Como a pandemia Covid-19 acelerou os processos de Transformação Digital nas empresas

Como a pandemia Covid-19 acelerou os processos de Transformação Digital nas empresas

Em 2020 o mundo se viu em uma situação imprevisível. A pandemia do coronavírus chegou inesperadamente forçando o fechamento do comércio, impondo isolamento social e obrigando as empresas a se adaptarem a uma nova realidade. Era o início de outra condição inusitada: um salto de cerca de uma década na velocidade da Transformação Digital.

Claro, a Transformação Digital, em si, não é novidade – mas sim a velocidade com que os processos passaram a ser implantados. Especialistas estimam que as inovações tecnológicas aceleraram em um ano o que levariam cerca de 10 se não fosse a pandemia.

Mas como será que estes processos estão acontecendo?

Como o mercado imobiliário está se beneficiando da Transformação Digital?

Como a pandemia Covid-19 acelerou os processos de Transformação Digital nas empresas

Transformação Digital se tornou um processo inevitável

Quem lida com o mercado imobiliário sabe que há anos o processo de Transformação Digital já vinha ocorrendo de forma rápida. Mas não tanto quanto se imaginava.

Antes do coronavírus, os corretores que ainda resistiam à tecnologia e insistiam nos modelos tradicionais de venda e marketing já estavam perdendo espaço. Hoje, as expectativas são ainda mais baixas. A pandemia tornou a Transformação Digital inexorável em uma velocidade inimaginável.

Na vanguarda das inovações, as imobiliárias que já apostavam na tecnologia como ferramenta de trabalho saíram ganhando. As outras tiveram que correr para evitar um prejuízo crescente ou simplesmente desapareceram.

A verdade é que a pandemia criou um marco tecnológico. Há um ano, apenas alguns meses após o início da quarentena, uma  pesquisa da Deloitte e Terracota Ventures já mostrava que 61% das empresas do mercado imobiliário e construção civil estavam apostando em inovação nos processos internos para melhorar sua eficiência operacional.

O mesmo estudo mostra ainda que 39% das incorporadoras já haviam definido uma estratégia de inovação. Tudo isso movido, principalmente, pelas mudanças no comportamento do consumidor causadas pela crise sanitária.

Ou seja, a ficha caiu rápido nos principais players do mercado imobiliário. Nos demais setores, não está sendo diferente. Pesquisa do The Economist Intelligence, a pedido da Microsoft, mostra que a pandemia acelerou a transformação digital em 72% das empresas.

Negócios anos à frente do esperado

Todos os dados parecem mostrar que este é um caminho sem volta. A pesquisa global CEO Outlook 2020, realizada pela KPMG, mostra que 67% dos CEOs brasileiros acreditam que a Transformação Digital acelerada pela pandemia colocou seu negócio anos à frente do que imaginavam.

Tantos resultados positivos não são à toa. Hoje as principais soluçõesmachine learning, armazenamento em nuvem, internet das coisas, inteligência artificial, SaaS – entregam muito mais valor para o consumidor e agilizam negócios.

É a experiência do consumidor, aliás, o principal foco do mercado imobiliário. Afinal, o relacionamento com o cliente é o grande diferencial do corretor.

Como a pandemia Covid-19 acelerou os processos de Transformação Digital nas empresas

De olho no comportamento do consumidor

É o que mostra também a pesquisa da Deloitte e Terracota. Para a maioria dos empresários entrevistados, é preciso facilitar a jornada de compra do consumidor final. Assim, 51% das empresas planejam sua estratégia de inovação pensando na experiência do cliente.

A pandemia mudou o mundo e é imprescindível reconhecer essa transformação. Por isso, 28% das empresas do mercado imobiliário estão inovando em seus canais de venda para fechar mais negócios à distância.

A realidade é que o mercado imobiliário está atravessando a pandemia mais aquecido do que se esperava. De acordo com dados do Portal Imobiliário OLX de julho de 2020, mesmo em plena crise da Covid-19, 60% das pessoas continuavam com a expectativa de comprar imóvel nos 24 meses seguintes.

Um ano depois o percentual se sustenta. Pesquisa da Datastore Series revela que pelo menos 8,741 milhões de famílias têm intenção de comprar imóvel nos próximos 12 meses.

O número equivale a 60% das 14,586 milhões de famílias que esperam comprar imóveis nos próximos 24 meses. Para a empresa, esses compradores mais imediatos continuam pressionam o aumento na velocidade das vendas. Este é o sétimo recorde de demanda do século 21.

Vantagens da Transformação Digital

O investimento em Transformação Digital traz muitas vantagens para a imobiliária:

  • Redução de custos – O armazenamento em nuvem reduz a quantidade de papel, a necessidade de impressão, o envio por correio, e a compra de equipamentos, como impressora.

Por outro lado, a adoção de um SaaS (Software como Serviço) também gera economia, evitando a compra de espaço em servidores, de licenças e atualização de programas;

  • Praticidade – O corretor pode trabalhar apenas com um tablet ou smartphone. Não há necessidade de investir em equipamentos de escritório – ou mesmo o aluguel de uma sala, principalmente para os autônomos. Com isso há economia também nas contas de consumo e taxas (condomínio, água, luz, etc).
  • Assertividade – A Transformação Digital facilita a organização e o acesso aos dados de clientes e imóveis, favorecendo a assertividade das ofertas. Isso acaba reduzindo também o tempo de negociação. Por outro lado, a agilidade de informações e comunicação com o cliente agrega valor ao seu atendimento;
  • Mobilidade corporativa – A empresa ganha mais agilidade, facilidade na execução de tarefas, aumento da produtividade e economia. O corretor pode dispor de ferramentas a qualquer momento e em qualquer lugar;
  • Atendimento – A automação dos processos de rotina reduz o erro humano evitando retrabalho, deixando mais tempo livre para o corretor trabalhar o seu relacionamento com o cliente.

Como a pandemia Covid-19 acelerou os processos de Transformação Digital nas empresas

Como começar a Transformação Digital da sua empresa

Pode-se dizer que a Transformação Digital é composta por um tripé: pessoas, processos e tecnologia. Os três pontos precisam estar alinhados. Dessa forma, e preciso focar na experiência do cliente, mas investir em tecnologia com planejamento.

A escolha de um bom sistema imobiliário é fundamental. O software deve oferecer todos os principais processos de gestão de contratos de venda e locação, administração condominial, CRM, financeiro, funil de vendas, integração com portais, redes sociais e muito mais.

Pesquise, ouça quem já tem e adquira um software de gestão imobiliária para fazer a Transformação Digital da sua empresa. É ganho de competitividade, diferenciais de atendimento e economia para a sua imobiliária.

Aproveite para conhecer o Imobzi, a plataforma mais completa do mercado. Experimente gratuitamente por 15 dias e descubra a facilidade de ter todos os seus negócios imobiliários na palma da mão alavancando as suas vendas!

Clique aqui e saiba mais sobre Imobzi.

Comentários

Posts Relacionados