Papo ImobiliárioPapo Imobiliário
  • Home
  • Mercado
  • Negócios e Finanças
  • Tecnologia
  • Marketing
  • Arquitetura
  • Curiosidades
  • Para o Corretor
  • Índices de Reajuste
    • IGPM
    • IPCA
    • IVAR
  • e-Books
Facebook Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp TikTok Telegram
Papo Imobiliário Papo Imobiliário
Quero receber a Newsletter
  • Home
  • Mercado
  • Negócios e Finanças
  • Tecnologia
  • Marketing
  • Arquitetura
  • Curiosidades
  • Para o Corretor
  • Índices de Reajuste
    • IGPM
    • IPCA
    • IVAR
  • e-Books
Papo ImobiliárioPapo Imobiliário
Home»Arquitetura»6 mulheres que venceram o Prêmio Pritzker o “Nobel da Arquitetura”
Arquitetura

6 mulheres que venceram o Prêmio Pritzker o “Nobel da Arquitetura”

By Equipe Papo Imobiliário7 de março de 2023
6 mulheres que venceram o Prêmio Pritzker o "Nobel da Arquitetura"

O prêmio Pritzker, é uma das maiores honrarias concedidas anualmente para arquitetos vivos, também conhecido como o “Nobel de Arquitetura”. Existente desde 1979, foi apenas em 2004, com a iraquiana Zaha Hadid, que a premiação foi dada a uma mulher por sua significativa contribuição na área de Arquitetura.

Depois dela, apenas mais cinco mulheres foram agraciadas com a honraria, sendo que três delas receberam o prêmio de forma coletiva, junto a sócios homens do mesmo escritório. Foram elas: Kazuyo Sejima (2010, com Ryue Nishizawa), Carme Pigem (2017, com Ramón Vilalta e Rafael Aranda), Yvonne Farrell e Shelley McNamara (2020) e Anne Lacaton (2021, com Jean-Philippe Vassal).

6 mulheres que venceram o Prêmio Pritzker o "Nobel da Arquitetura"
A chinesa Lu Wenyu recusou receber o prêmio junto ao marido Wang Shu porque não queria fama — Foto: Ivan Mathie / Le Moniteur / Reprodução

Em 2012, a chinesa Lu Wenyu, esposa e sócia do arquiteto Wang Shu no escritório Amateur Architecture, recusou a proposta de compartilhar o prêmio com ele. Em uma entrevista ao jornal El País, ela justificou a decisão: “Na China, se você fica famoso, não vive mais. Quero uma vida e prefiro passá-la com meu filho.”

A americana Denise Scott Brown também ficou de fora da premiação e não pode dividir a homenagem com o marido e sócio, Robert Venturi, apesar de trabalharem juntos a vida toda. Em 2013, diferentes organizações e personalidades se uniram para solicitar a inclusão dela no prêmio Pritzker, sem sucesso.

6 mulheres que venceram o Prêmio Pritzker o "Nobel da Arquitetura"
A arquiteta Denise Scott Brown ficou de fora do prêmio, que foi dado somente ao seu marido e sócio — Foto: Wikipedia / Imoisset / Creative Commons

Conheça as únicas seis mulheres que já receberam no prêmio Pritzker na história.

1- Zaha Hadid (2004)

6 mulheres que venceram o Prêmio Pritzker o "Nobel da Arquitetura"
A iraquiana Zaha Hadid foi a primeira mulher na história a receber o prêmio Pritzker — Foto: Wikipedia / Dmitry Ternovoy / Creative Commons

Zaha Hadid é uma das maiores arquitetas contemporâneas, conhecida como a “rainha das curvas” e inspirada pelo modernismo. Ela acreditava que o papel da arquitetura era despertar sensações e projetou construções em vários lugares do mundo, incluindo o Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o Eli & Edythe Broad Art Museum em Roma e a Guangzhou Opera House na China. Hadid nasceu no Iraque, mudou-se para a Inglaterra em 1972 e fundou seu escritório solo em 1980. Ela morreu em 2016 aos 65 anos.

2- Kazuyo Sejima (2010)

6 mulheres que venceram o Prêmio Pritzker o "Nobel da Arquitetura"
Kazuyo Sejima (direita) e o sócio Ryue Nishizawa receberam juntos a honraria em 2010 — Foto: Takashi Okamoto / University of Virginia / Reproudção

A arquiteta japonesa, Kazuyo Sejima, fundou seu próprio estúdio em 1987 e recebeu o prêmio em 2010 junto com seu sócio, Ryue Nishizawa, do escritório SANAA. Eles são conhecidos pela arquitetura limpa, precisa e fluida, utilizando materiais comuns de forma inovadora.

