Branding no mercado imobiliário

Branding no mercado imobiliário

Segundo a Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci), há mais de 350 mil corretores imobiliários hoje no país. A profissão, que não para de se expandir, teve um crescimento de 23,2% entre 2013 e 2017, aumentando cada vez mais a competitividade na área. Por isso, o corretor que quer se destacar no mercado precisa de diferenciais – como o branding.

O branding, que deriva do inglês “brand”, ou “marca”, é uma técnica altamente utilizada em todas as áreas para fixar o nome do negócio no mercado. Mas muito se engana quem pensa que “fazer a marca” não é coisa de imobiliária.

Você já imaginou se toda vez que alguém falasse em negociar um imóvel viesse a sua marca à mente? Algo como pensar em lâmina para barbear e vir Gillette na cabeça – sonho de corretor, com certeza.

É mais ou menos isso que o branding procura fazer, por isso dominar algumas de suas técnicas é essencial para quem pensa em expansão.

Branding: muito mais do que uma logo

Cada vez que vê uma maça com uma mordida no canto associa logo à Apple? Claro, o branding deles é para lá de bem estruturado. Mas não se engane achando que o branding não passa de uma logo. A maçã, na verdade, está associada à imagem de qualidade e inovação.

O segredo dessa técnica de marketing é que ela procura despertar sentimentos nas pessoas através de desenhos, formas, texturas, ideias e até cheiros que descrevam sua imobiliária.

O branding trabalha, essencialmente, com os sentidos, porque tudo o que é sensorial permanece mais tempo na lembrança. Mas como fazer isso no ramo imobiliário?

Branding no mercado imobiliário

Conheça muito bem sua marca

Sempre falamos em conhecer bem o público-alvo para ter o melhor atendimento do mercado. Mas você conhece bem sua própria marca? Qual a imagem que ela procura passar?

De uma empresa tradicional, que preza os valores estabelecidos; de um negócio arrojado e inovador, que busca surpreender os clientes com soluções “fora da caixinha”; ou de uma empresa colaborativa, que busca parcerias e sugestões para atender cada vez melhor seus clientes?

Para o branding, é muito importante que você planeje como a sua imobiliária deve ser vista pelo público. Esse trabalho começa já no estabelecimento da missão e o reconhecimento dos benefícios reais que a sua imobiliária pode levar para os clientes.

Quais são seus diferenciais em relação à concorrência? Qual será o caminho para cumprir os objetivos da missão? Você sabe como as pessoas veem sua imobiliária? E como você gostaria que o seu negócio fosse visto? Responder a essas perguntas é o primeiro passo para a criação do branding.

 

 

Crie uma identidade no mercado

Aqui é a vez de cuidar da comunicação visual da sua marca. O logotipo bonito é importante, mas não é o único elemento para a construção do branding. As cores que definem todo o seu material on-line e off-line devem estar alinhadas com a sua proposta – e isso inclui site imobiliário, anúncios, e-mail marketing, Instagram, Facebook, etc.

Há também o discurso, a forma como se comunica, a linguagem que usa. Aqui, conhecer bem seu público-alvo é essencial. São pessoas mais jovens, que não gostam de perder tempo? Utilizam mais desktop ou smartphones para visualizar seu material? Aceitam bem a linguagem coloquial ou o preferem um tom professoral? Nessa fase você cria uma identidade com seu público em potencial.

Melhore a experiência do cliente

Lembre-se sempre que não é corretor que tem que ter uma boa experiência com o cliente, mas sim o cliente que tem que ter uma excelente experiência com o corretor ou imobiliária.

Por isso, não meça esforço para que ele fique cada vez mais satisfeito, independentemente da etapa do funil de vendas em que ele esteja.

Branding no mercado imobiliário

Crie autoridade no mercado

Um branding bem construído também reforça a autoridade que você tem no mercado. Para isso, mostre seu conhecimento, de forma sólida, através da criação de conteúdo em diversas frentes: blog, redes sociais, artigos para meios especializados etc.

Mas lembre-se que o conhecimento real é fundamental. Então nada de “achismos”: estude, leia, informe-se e escreva o que for realmente relevante e original. Copiar não vale.

Se não se sentir capaz por algum motivo, reconheça, mas não desista. Contrate um especialista de marketing digital ou content marketing para assumir a tarefa.

Um branding bem feito constrói uma imagem sólida perante o público, fazendo com que sua imobiliária seja sempre lembrada antes da concorrência.

E você, já usa o branding para consolidar a imagem da sua marca no mercado? Continue acompanhando nossos posts para receber sempre dicas incríveis para se destacar da concorrência!

Comentários

Posts Relacionados