Atendimento mais rápido: conheça ferramentas que podem auxiliar

Atendimento mais rápido: conheça ferramentas que podem auxiliar

Tempo é dinheiro – e disso qualquer corretor de imóveis sabe muito bem. Quanto menor for o tempo de negociação com o cliente até o fechamento do contrato, maior é a satisfação para ambos os lados. E como cliente feliz é cliente fidelizado, maiores também são as chances de futuras indicações e a realização de novos negócios. Além disso, quanto mais tempo você tiver para se dedicar a criar relacionamentos sólidos e duráveis com seus prospects, melhores são as possibilidades de conversão.

Mas como agilizar esse atendimento sem perder a qualidade? É nessa hora que entra uma ajuda muito importante: a tecnologia. Conheça algumas ferramentas que podem auxiliar você a reduzir cada vez mais o tempo de atendimento melhorando também a sua qualidade.

Tecnologia: atendimento mais rápido e melhor

Usar a tecnologia a seu favor é um dos grandes trunfos do corretor imobiliário de hoje. Ao contrário dos tempos em que a internet era ficção científica, hoje as imobiliárias podem contar com ferramentas precisas e seguras para personalizar o relacionamento com o cliente e otimizar a rotina na imobiliária.

Muito provavelmente algumas delas você já até incorpora ao dia a dia na vida pessoal, mas talvez não tenha ainda a exata noção do quão úteis podem ser profissionalmente. Outras foram desenvolvidas especialmente para o mercado imobiliário e se transformaram em peças essenciais da vida do corretor de imóveis.

Atendimento mais rápido: conheça ferramentas que podem auxiliar

Whatsapp

Criado em 2009, o aplicativo de bate-papo instantâneo tem cerca de 1 bilhão de usuários – e apenas 55 pessoas trabalhando nele para que todos as conversas, textos, videos e fotos deem a volta ao mundo em fração de segundos. Isso é só para você ter uma pequena ideia da eficiência do aplicativo.

Muito provavelmente você já usa o Whatsapp para falar com a família e os amigos, mas profissionalmente ele é uma ferramenta poderosa no mercado imobiliário. Com ele seu atendimento fica muito mais ágil e você não perde nenhuma oportunidade de fazer contato com seu cliente, dinamizando a negociação.

Com o Whatsapp você pode enviar videos e fotografias dos imóveis inclusive instantâneos sobre alguma dúvida que o cliente tiver, esclarecer qualquer questão em tempo real, enviar e receber documentos, mandar áudios e convites, criar um grupo de pessoas com interesses em comum e também fazer ligações.

Só não esqueça de “profissionalizar” o aplicativo, trocando a foto do perfil – de preferência inserindo a logo da sua imobiliária – usar uma linguagem mais profissional ainda que coloquial etc. Muito importante também é não fazer contato sem a prévia autorização do lead, ser direto, claro e objetivo, não usar o aplicativo para nenhuma outra função que não seja a divulgação de imóveis (não fazer piadas nem enviar fotos de assuntos não relacionados) e não forçar uma amizade por exemplo.

Atendimento mais rápido: conheça ferramentas que podem auxiliar

Redes sociais

Atualmente elas são algumas das mais eficientes forma de divulgação do mercado imobiliário, porque permitem que o corretor de imóveis não só mostre a sua expertise no assunto, mas ofereça soluções e dicas rápidas que realente podem fazer diferença no dia a dia, agregando valor ao seu serviço.

Para se ter uma ideia, só o Facebook tem hoje, 194 bilhão de usuários em todo o mundo, 108 milhões só no Brasil – sendo que, desdes, 99 milhões acessar a rede social via mobile. Já o Instagram reúne 35 milhões de brasileiros conectados, o segundo maior numero do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Então não da para o corretor imobiliário ficar fora dessa, certo?

Apesar desses números impressionantes, as redes sociais são uma ferramenta barata e super eficiente quando o assunto é segmentação – basta saber usar cada uma delas a seu favor. Então crie atrativos posts relacionados com fotos bacanas no Facebook; capriche nas imagens e videos do Instagram; interaja de forma rápida e criativa pelo Twitter; mostre sua expertise a seus pares para a formação de parcerias e indicações no LinkedIn.

Quanto melhor for a experiência da jornada de compra do seu cliente e mais valor agregado você gerar para seus serviços, mais ágil será o seu atendimento. Sua taxa de assertividade será maior e o tempo de assinatura do contrato encurtado.

Atendimento mais rápido: conheça ferramentas que podem auxiliar

Sistemas imobiliários

Para criar conteúdos assertivos, no entanto, é preciso conhecer bem seu público-alvo, entregando soluções para o que ele realmente precisa. Por outro lado, você agiliza seu atendimento sempre que compreende exatamente as necessidades do cliente, indicando os melhores serviços e os imóveis mais adequados para visitação.

Para isso, o corretor de imóveis precisa de um sistema imobiliário eficiente, que automatize rotinas, deixando-o com mais tempo para seu atendimento pessoal, por exemplo. O sistema para imobiliárias pode ficar encarregado de enviar avisos e cobranças automáticas, gerar relatórios com mais facilidade, e ainda gerenciar dados para que o atendimento seja o mais personalizado possível.

O ideal, portanto, é que ele seja integrado a um CRM (Cotumer Relationship Manager), formando um histórico de cada cliente que possa ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar. Assim, o corretor de imóveis rapidamente tem acesso a informações como o estágio do funil de vendas em que ele se encontra, informações gerais e específicas, listagem de imóveis já visitados, andamento da documentação, preferências, observações etc. Tudo guardado de forma segura e organizada por cada cliente.

Atendimento mais rápido: conheça ferramentas que podem auxiliar

Um software de gestão para imobiliárias permite um maior controle de prazos, fornece informações mais rápidas, seguras e precisas, otimiza a rotina, gera economia ao automatizar processos que seriam realizados por outros funcionários e ainda auxilia na tomada de decisões mais assertivas.

Com essas ferramentas o corretor de imóveis oferece um atendimento mais rápido, eficiente e personalizado, reduzindo o prazo de negociação e fidelizando o cliente.

E você, corretor, quais as ferramentas que usa para melhorar seu relacionamento com o cliente e agilizar o atendimento sem perda da qualidade? Deixe sua sugestão aqui nos comentários!

Comentários

Posts Relacionados