Cartórios oferecem serviço online para registro de imóveis

Cartórios oferecem serviço online para registro de imóveis

Várias mudanças estão ocorrendo por causa da pandemia do coronavírus e muitas vieram para ficar. Algumas já eram fortes tendências, que acabaram consolidadas pela necessidade de distanciamento social. O home office e a imobiliária digital são algumas delas. Hoje, o registro de imóveis, por exemplo, já oferece uma vasta gama de serviços totalmente online pelos cartórios.

A novidade começou em abril por causa da quarentena, mas promete permanecer como uma alternativa rápida e eficiente. O serviço online para registro de imóveis agiliza o mercado imobiliário, que conta com a tecnologia para crescer cada vez mais.

E esse é um crescimento que está animando especialistas. Mesmo com a paralisação de grande parte da economia por causa da quarentena, o cenário se manteve positivo para o mercado.

Agora, com a flexibilização na maior parte do país, ainda que o fim da pandemia não esteja à vista, a expectativa é ainda melhor. Afinal, muito já se aprendeu com a crise da pandemia, inclusive que é a tecnologia a melhor aliada do corretor de imóveis.

Assim, o registro de imóveis online apenas reflete e consolida esse novo momento do mercado imobiliário. Veja como usar essa tecnologia para crescer ainda mais.

Cartórios oferecem serviço online para registro de imóveis

Como funcionam os serviços online de registro de imóveis

O serviço online do registro de imóveis é oferecido pelo Portal de Integração dos Registradores de Imóveis no Brasil, o BR Registradores.

Gerenciado pela Coordenação Nacional das Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados do Registro de Imóveis e vinculado ao Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), o BR Registradores é um órgão de caráter técnico que representa nacionalmente mais de 3.400 oficiais do Registro de Imóveis.

O Portal foi criado para universalizar ao tráfego eletrônico de dados e títulos, além de estabelecer padrões de interoperabilidade para a integração do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) do país.

Quais os documentos que podem ser acessados?

Para usar os serviços do registro de imóveis é bastante fácil. Basta entrar no portal, fazer o cadastro e escolher a opção desejada. Há várias modalidades que podem ser acessados e facilitam muito o dia a dia dos corretores:

  • Certidão online – Várias certidões podem ser expedidas em formato eletrônico além da de matrícula do imóvel (Livro 2 ou registro auxiliar), como Livro 3 (pacto antenupcial, cédula de crédito rural, convenção de condomínio, etc.).

A certidão online tem mesma validade jurídica da tradicional em papel, fazendo, da mesma forma, prova em juízo ou fora dele, e podendo ser utilizada para lavratura de escrituras públicas e contratos de financiamento imobiliário, assim como documentos públicos e particulares em geral;

  • E-Protocolo – Remete aos Registros de Imóveis os arquivos eletrônicos de certidões de escrituras públicas e traslados, assim como de instrumentos particulares com força de escritura pública para registro ou averbação para exame e cálculo ou averbação de cancelamento de hipoteca / alienação fiduciária. O serviço também é disponibilizado para apenas o exame de cálculo;
  • Pesquisa de bens – É possível buscar por CPF ou CNPJ tanto os bens imóveis quanto os direitos reais da pessoa pesquisada. Os dados são provenientes da base de dados compartilhada entre todos os Cartórios de Registros de Imóveis;
  • Matrícula online – Visualização eletrônica da matrícula imobiliária, facilitando a pesquisa das informações sobre o imóvel e seus proprietários quando não há necessidade de apresentação do documento.

Cartórios oferecem serviço online para registro de imóveis

Títulos protestados também podem ser consultados online

Entretanto, não são só os serviços registro de imóveis que estão facilitando a vida do profissional no mercado imobiliário.

O corretor de imóveis também conta com outras facilidades online para agilizar sua imobiliária digital.

Na hora da locação, por exemplo, é importante saber se um candidato a inquilino tem histórico de inadimplência com títulos protestados, por exemplo. Afinal, todo aluguel, assim como qualquer contrato, pode ser protestado por falta de pagamento.

No site da central de cartórios de protesto, a Cenprot, é possível verificar se há intimação por meio de edital eletrônico, recuperar créditos, verificar a autenticidade do instrumento de protesto, consultar títulos protestados e possibilidade de cancelamentos, solicitar certidão de protesto e ainda autorizar ou solicitar online o cancelamento do protesto.

Dessa forma, há uma rapidez muito maior no trâmite de informações entre clientes, sejam compradores, vendedores, locadores ou locatários.

Cartórios oferecem serviço online para registro de imóveis

Certidões digitais reduzem burocracia

O mercado imobiliário sempre foi conhecido por sua imensa burocracia. Não é para menos, com quantias tão grandes em jogo, as garantias devem ser as máximas possíveis.

A quantidade de certidões que precisam ser tiradas é um dos fatores que sempre tornaram os processos lentos. Hoje, as certidões online resolvem grande parte desse problema.

Especialmente nas questões de compra e venda, inventários e partilhas muitas vezes é preciso tirar segunda via de certidões civis, como de casamento, nascimento e óbito.

Nesse caso, o corretor pode contar também com os serviços do Registro Civil Online. Pelo site é possível ainda localizar certidões e validar certidões digitais.

Já a Central RTDPJ Brasil é um sistema mediador que liga os clientes que desejam solicitar atos de registro aos cartórios de RTD (Registro de Títulos e Documentos) e RCPJ (Registro Civil de Pessoas Jurídicas).

E então, corretor, pronto para abrir e aumentar seus lucros com a imobiliária digital? Com os serviços online para registro de imóveis e um bom sistema imobiliário sua rotina será otimizada, gerando muito mais oportunidades de negócios!

Aproveite e venha conhecer como o Imobzi pode ajudar você a transformar sua imobiliária. Experimente gratuitamente e prepara-se para aumentar suas vendas!

Comentários

Posts Relacionados