Aumenta a busca por imóveis afastados da região central

Aumenta a busca por imóveis afastados da região central

O mundo está mudando e com ele o mercado imobiliário. Para o corretor de imóveis, isso significa que também é hora de mudar. Acompanhar as transformações trazidas pela pandemia é fundamental para a sustentabilidade de qualquer imobiliária – a começar pelas mudanças na busca por imóveis.

O mercado imobiliário passou anos, até décadas, vendo um movimento crescente e significativo na busca por imóveis com certas características.

Espaços cada vez menores, condomínios com áreas de lazer cada vez mais equipadas e com mais serviços. Vagas na garagem, transporte público na porta e a proximidade com os centros nervosos das cidades eram diferenciais.

Hoje o corretor precisa estar preparado para uma busca por imóveis totalmente inversa. Veja o que – e por que – está mudando e como acompanhar essa transformação para aumentar as oportunidades de negócio.

Busca por imóveis está se deslocando dos centros

Já não é novidade que a pandemia do coronavírus antecipou várias tendências, mas provavelmente nenhuma está modificando tanto o mercado imobiliário quanto o home office.

Na verdade, ao adotarem o trabalho remoto como modalidade permanente, as empresas de todo o mundo estão criando um novo estilo de vida.

E é esse novo estilo de vida, no qual a casa passa a ser o espaço central, que faz com que busca por imóveis esteja sendo deslocada dos grandes centros para as regiões litorâneas e periféricas das cidades.

São Paulo é apenas um exemplo, mas o fenômeno pode ser visto em todo o país. E não seria de se esperar diferente.

Sem a necessidade de deslocamento diário até o trabalho, a prioridade passou a ser o conforto dos espaços mais amplos aliado à segurança de áreas de lazer privativas e a qualidade de vida de ambientes menos poluídos e mais próximos da natureza.

Em São Paulo o que se tem visto é a crescente busca por imóveis em áreas como o Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul e Diadema (ABCD), Alphaville, Granja Viana e o litoral.

Bairros nobres e tradicionais como Vila Mariana, Itaim, Moema, Jardins e Brooklin, por exemplo, já sofriam baixa na busca por imóveis apenas três semanas após o início da pandemia, em março. Cerca de dois meses depois essa queda na procura se mantém constante.

Aumenta a busca por imóveis afastados da região central

Transforme a mudança em oportunidade

O corretor habituado a trabalhar apenas esses locais mais tradicionais pode estar assustado com a transformação. No entanto, é preciso saber transformar essa mudança na busca por imóveis em oportunidades.

O primeiro passo é saber utilizar os dados para descobrir os nichos certos.

  • Quantos estão colocando à venda ou podem estar se preparando para investir em um novo financiamento?
  • Qual o perfil da sua base de contatos, quantos trabalhavam perto de casa antes da pandemia?
  • Quantos estavam por fechar negócio antes da pandemia e por que não o fizeram?
  • Seus clientes naquela região já estão procurando novos imóveis?
  • Quais têm profissões que mais se adequam ao home office?
  • Como ajudá-los a buscar imóveis nesse novo normal?

Essa é a hora de analisar muito bem seus contatos e todas as informações fornecidas pelo seu CRM (Customer Relationship Manager).

Quanto mais o corretor entender os dados de sua base de contatos e conhecer seu público alvo, mais chances terá de criar ações estratégicas para atender às novas necessidades de seus clientes em potencial.

Tecnologia reduz distâncias

Já dissemos que a pandemia está acelerando várias tendências, e ainda mais forte do que o home office é o uso da tecnologia no dia a dia.

Especialistas de todas as áreas concordam que no mundo pós-pandemia, o distanciamento social se manterá como uma nova realidade. E, principalmente nesse contexto, o corretor tem na tecnologia sua maior e melhor aliada.

Antes mesmo do novo coronavírus a imobiliária digital já era uma realidade. Hoje, ela é uma necessidade.

Presente em todas as etapas da busca por imóveis, a tecnologia está encurtando distâncias, eliminando burocracias, agilizando processos e, principalmente, criando oportunidades.

Hoje, graças a ela, as distâncias não são mais barreiras. O corretor de imóveis precisa se adaptar para manter a sua competitividade no mercado. E nunca foi tão fácil, e lucrativo, usar a tecnologia.

Aumenta a busca por imóveis afastados da região central

Busque parcerias em outras regiões

Se a busca por imóveis na sua região desacelerou, acelere sua estratégia. O corretor não precisa mais estar em determinado bairro ou mesmo cidade para fazer negócio.

Busque parcerias. Pela Rede Social de Negócios você encontra o imóvel perfeito para seu cliente – ou o cliente ideal para o seu imóvel. Faça um fifty com toda a segurança e mantenha seu negócio rodando. Afinal, é melhor levar 50% da comissão do que não levar nada.

Gerencie suas locações com mais facilidade

Automatize seu financeiro e ganhe mais tempo para cuidar do seu cliente. Use a tecnologia para gerenciar suas locações, em qualquer bairro, de forma muito mais segura e ágil.

Use um sistema para gerar automaticamente boletos, demonstrativos de repasse, recibos e notas fiscais. Assim você garante uma gestão financeira prática e eficiente, organizando seu fluxo de caixa.

Tenha todos os dados que você precisa sempre à mão

Use o funil de vendas para ter todos os dados à mão sempre que precisar. Com ele você sabe exatamente em que etapa da jornada de compra está seu cliente e até exatamente quando foi que você perdeu a venda.

Além disso, com um sistema com timeline inteligente você confere tudo sobre cada imóvel: quando foi cadastrado, quantas visitas foram feitas e até quantas vezes foi visualizado no seu site.

Já pensou em fazer uma permuta? Quem sabe não consegue fazer dois clientes felizes ao mesmo tempo com aquele imóvel que está empacado?

Também não deixe passar uma oportunidade porque não percebeu que a interação está falha. Receba um alerta para negócios estagnados, contatos recebidos no seu site e até contatos que precisam de retorno.

Confira e entenda todos os dados de forma fácil com relatórios personalizados e gráficos intuitivos. Assim você sabe exatamente o que está precisando da sua atenção.

Assim, com a ajuda da tecnologia o corretor está pronto para acompanhar e transformar todas as mudanças na busca por imóveis em grandes oportunidades de venda!

Venha experimentar gratuitamente o Imobzi e descubra como dar um upgrade os negócios com o sistema para corretores e imobiliárias mais completo do mercado!

Comentários

Posts Relacionados