Projetaram obras em várias partes do mundo, incluindo o Rolex Learning Center, na Suíça, o Pavilhão de Vidro no Museu de Arte de Toledo, nos Estados Unidos, o New Museum of Contemporary Art, em Nova York e o Museu de Arte Contemporânea do Século 21, no Japão. Sejima se formou em Arquitetura na Japan Women’s University e foi nomeada Jovem Arquiteta do Ano pelo Japan Institute of Architects em 1992.

3- Carme Pigem (2017)

6 mulheres que venceram o Prêmio Pritzker o "Nobel da Arquitetura"
Carme Pigem em meio aos sócios Rafael Aranda e Ramón Vilalta, que receberam o prêmio em 2017 — Foto: Prêmio Pritzker / Reprodução

A arquiteta espanhola Carme Pigem e seus sócios, Ramón Vilalta e Rafael Aranda, receberam o prêmio em 2017 pelo escritório RCR Arquitectes. Eles se formaram juntos na Escola Tècnica Superior d’Arquitectura del Vallès, na Catalunha, em 1987.

Seus projetos abrangem diversos tipos de construções e são fortemente ligados à paisagem e cultura locais, destacando-se pelo uso criativo de materiais, formas, cores e jogo de luz e sombra. A Fundação RCR BUNKA foi criada em 2013 para apoiar a arquitetura, paisagem, artes e cultura na sociedade.

4- Yvonne Farrell e Shelley McNamara (2020)

6 mulheres que venceram o Prêmio Pritzker o "Nobel da Arquitetura"
As irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara ganharam juntas o Pritzker em 2020 — Foto: Alice Clancy / Prêmio Pritzker / Reprodução

As arquitetas irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara receberam o prêmio em conjunto em 2020, sendo pioneiras em uma profissão dominada por homens e referências para outras mulheres na área. Elas fundaram o escritório Grafton Architects em 1978 e trabalharam juntas por 40 anos, desenvolvendo projetos focados no respeito à cultura e contexto local, priorizando as funções e as pessoas que utilizam os espaços. Suas obras estão principalmente na Irlanda, mas também na Itália, França e Peru.

“Pioneiras em um campo que tradicionalmente foi e ainda é uma profissão dominada por homens, elas também são faróis para outras ao traçarem seu caminho profissional exemplar”, destacou o prêmio Pritzker em seu site.

5- Anne Lacaton (2021)

6 mulheres que venceram o Prêmio Pritzker o "Nobel da Arquitetura"
Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal foram agraciados em 2021 com o prêmio — Foto: Laurent Chalet / Prêmio Pritzker / Divulgação

Anne Lacaton é uma arquiteta francesa que recebeu o prêmio Pritzker em 2021 junto ao seu sócio, Jean-Philippe Vassal. Eles fundaram o escritório Lacaton & Vassal em Paris, que se destaca por uma doutrina arquitetônica voltada à justiça social e à sustentabilidade, com o uso de materiais econômicos e ecológicos. A dupla atua tanto em novas construções como na transformação de edifícios já existentes.

“Eles não apenas definiram uma abordagem arquitetônica que renova o legado do modernismo, mas também propuseram uma definição ajustada da própria profissão de Arquitetura. As esperanças e os sonhos modernistas de melhorar a vida de muitos são revigorados através de seu trabalho, que responde às emergências climáticas e ecológicas de nosso tempo, bem como às urgências sociais, particularmente no campo da habitação urbana”, descreve o site do Prizker.

Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!

Informações retiradas da Casa e Jardim

Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp

Artigos relacionados

Arquitetura

Conheça mais sobre a Arquitetura Kitsch

Arquitetura

7 projetos contemporâneos de arquitetura brasileira que exploram a luz e a transparência

Arquitetura

Integrando sustentabilidade e arquitetura em Cidades Inteligentes

Leia também

Crise financeira abala o mercado imobiliário: Entenda os impactos

Vendas de novos imóveis têm alta de 9% em 2022, segundo dados da Abrainc

IGP-M varia 0,05% em março

IPCA-15 ficou 0,69% em março

Quer receber nossa Newsletter?

Tudo o que você precisa saber sobre o Mercado Imobiliário em um único email

Imobzi Plataforma digital para Imobiliárias

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.