Como escolher o domínio ideal para seu site imobiliário?

Como escolher o domínio ideal para seu site imobiliário?

Você já deve ter ouvido falar que não basta estar na internet, é preciso aparecer, fazer com que as pessoas o encontrem. Afinal, a oferta de serviços semelhantes aos seus é tão grande, que é fácil passar despercebido pelos motores de busca. Para isso, portanto, é preciso criar visibilidade através de alguns elementos, entre eles a escolha do domínio: ele é a principal porta de entrada para que o seu site imobiliário seja encontrado pelo seu público-alvo.

Mas afinal, o que é um domínio?

De uma forma geral, o domínio é o seu endereço digital, uma espécie de assinatura: ele tem que ser único em todo o mundo, não podendo haver outro que possua as mesmas palavras e a mesma extensão.

De uma forma técnica, no entanto, ele é a tradução do número do IP do servidor onde sua página fica hospedada e seus dados armazenados. Como ficaria muito difícil lembrar de números com até 12 dígitos para cada página, foi criado um Sistema Resolvedor de Nomes (ou DNS, na sigla em inglês) que faz essa tradução.

Portanto, se a ideia é facilitar a memorização das páginas, por aí já existe uma boa dica de como escolher seu domínio: ele deve estar relacionado à sua marca, descrevendo seu produto de forma simples e direta.

Como escolher o domínio ideal para seu site imobiliário?

Domínio deve ser curto e simples

Esqueça nomes complicados, cheios de letras e números: o domínio deve ser fácil de ser lembrado pela maior quantidade possível de pessoas. Seja criativo, seja divertido, mas seja breve.

O domínio deve estar relacionado ao seu produto e/ou marca, mas se ela for muito complicada, crie uma abreviação. O ideal é que o domínio seja formado por 3 palavras curtas, no máximo.

Relacione o domínio ao produto ou à marca

Como já dissemos, isso é fundamental para criar visibilidade e fazer com que as pessoas lembrem de você. Evite nomes muito genéricos ou distantes do serviço que você presta. Identificando sua atividade no domínio, os motores de busca também o reconhecerá com mais facilidade.

Fácil de escrever e fácil de falar

É preciso facilitar o entendimento do seu domínio, por isso evite palavras estrangeiras, números, muitas consoantes juntas, símbolos ou caracteres especiais. O domínio deve ser fácil de escrever e de falar – assim também será lembrado mais facilmente.

Como escolher o domínio ideal para seu site imobiliário?

Não copie, crie

É até saudável dar uma olhada no que a concorrência está fazendo, mas na hora de escolher o melhor domínio, não copie, crie. Lembre-se que o que funciona para um, pode não funcionar para outro.

Por outro lado, além de não ser ético, pega mal até para o seu próprio público-alvo. Se uma imobiliária já é conhecida, as que procuram copiá-la perdem em credibilidade automaticamente.

Então crie uma identidade própria, com uma estratégia própria de divulgação própria e consolide sua própria marca no mercado em vez de tentar pegar carona no sucesso dos outros.

Utilize palavras-chave

Utilizar palavras-chave é uma boa estratégia para escolher o domínio – principalmente quando você não tem uma marca definida. Pode ser uma boa estratégia para corretores autônomos, por exemplo. Como colocar o próprio nome pode não indicar o seu negócio, é possível usar algo como “compresuacasa.com” ou “suacasaaqui.com.br”, por exemplo.

Registre seu domínio o mais rápido possível

Gostou da ideia, encontrou o nome ideal? Então está na hora de registrar o seu domínio. Ele precisa ser comprado, mas ainda que seja barato, antes é preciso se certificar que ele já não existe em todas as TDLs possíveis.

TDL é a sigla para top-level domains, as terminações para as URLs do site – como .com, .net, .com.br ou .br, por exemplo. A dica, aqui, é registrar todos os domínios possíveis com o nome do seu site, evitando problemas e confusões com outro domínio cujo nome seja idêntico ao seu, mas com TDL diferente.

Mas não demore para registrar, porque o mundo digital anda em uma velocidade avassaladora. Pode até ser pouco provável, mas se deixar para depois é possível que alguém já tenha pego o domínio.

Como escolher o domínio ideal para seu site imobiliário?

Prefira trabalhar .com e .com.br

Para evitar a concorrência e perder tráfego, o ideal e registrar em todas as TDLs diferentes, ou seja, extensões. Assim você evita que existam outros sites com domínios parecidos com o seu – mas permite que você redirecione o visitante para o seu site se ele cair em algum dos seus outros domínios registrados, impactando positivamente o SEO (Search Engine Optimization). Você preserva sua marca e protege sua identidade.

No entanto, você não vai trabalhar todas elas, apenas uma certo? Nesse caso, opte pelas mais populares e que retêm maior credibilidade: .com (para o caso de trabalhar um público-alvo internacional) ou .com.br (se seu público for brasileiro). Mas não esqueça de relacionar todas com o domínio trabalhado, gerando mais tráfego para seu site.

Quer saber mais sobre domínio? Deixe sua dúvida aqui, nos comentários!

Comentários

Posts Relacionados