6 dicas para captar um imóvel

6 dicas para captar um imóvel

Corretor de imóveis sem clientes não sobrevive, mas sem imóveis para oferecer também não adianta muito ter clientes. A questão é que captar imóveis é essencial para qualquer imobiliária, uma atividade que deve ser constante tanto para as grandes corporações como para quem é autônomo. Além disso, a captação, em si, também pode ser encarada como um nicho na profissão, já que muitos corretores podem optar pela atividade como uma forma de fazer um ganho extra em alguma parceria. Seja como for, a verdade, no entanto, é que nem sempre é fácil captar imóveis, e por isso muita gente acaba desanimando. Então para que você comece 2017 com um gás novo, cheio de disposição em todas as áreas da corretagem, nós decidimos mostrar algumas dicas para você captar imóveis e começar o ano com o pé direito.

1. Conheça muito bem a região em que atua 

Pode ser que você atue na região em que nasceu ou mora há muito tempo, mas se este não for ocaso, lembre-se que conhecer bem a área é indispensável. Isso significa não apenas saber pontos mais valorizados, mas também conhecer de cor as principais linhas de transporte público, escolas, shoppings, hospitais e comércio em geral. Seja um especialista na região, sabendo tudo sobre a segurança do bairro, o tempo que leva para chegar ao centro, o percentual de valorização dos imóveis, as principais áreas de lazer e cultura. Mas lembre-se que as outras áreas da cidade também merecem sua atenção: vai que o cliente decide mudar de bairro?

2 Conheça, mas seja também conhecido na região 

Uma das melhores formas de captar imóveis é ser conhecido na região, e, para isso, fazer amizade com porteiros e comerciantes antigos é a melhor receita. Bata papo aqui, tome um cafezinho ali, crie uma rotina de visitinhas simpáticas, fazendo dessas suas fontes verdadeiras parcerias. Assim você pode ficar sabendo em primeira mão quem está pretendendo vender um apartamento, quem já falou em trocar de casa, aquele comerciante que já está se preparando para voltar à sua terra natal. É daí que surgem as melhores oportunidades.

3. Imagem adequada também ajuda a captar imóveis 

O que vale é o conteúdo, claro, mas isso não significa que você deve descuidar da imagem, porque é ela que passa a primeira sensação de seriedade e profissionalismo, primordial para criar uma boa impressão. Não precisa ser terno e gravada, ainda mais com o verão já à toda, mas não esqueça de estar sempre bem apresentável, com higiene perfeita das mãos, cabelo e barba, sem aparência de suor e roupas limpas. Ao se apresentar, distribua seu cartão de visita, pois ele contém seus dados o que transmite confiança e reforça ainda mais o profissionalismo. Seja claro e objetivo sem ser invasivo, simpático sem ser espaçoso, seguro sem ser arrogante. Passe confiança para o seu cliente, porque é disso que ele precisa para deixar a sua propriedade nas suas mãos.

4. Mostre competência na avaliação 

A boa captação passa, necessariamente, por uma boa avaliação do imóvel – e isso dependerá do seu conhecimento da área, que falamos lá em cima, mas também das suas habilidades de observação do imóvel. Mantenha-se atualizado em relação à valorização dos imóveis através das notícias específicas online ou dos Dados do Mercado Imobiliário (DMI) oferecido pelo Portal VivaReal, por exemplo, uma ótima fonte de consulta, mas não esqueça que uma boa avaliação leva em consideração diversos critérios – como o estado geral do imóvel, materiais empregados, posição em relação ao sol, estado do edifício, facilidade de acesso, necessidade de obras e intervenções, etc.

5. Parcerias ajudam a captar mais imóveis 

Duas cabeças são melhores do que uma, claro, e na captação de imóveis não é diferente. Por mais que você goste de trabalhar sozinho, pode chegar aquela hora em que fazer uma parceria pode estrategicamente ser muito lucrativo. Use sua networking para contatar outros corretores e imobiliárias, pode ser que aquele imóvel que está parado há um tempão nas mãos do colega seja exatamente o que seu cliente precisa. Há horas em que dividir a comissão e agradar o cliente é a melhor opção.

6. Saiba administrar seus contatos 

Seja em relação ao networking ou a clientes novos e antigos, uma gestão de contatos pode gerar boas oportunidades para captar imóveis. Por isso, procure tê-los sempre organizados e atualizados, de preferência em uma única plataforma, que possa ser acessada em qualquer momento e de qualquer lugar. Para isso, ela deve ser baseada em nuvem. Uma boa ideia é adotar um CRM (Customer Relationship Manager), que deixa tudo organizado automaticamente, seja conectado a uma rede de imóveis e ainda traz diversos outros benefícios para o seu dia a dia, como a automação de tarefas – fazendo com que você tenha mais tempo para captar seus imóveis.

E então, gostou dessas dicas? Está pronto para colocá-las em prática? Aproveite a virada do ano para dar um novo gás à sua carreira e captar muitos imóveis para iniciar o ano à todo vapor!  

Comentários

Posts Relacionados