Aluguel garantido como funciona?

Aluguel garantido como funciona?

Criar diferenciais de atendimento para sua imobiliária é uma forma de conseguir respeito e credibilidade no mercado, consolidando cada vez mais a sua marca. Por outro lado, a inadimplência é uma das maiores preocupações de quem trabalha com locação de imóveis, mas uma medida simples tem conseguido solucionar ambas as equações: o aluguel garantido. Veja como através dele é possível dar mais qualidade aos serviços prestados e evitar dor de cabeça para proprietários, inquilinos e corretores.

Atraia mais clientes com o aluguel garantido

Ninguém está livre de ocorrer uma situação de emergência que desestabilize a vida financeira subitamente. Desemprego, perda de um ente familiar, problemas de saúde ou instabilidade econômica que afete os investimentos são algumas das situações que podem fugir ao controle do inquilino. Tomar ações assertivas que evitem a inadimplência é uma forma de gerenciar riscos e dar mais credibilidade ao consumidor.

Assim, na prática o aluguel garantido garante ao locatário o valor do aluguel mesmo que o inquilino atrase o aluguel por algum motivo. Dependendo da situação, o aluguel garantido pode cobrir ainda várias outras despesas, como as taxas condominiais, IPTU e outros encargos.

Para isso, basta que o locatário informe à imobiliária o atraso no pagamento. A empresa então adianta estes valores de forma que o proprietário continue recebendo normalmente.

Aluguel garantido como funciona?

Aluguel garantido também beneficia imobiliária e corretores

Um dos benefícios diretos do aluguel garantido é ate bastante óbvio. Sem o risco de sofrer com a inadimplência do inquilino, o número de interessados em deixar seus imóveis nas suas mãos aumenta significantemente. Afinal, quem não prefere confiar em uma empresa que oferece tantas garantias?

Leve em conta também que, ainda que com um pouco de demora, os valores devidos são recuperados – e com lucro. A imobiliária recebe taxas e multas por conta dos pagamento atrasado, o que acaba gerando outra vantajem para a empresa.

Por outro lado, essas próprias penalidades aplicadas pelo atraso no pagamento acabam reduzindo o índice de inadimplência. Claro que a maioria dos inquilinos não atrasa por má-fé, mas como ninguém quer acabar gastando mais, o aluguel sobe na lista de prioridades.

Aluguel garantido como funciona?

Muito cuidado ao elaborar o contrato com aluguel garantido

O aluguel garantido é uma vantagem que visa dar mais segurança ao proprietário e cria diferenciais de atendimento para sua imobiliária. No entanto, você não vai querer precisar colocá-lo em prática com frequência, claro.

Por isso, é preciso redobrar a atenção para reduzir as chances de inadimplência. Uma das formas é tendo muito cuidado na escolha do inquilino. É preciso recolher o máximo possível de informações e checar se são verdadeiras. Faça análise de crédito, de referências e do comprovante de renda e de toda a documentação de cada candidato ao aluguel.

Uma boa forma de manter todas as informações agrupadas e atualizadas é através de um software imobiliário com CRM, o Customer Relationship Manager. Através dele você alimenta o sistema com os dados de forma organizada e de fácil acesso. Assim fica mais fácil encontrar e identificar o perfil de inquilino mais adequado para cada imóvel.

Tenha também muito cuidado com o contrato de aluguel. Nele deve ficar o mais claro possível para o proprietário por quantos meses o aluguel garantido cobrirá os atrasos. Especifique um período e as medidas que deverão ser tomadas após o seu fim. Assim você evita que o aluguel garantido seja sem fim – e suas despesas também.

Aluguel garantido como funciona?

Mantenha um bom controle financeiro

Manter um controle financeiro eficiente é extremamente importante para qualquer empresa, mas especialmente importante para quem trabalha com aluguel garantido. É preciso otimizar seu fluxo de caixa, evitando despesas desnecessárias e enxugando os gastos.

O CRM também pode ajudar nisso, já que é possível automatizar diversas funções, como envio de boletos, de avisos de cobrança, comunicados em geral, transferências bancárias, envio de e-mails, organização da agenda, atendimento telefônico inicial e muitas outras rotinas.

Para se ter uma ideia, um bom CRM é capaz de realizar o serviço de até 3 funcionários. Você economiza seu próprio tempo, no caso dos corretores autônomos, evita retrabalho por conta de erros humanos e também reduz despesas com conta de telefone e tamanho da equipe, por exemplo.

Dessa forma você tem um orçamento mais enxuto e mais organizado, otimizando as despesas com o aluguel garantido.

E você, já usa o aluguel garantido para atrair e fidelizar seus clientes? Compartilhe com a gente a sua experiência aqui nos comentários!

Comentários

Posts Relacionados