Como fazer uma gestão de contratos eficiente

Como fazer uma gestão de contratos eficiente

Gestão de contratos é um ponto muito importante para quem atua no mercado imobiliário. Mas se você ainda aposta no velho armário de arquivo, está na hora de mudar seus conceitos e apostar em algo que seja mais prático e seguro para a sua imobiliária. Confira nesse post como e porque você deve utilizar um sistema para fazer a gestão desses contratos.

Por que é tão importante para uma imobiliária fazer a gestão dos contratos?

Gerir bem os contratos é importante para empresas de todos os segmentos, mas no mercado imobiliário, onde o foco do trabalho está nas transações, isto é especialmente importante.

Tanto na área de venda, quanto de locação, você precisa ter os contratos devidamente arquivados para que possa fazer o controle das suas comissões, tanto das recebidas, quanto das que estão a receber. Por isso, uma boa gestão desses contratos vai afetar diretamente a sua gestão financeira.

Outro ponto muito importante pelo qual é fundamental manter os contratos devidamente corretos e registrados é a realização anual da declaração de inocorrência que os corretores de imóveis e imobiliárias precisam fazer anualmente.

Além disso, no caso específico de a sua imobiliária trabalhar com locação, a gestão de contratos é ainda mais indispensável. Afinal de contas, você precisa ter registrado o aniversário desses contratos para fazer o reajuste anual de preços e também para cobrar taxas como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e seguros. Você também precisa acompanhar os vencimentos dos contratos para saber se haverá renovação e se preparar para voltar a trabalhar esse imóvel em caso negativo.

Ou seja, uma imobiliária que pretende funcionar de forma organizada precisa investir em uma gestão de contratos adequada, independente de seu tamanho. Ainda que em uma imobiliária pequena possa parecer fácil fazer uma gestão de contratos mais baseada em memória e caixas de arquivo, por exemplo, essa não é a forma mais correta e também não é sustentável a medida que seu negócio for crescendo.

Por que utilizar um sistema para fazer a gestão desses contratos?

Acabamos de falar porque é tão importante investir em uma gestão de contratos de forma estruturada, já que isso torna seu trabalho mais prático e organizado. A questão é que essa tarefa fica muito mais fácil com os recursos corretos.

Se você ainda apela para aquelas caixas ou armários de arquivo, corre o risco de alguém guardar um contrato na pasta errada por descuido, de esquecer de colocar de volta e perder um prazo ou mesmo um contrato, de acontecer algum tipo de acidente com eles… Fora que se você precisar consultar alguma informação, precisa se dirigir até a imobiliária para procurar o arquivo físico.

E é para minimizar esses problemas e deixar seus contratos mais seguros e sob maior controle que você pode utilizar um sistema. Assim, você conta com as informações importantes digitalizadas, podendo acessar de qualquer lugar e diminuindo o manuseio dos contratos físicos, ganhando agilidade e segurança.

Conte pra gente: como você faz hoje a gestão de contratos na sua imobiliária? Você está satisfeito com esse modelo? Já tentou utilizar um software para essa função? Divida a sua experiência nos comentários.

Comentários

Posts Relacionados