A importância do endomarketing imobiliário

A importância do endomarketing imobiliário

Sua imobiliária tem uma boa estratégia de divulgação digital e chega bem a seus clientes? Isso é ótimo, mas se você pensar bem, não adianta muito se a “casa” não estiver bem arrumada – ou seja, a relação da sua empresa com seus colaboradores. É onde entra o endomarketing imobiliário.

Sim, nem tudo que leva a palavra “marketing” está relacionado com seus o público exterior. Olhar para dentro da empresa é tão importante quanto olhar para fora.

Afinal, são os corretores e o pessoal de apoio que tornam seus negócios possíveis, eficientes e que, muitas vezes, evitam problemas ou consertam deslizes. Uma equipe coesa e bem orquestrada faz toda a diferença.

Assim, o endomarketing imobiliário também busca melhorar a imagem da empresa interna e externamente, buscando ações assertivas para o público-alvo.

Só que, neste caso o público-alvo são os corretores e demais colaboradores. E é claro que tudo isso reflete no atendimento aos clientes.

A importância do endomarketing imobiliário

Saiba mais sobre o endomarketing imobiliário e como pode ajudar sua empresa

A ideia do endomarketing imobiliário é adaptar as estratégias de marketing tradicional para o ambiente interno da imobiliária.

Assim, quem tem ou trabalha em uma imobiliária sabe: muitas ações cotidianas são realizadas pela equipe de apoio. Com isso, elas acabam fugindo um pouco do controle do próprio corretor que coordena os trabalhos.

Por isso, o endomarketing imobiliário procura aumentar a conexão dos colaboradores com a empresa. Afinal, não se pode esquecer que são eles os embaixadores da corporação, as pessoas de contato direto com os leads, com o público-alvo externo nas várias etapas dos processos.

Desse modo, é importante começar fazendo algumas perguntas básicas. Como corretores e demais colaboradores se sentem tratados pela sua empresa? A equipe é mais distante ou realmente “veste a camisa”? Qual a imagem que a empresa passa para a equipe? Essa imagem chega com a percepção desejada?

Para saber as respostas e reestruturar o que for necessário, é preciso criar algumas ações de endomarketing imobiliário.

Procure gerar motivação, integração e harmonia

Os resultados são melhores quando a equipe está bem engajada e alinhada com os objetivos da empresa. O mercado é altamente competitivo, por isso o endomarketing imobiliário é tão importante para criar um ambiente que não prejudique o desenvolvimento das atividades.

Mas como conseguir isso? Veja algumas ações de endomarketing imobiliário para melhorar cada vez mais o entrosamento e os resultados da equipe.

Estabeleça metas e ofereça prêmios

É muito importante colocar um alvo a ser atingido a curto, médio e longo prazos. Com todos conhecendo os objetivos que devem a ser alcançados, há uma competição saudável se estabelecer também formas de premiação para quem atingir as metas.

Estes prêmios podem variar de eletroeletrônicos (TV, celular, tablet) a viagens ou até uma vaga de estacionamento mais pertinho da empresa.

A importância do endomarketing imobiliário

Mantenha um canal de comunicação sempre aberto

É muito importante cuidar da comunicação com os colaboradores. os objetivos devem ser claros, mas também saiba ouvir e entender as dificuldades apresentadas, sejam profissionais ou pessoais.

Em época de pandemia, mais do que nunca a solidariedade precisa ser exercitada e cada um tem seus problemas para adaptar ao home office, por exemplo. Veja em que a empresa pode ajudar e não prometa apenas, faça.

É importante conversar com a equipe para saber o que pensa, as dificuldades individuais e de grupo, e quais as mudanças e reestruturações que precisa ser feitas. E sempre considere as sugestões ouvidas.

Crie oportunidades de crescimento

Mostre que você se importa com seus colaboradores, oferecendo cursos, treinamentos específicos e estudos de conhecimentos gerais e áreas afins. Quando mais preparado estiver o corretor, mais facilmente compreenderá as dores dos clientes e poderá encontrar a solução ideal.

Além disso, todo colaborador gosta de saber que a empresa está apostando nele. Saber que tem oportunidades de crescimento cria uma afinidade espontânea de reconhecimento mútuo pelos esforços despendidos.

Defina claramente a cultura organizacional

Deixe bem definida a cultura organizacional da sua imobiliária. Todos devem estar alinhados aos valores, missão e visão da marca. A afinidade com os ideais da empresa deve estar presente desde a seleção dos colaboradores, que devem se identificar com eles.

Inclua a família em algumas ações

É importante mostrar que há interesse real no bem-estar das famílias, porque elas são a maior preocupação de qualquer colaborador. Crie ações em que elas também participem e incentivem a troca de experiência.

Por exemplo, happy hour, comemorações de aniversário e datas especiais incentivam a interação além do ambiente de trabalho. O clima fica mais leve e todos passam a se conhecer melhor.

E não se acanhe em usar a tecnologia. Em tempos de pandemia, a videoconferência é uma ótima forma de manter todos unidos e integrados, mesmo à distância.

A importância do endomarketing imobiliário

Vantagens do endomarketing imobiliário

O endomarketing imobiliário apresenta diversas vantagens que se refletirão na maior produtividade e melhor atendimento a seus clientes.

  • Menor nível de estresse – Todo corretor sabe o quanto o mercado imobiliário pode ser estressante. O clima mais saudável e agradável criado pelo endomarketing imobiliário reduz o nível de estresse e colabora para a melhora a saúde mental dos colaboradores;
  • Menor rotatividade – O endomarketing imobiliário deixa o time mais engajado em prol de um objetivo em comum. Uma cultura de valorização e reconhecimento gera bem-estar, o que ajuda a reter os melhores profissionais;
  • Colaboradores mais engajados – Quando um colaborador ou parceiro se sente valorizado, ele também valoriza mais a empresa, aumento espontaneamente seu engajamento;
  • Mais feedbacksParceiros engajados rendem mais feedbacks, que facilitam a criação de estratégias de crescimento mais assertivas, eliminando pontos falhos;
  • Aumento da produtividade – Colaboradores felizes com a empresa tendem a produzir mais, já que se sentem mais alinhados aos objetivos da imobiliária.

Pequenos gestos, grandes resultados

Não esqueça: o endomarketing imobiliário é feito de ações e campanhas, mas também de pequenos gestos que fazem uma grande diferença. Procure chamar todos pelo nome, dar bom dia e boa noite, agradecer feedbacks, perguntar pela família, etc.

Assim, não só em tempos de pandemia, mas em qualquer época essas ações e gestos têm um efeito poderoso sobre o ambiente e trabalho, em qualquer área. E o mercado imobiliário não é diferente.

Por outro lado, lembre-se também de oferecer todo o suporte tecnológico necessário para a otimização do tempo e dos processos, para a praticidade e o conforto no trabalho.

Um bom sistema imobiliário, por exemplo, facilita o dia a dia do corretor e os resultados serão benéficos para toda a imobiliária.

Conheça o Imobzi, o mais completo dos sistemas específicos para corretores e imobiliárias, e experimente gratuitamente. Você vai se surpreender com o aumento da produtividade da sua equipe!

Comentários

Posts Relacionados