Atendimento online – Alternativa em meio à pandemia do coronavírus

Atendimento online – Alternativa em meio à pandemia do coronavírus

Sempre falamos sobre como é importante ficar atento às mudanças nos hábitos dos consumidores para antecipar os rumos do mercado imobiliário. Agora, em tempos de quarentena por conta da pandemia do coronavírus, transformações estão ocorrendo de forma ainda mais rápida, requerendo uma adaptação também veloz de quem não quer perder seu lugar mercado. Nesse cenário, o atendimento online é, mais do que nunca, a solução perfeita para o corretor.

Crie diferenciais de atendimento online

Para muitos, o atendimento online não é novidade. A grande questão é que, agora, ele é uma necessidade. É preciso pensar que mesmo o profissional que usava a modalidade apenas como um complemento ao atendimento presencial, agora terá que voltar seus esforços para o mundo digital.

Por isso, é imprescindível criar diferenciais de atendimento, já que a concorrência ficará ainda mais acirrada.

Afinal, mesmo que a princípio o mercado imobiliário desacelere, como qualquer outro setor da economia, é preciso manter a qualidade dos serviços, saber criar novas oportunidades e se preparar para o fim da pandemia.

Não esqueça que, no passado de toda grande empresa, há uma história de uma virada genial cuja solução foi encontrada justamente em um período de crise.

Crie diferenciais com boas práticas para o atendimento online e veja como manter a produtividade.

Atendimento online - Alternativa em meio à pandemia do coronavírus

Navegação deve ser intuitiva e dinâmica

Uma das principais características da internet é reduzir o tempo dos processos. É o que tem acontecido, por exemplo, com a imobiliária digital.

Reduzindo drasticamente a burocracia para as locações, o tempo de fechamento de negócios é bem menor. Assim todos, ganha: proprietários, inquilinos e corretores.

Por isso, o atendimento online também precisa ser dinâmico. Tenha um site imobiliário que seja intuitivo e ágil, eliminando etapas desnecessárias entre o acesso do lead e o contato com o corretor.

Em tempos de web, a noção do que rápido também ficou mais rápida ainda. Hoje, sete passos até chegar ao chat, por exemplo, podem significar mais de 40 segundo – o que é muito tempo para falar com seu futuro cliente.

Mantenha uma identidade visual

Poucas imobiliárias digitais se atentam para o fato de que a identidade visual da homepage deve se manter fiel durante todo o atendimento online.

Não adianta ter uma home linda, perfeita com o branding da sua marca, se quando o lead passar para outro passo tudo estiver diferente. Ele pode até “esquecer” com quem está falando – principalmente se já tiver passado por vários concorrentes antes de chegar a você.

Atendimento online - Alternativa em meio à pandemia do coronavírus

Site responsivo sai na frente na concorrência

No entanto, não adianta ter forte presença digital e grande visibilidade se o site não colaborar.

Imagine que em tempos de quarentena a família se reúne para escolher com calma sua próxima residência.

No isolamento social estão percebendo que é melhor sair do apartamento para uma casa, com mais espaço, um pouco mais distante do centro, mas com menos vizinhos à volta e o ar mais puro.

Uma casa grande, confortável, com área de lazer própria e toda independência.

Só que a família não se reúne em frente ao computador, mas em frente à smartv. Seu site está pronto para isso? Ele se adapta com perfeição e velocidade a qualquer mídia?

Ou você vai perder uma venda dessas para a concorrência que tem um site responsivo?

Invista no Instagram

O atendimento online não deve ser uma exclusividade do seu site, muito pelo contrário. Amplie o máximo que puder seus canais de comunicação, apostando nas redes sociais e no WhatsApp.

O Instagram, por exemplo, é uma vitrine poderosa no mercado imobiliário. Hoje a rede cresce como a plataforma de mídia social mais popular entre todas as idades, para todos os segmentos, marcas e locais.

Com seus mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o Instagram tem a maior taxa de engajamento entre as redes sociais.

Se você ainda tem dúvida se vale a pena investir ou não no atendimento online pelo Instagram, dê uma olhada nessas estatísticas:

  • São 400 milhões de histórias do Instagram diariamente, sendo que 1/3 das mais vistas são criadas por empresas. (Fonte: blog.hootsuite.com/instagram-statistics);
  • Tem 58 vezes mais envolvimento por seguidor do que o Facebook. (Fonte: ecommerceceo.com/why-brands-should-embrace-instagram-instead-of-facebook);
  • Cerca de 38% dos usuários fazem login no Instagram várias vezes ao dia. (Fonte: pewinternet.org/2018/03/01/social-media-use-in-2018);
  • São 4.2 bilhões de curtidas por dia. (Fonte: wired.co.uk/article/instagram-doubles-to-half-billion-users).

O atendimento online pelo Instagram também deve ser ágil, para ganchar seu futuro cliente com habilidade e assertividade. Para isso, não basta direcioná-lo para seu site. Inclua também outras formas de contato, como celular e WhatsApp.

Atendimento online - Alternativa em meio à pandemia do coronavírus

Tenha um chatbot

O chatbot é uma ótima opção para agilizar ainda mais o atendimento online e não perder clientes.

O robozinho, cada vez mais inteligente, guarda informações sobre o usuário fazendo ainda uma triagem durante o atendimento online.

Ao final da interação, ele direciona o cliente para o corretor, de acordo com os protocolos que você determinar.

Ao segmentar as mensagens, um corretor que cuida apenas de vendas não vai atender clientes que estão em busca de locação, por exemplo. Ele tem mais tempo para se dedicar ao seu nicho enquanto o chatbot direciona a ligação para o profissional certo.

Outra vantagem do chatbot é não perder nenhuma ligação e tempo zero de espera, evitando que o cliente desligue e migre para a concorrência.

Assim, o chatbot, que pode ser usado tanto em chamadas telefônicas quanto no site ou no WhatsApp, é uma ótima opção de atendimento online inicial.

Ganhe mais controle sobre todas as conversas

Como corretor, você sabe que o atendimento é o grande diferencial de cada profissional. Uma vantagem do atendimento online é o registro das conversas.

Assim você tem toda as informações guardadas, em detalhes, prontas para serem usadas para analisar o perfil dos clientes e montar a melhor estratégia de negociação.

O ideal é que o corretor tenha um sistema imobiliário completo, que possibilite uma visão completa do seu negócio de forma fácil e rápida.

Assim, através de um funil de vendas, por exemplo, é possível identificar o estágio de cada cliente e usar as informações para criar ações mais assertivas no atendimento online.

Atendimento online - Alternativa em meio à pandemia do coronavírus

Melhore o atendimento online através de parcerias

O corretor pode melhorar ainda mais seu atendimento online através de parcerias com outros corretores. É o caso de um cliente à procura de um imóvel que ele não tem, por exemplo.

Pelo easyChat da Rede Social de Negócios do Imobzi é possível encontrar a parceria certa e segura – e também online.

O importante é usar a tecnologia para oferecer o melhor atendimento online a seus clientes e criar oportunidades de negócios em qualquer tempo.

Aproveite para conhecer e experimentar gratuitamente o Imobzi, o sistema para imobiliárias mais completo do mercado!

Comentários

Posts Relacionados