A importância do marketing pessoal para corretores de imóveis

A importância do marketing pessoal para corretores de imóveis

Houve um tempo em que o corretor de imóveis era conhecido como aquele profissional falastrão, mais preocupado em vender do que em entender o cliente. Há muitos anos, no entanto, essa imagem mudou. Afinal, era o tipo de marketing pessoal ultrapassado, que caiu em desuso porque não correspondia às necessidades do mercado.

Hoje o corretor é o cara que realiza sonhos. O sonho da primeira moradia, o sonho da casa própria, o sonho de um recomeço. Claro, o consumidor também mudou. Está mais exigente, mais consciente do que quer e do tipo de atendimento que quer receber. Por isso o marketing pessoal tem mais importância do que nunca.

Mas se nem sempre é fácil encontrar o tom certo, muitos profissionais ainda não entendem bem o que é e como essa ferramenta que faz uma grande diferença entre um corretor de sucesso e um outro apenas na média.

Qual deles você quer ser?

A importância do marketing pessoal para corretores de imóveis

O que é marketing pessoal para corretores de imóveis?

Qualquer coisa que seja comercializada precisa de divulgação, seja um produto ou um serviço. Afinal, é preciso ser visto para ser lembrado, mas ser lembrado de qualquer maneira pode ser um tiro no pé.

É aí que entra o marketing pessoal para corretores, uma forma de ser visto e lembrado de forma bastante positiva. Se você pensou na aparência, acertou – em parte.

Só que o marketing pessoal para corretores vai muito além da roupa bacana e do bom corte de cabelo. Há toda uma questão de postura, linguagem corporal e sintonia com o cliente que refletem em um diferencial de atendimento.

E todo bom corretor sabe que é no atendimento que reside sua grande vantagem, já que tem muita gente por aí vendendo e alugando imóveis muito parecidos com os da sua cartela – e muitas vezes os mesmos, quando não há exclusividade.

A importância do marketing pessoal para corretores de imóveis

Como fazer seu marketing pessoal trabalhar a seu favor

Imagem é tudo, é verdade, mas a imagem certa. Só que passar isso para o cliente envolve sensibilidade e observação para estar alinhado com as expectativas do cliente.

Roupas

Não precisam ser caras, mas precisam estar limpas e bem passadas. Um corretor de aspecto relaxado faz parecer que não leva muito a sério a profissão.

O grau de formalidade também é importante. Vista-se de acordo com seu nicho, sempre mostrando profissionalismo e respeito. Se o ambiente for informal não precisa ir de paletó e gravata, mas também não esteja de bermuda em um ambiente formal

Higiene

Totalmente fundamental. Cabelos e barbas com bom corte, mãos e unhas aparadas limpas, bom hálito, dentes muito bem escovados. A cara amassada de travesseiro ou de ressaca também não é um bom marketing pessoal para corretores.

Pontualidade

Isso é muito importante. Se você não gosta de ficar esperando um cliente, imagine o contrário. O ideal, então é chegar sempre 15 minutos antes. Claro que imprevistos acontecem, mas não deixe que se tornem um hábito.

Linguagem

Ponto fundamental do marketing pessoal, a linguagem merece muito cuidado. Nada de palavrões, expressões chulas ou dúbias, piadas sobre assuntos polêmicos como futebol, política, religião, sexualidade, etc.

Postura

Por mais que o cliente seja chato, arrogante ou mesmo grosseiro, evite atritos. Procure mostrar-se paciente sem ser condescendente, seguro sem ser pedante. Seja um bom ouvinte e demonstre interesse pelo o que está ouvindo. Transmita confiança e conhecimento para gerar a segurança no cliente para fazer negócios com você.

Atualização constante

O mercado imobiliário é dinâmico e um dos maiores reflexos dos movimentos da sociedade. Por isso, é muito importante se manter em constante atualização.

Não precisa ser um especialista em tudo, mas procure ter noções seguras sobre o mercado – ações, índices, financiamentos, melhores bancos, contratos, cartórios online, etc – e também sobre assuntos relacionados – decoração, arquitetura, paisagismo, etc.

Dessa forma você está reforçando seu marketing pessoal com expertise que proporciona um atendimento muito mais personalizado.

A importância do marketing pessoal para corretores de imóveis

Consolide sua marca no mercado

No entanto, não é apenas em relação aos clientes que o marketing pessoal para corretores de imóveis deve ser trabalhado. No próprio meio é muito importante ter uma postura adequada.

Redes sociais

Hoje quem não utiliza as redes sociais para otimizar vendas com certeza perde competitividade. Porém é muito importante cuidar do marketing pessoal também no Instagram, Facebook, Tweeter, etc.

No mundo online, nem todo mundo é como diz ser. Assim, quanto mais informações, sempre verdadeiras, estiverem disponíveis, mais facilmente o cliente terá segurança em saber com quem está lidando.

Mantenha perfis agradáveis, sem polêmicas nem situações demasiadamente íntimas, sempre buscando passar profissionalismo, mesmo nas ocasiões informais.

Ajude outros profissionais e forme parcerias

O marketing pessoal também deve ser exercitado entre seus pares. Procure ajudar outros corretores, construa relacionamentos de confiança, aumente seu networking. Busque parcerias igualmente sérias e confiáveis para prestar um atendimento ainda melhor a seus clientes.

Saia da zona de conforto

Já galgou o sucesso que pretendia na profissão? Mas calma, acomodação não leva ninguém a lugar nenhum. Por melhor que estejam os negócios, não fique na zona de conforto. O marketing pessoal é um processo contínuo que deve estar sempre sendo aperfeiçoado, reforçando cada vez mais seu lugar no mercado.

Viu como o marketing pessoal impacta sua carreira de corretor de imóveis? Sabendo dosar suas ações com inteligência emocional e bom senso sua marca estará cada vez mais forte e consolidada.

Aproveite para elevar o patamar dos seus negócios com o Imobzi, o sistema para imobiliárias e corretores mais completo do mercado. Com ele você terá muito mais assertividade nas suas ações e mais tempo para cuidar dos seus clientes com a qualidade que merecem!

Comentários

Posts Relacionados