Como as redes sociais podem destruir seu negócio

Como as redes sociais podem destruir seu negócio

Seja sincero: quantas vezes você já ouviu que as redes sociais são um dos melhores meios para divulgar a sua imobiliária? E quantas vezes já ouviu sobre os riscos que elas podem trazer para o seu negócio? Com certeza há uma diferença grande entre as respostas, porque a verdade é que poucos alertam sobre os cuidados que é preciso ter com elas. Isso porque, se você não prestar muita atenção no uso da sua estratégia, é bem possível que elas tenham o efeito oposto ao desejado. Como assim? Continue com a gente que você vai entender. 

Você está preparado para trabalhar em tempo real? 

O mundo anda cada vez mais rápido e agora quase tudo é em tempo real. Quase, porque se as redes sociais o são, muito provavelmente você não conseguirá ficar conectado 100% do seu tempo, certo? Para isso, na verdade, é que existem os profissionais da área.  

Mas imagine que um cliente em potencial que está do outro lado do mundo – ou simplesmente na hora do almoço deixou uma pergunta no perfil de vários corretores, entre eles, você. Só que você está almoçando com seus amigos ou família e simplesmente deixou o smartphone na pasta ou no outro cômodo, talvez carregando. O corretor “mais rápido” na resposta provavelmente levará o cliente, criando também a melhor imagem. 

Compartilhamentos constrangedores 

Você separa completamente sua vida pessoal da profissional? Talvez não seja bem assim. Nas redes sociais é muito fácil ser vítima de compartilhamentos ou marcações que podem ser constrangedoras, ainda que sem qualquer intenção. Isso acontece porque, mesmo que você não tenha uma página pessoal ou a sua seja completamente “blindada” – com um número bem reduzido de permissões – ainda assim é possível que você apareça nos conteúdos de outras pessoas ou em uma busca no Google, por exemplo. E até aquela foto antigona que seu amigo de faculdade postou de vocês naquela festa há mais de dez anos pode influenciar negativamente seus negócios. A saída, nesse caso, é fazer auditorias regulares sobre como seu nome aparece online e pedir para que posts potencialmente negativos sejam apagados. 

Cuidado com seus próprios posts 

Fora isso, é preciso tomar muito cuidado com os posts que você faz na sua imobiliária, porque uma vez online, de alguma forma eles ficarão lá para sempre – mesmo apagados podem ser visualizados em algumas situações de compartilhamento, por exemplo. Por isso, evite sempre assuntos polêmicos, como religião, moda, sexualidade, futebol e política; preste atenção para não cometer erros de português; escolha as imagens de qualidade e sem mensagens sublimares; responda sempre com educação e humor sutil, mesmo quando os comentários forem negativos; cuidado com o que você mesmo comentar nos perfis de outras pessoas, ainda que sejam pessoais; evite fotos e declarações com sentido dúbio; evite brincadeiras de mal gosto, declarações mal pensadas e até o compartilhamento de conteúdos que possam ser considerados de alguma forma inapropriados. 

Isso não significa que você não deve usar as redes sociais para a divulgação da sua imobiliária, apenas que deve ficar alerta sobre os riscos que elas também oferecem porque, como praticamente tudo na vida, elas também têm dois lados. Uma boa saída, pode ser contratar profissionais especializados em marketing inbound, terceirizando a sua divulgação nas redes sociais. Mas se você se sente seguro para assumir a tarefa, apenas preste atenção nesses aspectos para que não se revertam negativamente sobre seus negócios. 

Ficou alguma dúvida a respeito? Já teve alguma experiência ruim com as redes sociais? Conte para a gente a sua experiência! 

Comentários

Posts Relacionados