Papo Imobiliário
    Facebook Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp TikTok Telegram
    Papo Imobiliário Papo Imobiliário
    Quero receber a Newsletter
    • Home
    • Mercado
    • Negócios e Finanças
    • Tecnologia
    • Marketing
    • Para o Corretor
    • IGPM
    • IPCA
    • IVAR
    • e-Books
    Papo Imobiliário
    Home»Mercado»A digitalização do mercado imobiliário é um caminho sem volta?
    Mercado

    A digitalização do mercado imobiliário é um caminho sem volta?

    By Equipe Papo Imobiliário29 de novembro de 2021
    holograma de edifícos, homem com terno ao fundo

    Com dois anos de pandemia, não é segredo para ninguém que a Covid-19 causou diversos impactos na sociedade. A digitalização do mercado imobiliário foi um deles,  aliás, como de diversas outras áreas. Afinal, a aceleração da transformação digital atingiu o mundo como um todo, entrando no dia a dia das pessoas das mais diversas formas.

    A questão é que esse foi um processo rápido e benéfico. O usuário comum se vê inserido na transformação sem mesmo sentir – e gosta disso. Ela tornou a vida mais fácil, até por não se tratar apenas de agregar tecnologias ao cotidiano. Ela é um processo de disruptura social que afeta a cultura, o consumo e as relações interpessoais.

    Apesar de terem como foco a experiência do usuário, várias empresas ainda têm dificuldade em implementar este mindset. Só que, hoje, em todo o mundo, 67% da jornada de compra é feita digitalmente, segundo pesquisa da Sirius Decisions.

    Assim, mesmo que o produto em si não seja digital, como é o caso de um imóvel, só será possível vender bem se a empresa agregar medidas para acompanhar essa revolução. Ou seja, integrar o digital ao seu negócio. Por isso a digitalização do mercado imobiliário é, sim, um caminho sem volta.

    A digitalização do mercado imobiliário é um caminho sem volta?

    Digitalização do mercado imobiliário traz vantagens para as empresas

    Para muitas empresas baseadas em modelos tradicionais, o novo assusta e é repelido. Apesar de ser um processo que já vinha sendo desencadeado há anos, acredita-se que a pandemia acelerou a digitalização do mercado imobiliário em cerca de uma década. Com isso, algumas empresas se viram em meio a novos termos e conceitos até certo ponto intimidantes.

    No entanto, são inegáveis as vantagens que o processo digital traz para a jornada de compra, venda e locação de imóveis. Além de aproximar o consumidor do corretor e otimizar todo o processo até a assinatura do contrato, os processos digitais também agilizam rotinas internas.

    Dão mais segurança e rapidez, facilitam o dia a dia da imobiliária poupando tempo que pode se transformar, literalmente, em dinheiro. O corretor fica mais livre para cuidar do seu relacionamento com o cliente, para melhorar sua captação ou buscar parcerias que transformam uma comissão zerada de um imóvel parado em 50%.

    Transformação digital não tem mais volta

    A digitalização do mercado imobiliário é um caminho sem volta também por, aparentemente ter desencadeado o que poderia parecer um paradoxo. Com a tecnologia, o setor está cada vez mais humanizado.

    As informações obtidas através do cruzamento digital de dados e com a automação de processos, as vendas e os atendimentos podem ser mais personalizados.

    Dessa forma, o corretor consegue traçar ações mais assertivas para cada cliente específico. Tem acesso a matches automáticos de imóveis que entram com o perfil procurado – e encontra o imóvel dos sonhos de seu ciente muito mais rápido. Todas as partes saem ganhando.

    Hoje, graças à digitalização do mercado imobiliário, é possível fazer todo o processo de aluguel em apenas 15 minutos. Do agendamento à entrega das chaves, a esteira digital reduz os processos manuais impactando diretamente do faturamento da imobiliária.

    Além disso, hoje praticamente todo o processo de compra e venda também pode ser digital. O consumidor escolhe o imóvel, faz visita virtual e assina eletronicamente o contrato.

    Tudo à distância, sem deslocamento, sem trânsito, sem perda de tempo ou de dinheiro. A digitalização do mercado imobiliário oferece mais qualidade de vida ao consumidor e ao corretor, melhorando a saúde financeira da empresa.

    A digitalização do mercado imobiliário é um caminho sem volta?

    Digitalização deverá ser questão de sobrevivência em cinco anos

    De acordo com Peter Diamandis e Steven Kotler, autores do livro “O futuro é mais rápido do que você pensa: como a convergência tecnológica está transformando as empresas, a economia e nossas vidas” (2021), deveremos ver mais inovações tecnológicas nos próximos dez anos do que no último século.

    E, para eles, o motivo é simples: a crescente interligação entre tecnologia e serviços. Os autores arriscam a dizer que, em cinco anos, as empresas que não estiverem digitalizadas tenderão a deixar de existir.

    Hoje, todas as decisões mais importantes de planejamento estratégico, experiência do consumidor, relacionamento, divulgação, alocação de recursos e até contratação de recursos humanos são baseadas no maior número possível de dados. E isso simplesmente é impossível de ser feito sem a digitalização.

    Assim, para os consumidores, a digitalização do mercado imobiliário promove conforto e segurança, além de total controle sobre sua decisão de compra. Para as imobiliárias, significa mais qualidade dos serviços, diferenciais de atendimento, corte de custos, controle de gestão, vantagem estratégica.

    Assim, embora a mudança ainda seja progressiva, em pouco tempo a digitalização do mercado imobiliário será uma realidade inexorável. E, assim como na pandemia, estará à frente da concorrência quem não ficou esperando para ver.

    Conheça de perto o que a transformação digital já pode fazer pela sua imobiliária.

    digitalização do mercado imobiliário imobiliária digital inovações tecnológicas Mercado Imobiliário soluções imobiliárias transformação digital
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp

    Artigos relacionados

    Mercado

    Queda de 18,3% no lucro líquido da MRV

    Mercado

    Em menos de 24 horas Bolsonaro revoga decreto que flexibilizava a profissão do corretor de imóveis

    Mercado

    IPCA registra queda de 0,68% em julho

    Leia também

    Queda de 18,3% no lucro líquido da MRV

    Em menos de 24 horas Bolsonaro revoga decreto que flexibilizava a profissão do corretor de imóveis

    IPCA registra queda de 0,68% em julho

    IVAR acelera 1,05% em julho

    Quer receber nossa Newsletter?

    Tudo o que você precisa saber sobre o Mercado Imobiliário em um único email

    Imobzi Plataforma digital para Imobiliárias

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.