórios que o ajudem a compreender o comportamento dos visitantes. Com base nisso, você cria e adequa sua estratégia para o que o usuário quer.

4 – Verifique a rapidez do site

Está tudo bonito, arrumadinho, mas o Google Analytics mostra que os vistantes ficam muito pouco nele? Isso é mais comum do que você imagina. Então a dica é antes de publicar, testar a velocidade do site.

Se ele é lento, demora muito a carregar as páginas, os usuários migram rapidamente para outros mais rápidos. E você perde para a concorrência.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar. Além disso, cada 1s reduz em 7% as conversões.

Além disso, a velocidade é um fator de rankeamento orgânico do Google. Então qual o tempo de carregamento ideal? De acordo com o Google Site Performance para Webmasters, 2s é um bom desempenho. A média de carregamento, segundo a Pingdom, é de 5s.

Você pode testar a velocidade com o Google PageSpeed Insights, Gtmetrix, Teste de Velocidade Pingdom Site ou Yslow, todas ferramentas gratuitas.

6 dicas importantes para verificar no seu site

5 – Verifique se o site é responsivo

É essencial também que o site seja responsivo. É importante que ele se adapte a todos os formatos de tela. Os motivos são óbvios. Hoje, de acordo com o IBGE, mais 92,1% dos domicílios acessam a internet pelo celular.

Além disso, Google prefere web designs responsivos para padrões móveis. Ter uma única URL torna mais fácil para o Google rastrear seu site, e ainda reduz a chance de erros de SEO na página.

6 – Inclua chamadas de ação nos banners rotativos do site

Os banners rotativos – que aparecem no topo da página em alguns modelos de sites – devem seguir uma rotina de renovação. Altere cores, mude imagens, crie novidades.

No entanto, eles sempre devem ter botões de chamada de ação, como “Clique Aqui” ou “Saiba Mais”, por exemplo. Assim você direciona seu vistante para outros momentos do seu site e o ajuda na jornada de compra.

Depois de verificar essas 6 ações seu site já está pronto para ser publicado.

Tem mais ideias para otimizar o site antes da publicação? Conte para a gente a sua experiência!

Comentários

Posts Relacionados