Como lidar com clientes inadimplentes

Como lidar com clientes inadimplentes

Eles são uma dor de cabeça para qualquer negócio, mas nem sempre precisam significar prejuízo. Há várias providências que podem ser tomadas para reverter o quadro dos clientes inadimplentes – que, acredite, podem até tornarem-se ótimos pagadores. Em tempos de crise e desemprego a situação se agrava, claro, mas muitos deles podem estar apenas passando por situações circunstanciais que merecem ser resolvidas com um pouco de jogo de cintura, por ambas as partes. Conheça alguma algumas dicas que podem evitar a inadimplência e outras para recuperar o estrago, antes que fique grande demais.

Crie alertas sobre as datas de vencimento

Dentre os clientes inadimplentes, nem todos agem de má fé: muita gente pode acabar deixando de honrar seus compromissos por puro esquecimento. E aí o que acontece é que com juros e multas a dívida acaba virando uma boa de neve e complicando ainda mais a situação. Uma boa saída para a sua imobiliária é criar alertas antes do vencimento, ajudando o inquilino a pagar o aluguel no prazo certo e evitando o desconforto da cobrança. Você pode criar mecanismos de SMS ou e-mails automáticos também para outras taxas e impostos, o quem inclusive, o ajudará a fidelizar seus clientes (inquilinos e proprietários) e o ajudará a manter suas próprias contas em dia. Hoje os melhores sistemas para imobiliária do mercado já contam com estes alertas integrados ao sistema de CRM (Customer Relationship Manager).

Procure negociar uma conta atrasada

Se acontecer de o alerta por algum motivo ser ignorado, procure negociar o débito diretamente. Neste caso um telefone amistoso pode resolver grande parte dos problemas. Evite deixar passar muito tempo justamente para não aumentar a multa e complicar ainda mais a situação do cliente. Converse com ele e procure negociar de forma que fique tranquilo para ambos. Lembre-se no entanto, que seja por carta ou por telefone, o Código de Defesa do Consumidor é bastante claro ao proibir, em seu artigo 42, que haja qualquer tipo de constrangimento na cobrança, que não deve ser feita diante de outras pessoas ou publica em local onde possa ser vista por outras pessoas.

Analise o histórico do cliente

Analisar o histórico do cliente pode ser uma ótima forma de tomar ações assertivas em relação à inadimplência, permitindo que você tenha a noção se ele é realmente um mau pagador contumaz ou se está passando por uma fase difícil. Para isso, quanto mais centralizadas e organizadas as informações sobre cada cliente, mais fácil de conhecê-lo de forma a oferecer soluções personalizadas, como a negociação de débitos ou um parcelamento. Geralmente o pagamento da moradia é prioridade quando as dívidas são maiores do que o orçamento disponível, por isso vale a pena criar mecanismos para receber o que está sendo devido, ainda que em um prazo maior de tempo.

Mantenha um controle mensal sobre os clientes inadimplentes

Não espere que o caixa fique no vermelho para começar sua cobrança, procure manter um controle mensal sobre a regularidade de todos os pagamentos, criando um roteiro de cobrança flexível, com etapas variáveis de acordo com o grau de inadimplência do cliente e também de seu histórico como pagador. Dependendo do tamanho da sua imobiliária, crie uma equipe específica para a função ou desloque uma pessoa devidamente treinada, que seja capaz de tomar rápidas decisões assertivas com discernimento.

Lista negra, em último caso

Apenas após todas as etapas e como último recurso, inclua o cliente inadimplente na lista negra de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC Brasil, o qual, por sinal, tem um cadastro voltado exclusivamente para o setor imobiliário. No entanto, sempre que possível, procure recuperar os valores e o cliente através de um bom relacionamento, o que fica mais fácil com a ajuda da tecnologia. Um sistema de CRM voltado para a área imobiliária costuma prover todas as ferramentas necessárias para reduzir o índice de inadimplência e fidelizar seus clientes.

E você, quais as estratégias que costuma usar para evitar ou recuperar clientes inadimplentes? Conte para a gente a sua experiência aqui, nos comentários!

Comentários

Posts Relacionados