Como captar um imóvel?

Como captar um imóvel?

 

Uma das dificuldades encontradas pelos corretores de imóveis é a captação de novos imóveis para a sua carteira. E essa captação pode ser necessária tanto para construir uma carteira mais atraente, quanto para atender a algum cliente específico. O fato é que captar um imóvel pode não ser tão fácil quanto parece.

Nesse post, reunimos algumas dicas sobre como captar um imóvel de forma mais fácil. Confira:

Conheça a sua região

Esse é um ponto fundamental. Quanto mais você se especializar na região onde atua, melhor. Assim, você consegue identificar movimentações, como imóveis que fiquem vagos, ruas onde mais pessoas estejam indo embora, enfim, quanto maior o seu conhecimento, maior a chance de perceber novas oportunidades de captação.

Invista no relacionamento

Essa é talvez a dica mais importante. Relacionamento é tudo para um corretor de imóveis, inclusive na hora da captação. Frequente locais de grande circulação, como padarias, bancas de jornal e até mesmo academias e salões de beleza. Nesses locais as pessoas costumam conversar e podem falar se estão se mudando, se algum vizinho está querendo vender a casa, etc.

Crie um bom relacionamento também com quem trabalha nesses locais. Outros profissionais com quem você pode investir em um bom relacionamento e que podem lhe dar boas dicas são advogados de direito de família, médicos, dentistas e até profissionais do ramo funerário. Assim, você consegue saber quando alguém está separando, mudando de cidade, uma família está inventariando um imóvel e muito mais. Tudo isso acaba gerando oportunidades de captação.

Promova seu trabalho

Quanto mais conhecido você for, maior as chances de ser procurado ou indicado para quem estiver querendo vender ou alugar o seu imóvel. Por isso, invista em placas nos imóveis nos quais você está trabalhando, coloque uma placa no seu escritório (caso você tenha um), tenha um site, divulgue cartões de visita ou outros materiais de divulgação em locais de grande circulação, anuncie em sites e publicações do seu bairro… As formas de divulgação hoje são infinitas! Dá até para fazer anúncios em sacos de pão. O importante é mostrar que você é corretor de imóveis e facilitar para quem quiser lhe procurar, isso ajuda tanto na captação, quanto na venda.

Faça pós-venda

Vendeu um imóvel? Ótimo, mas não pense que seu trabalho acaba aí, pois assim você pode perder negócios futuros. Faça um bom trabalho na hora da venda e também depois de vender: oriente seu cliente e se coloque à disposição para o que ele precisar, envie cartões de aniversário e crie uma relação cordial. Assim, se esse cliente precisar vender ou alugar esse imóvel, ele vai lembrar de você pelo seu bom trabalho e saberá como lhe encontrar.

Procure imóveis anunciados diretamente pelos proprietários

Acompanhe jornais de bairro, sites de anúncio direto (como OLX) e observe placas nos imóveis, assim, você consegue identificar proprietários que esteja vendendo ou alugando seu imóvel por conta própria. Muitas vezes, o proprietário acaba fazendo o processo sozinho porque não conhece um corretor de confiança, essa é uma grande oportunidade para fazer contato e oferecer os seus serviços.

E você? Como você faz esse processo de captação? Para você, qual a dica infalível para captar mais imóveis? Conte pra gente nos comentários.

Comentários

Posts Relacionados