Como utilizar o Instagram no mercado imobiliário?

Como utilizar o Instagram no mercado imobiliário?

O mercado imobiliário está cada vez mais aquecido pela divulgação através das redes sociais, mas uma delas têm tido bastante destaque: o Instagram. A rede, que é voltada principalmente para a postagem de fotografias e vídeos curtos, têm-se revelado um excelente canal de vendas, com resultados muito bons em diversas áreas – inclusive para os corretores de imóveis. Por isso, se você está pensando que tem usado o Instagram mas não tem visto esses benefícios todos no aplicativo, talvez você não esteja sabendo explorá-lo da forma certa. Para ajudar você a conseguir o máximo de eficiência para alavancar suas vendas, nós separamos algumas dicas de como usar o Instagram no mercado imobiliário.

Mais de 1 milhão de usuários novos a cada mês

Para quem gosta de números, esses devem bastar: o Instagram conquista nada menos que 1 milhão de novos usuários por mês só no Brasil, contabilizando 35 milhões de usuários brasileiros, no total. E o nosso mercado só fica atrás dos próprios Estados Unidos em quantidade de usuários e acessos por dia. Globalmente, são nada menos que 300 acessos diários dos mais de 500 milhões de contas, uma média de 42 bilhões de curtidas por dia em 95 milhões de fotos e vídeos postados diariamente. Bacana, mas você deve estar pensando em como fazer para as suas fotos não ficarem perdidas nesse mundão de postagens. É isso que nós vamos ver agora.

Dê mais destaque às suas fotos do mercado imobiliário

Quando você tira fotos do imóvel que quer trabalhar com o seu smartphone, você já deve tomar precaução com alguns aspectos, claro: escolher o melhor ângulo, priorizar a iluminação natural, não tirar fotos contra a luz e buscar uma boa resolução, é claro. Mas no Instagram elas podem ficar ainda melhores com os filtros oferecidos pelo próprio aplicativo. Vá experimentado um por um até descobrir aquele que mais valoriza a sua fotografia, realçando cores ou chamando a atenção para algum detalhe específico, por exemplo.

Direcione suas fotos para onde você quer

No Instagram ainda não é possível inserir links para o seu site imobiliário, por exemplo, mas você pode fazer com que as suas imagens apareçam para algumas pessoas específicas ou cada vez que alguém procurar por uma palavra-chave: basta colocar @ na frente do nome do seguidor que você quer que a veja e # na frente da palavra-chave. Por exemplo, se você acha que aquela casa na Barra ia cair como uma luva para a Márcia Santos, basta você marcá-la na publicação: @marciasantos. Da mesma forma, faça bom uso das hashtags inserindo seu conteúdo no universo de assuntos relacionados: #imovel, #mercadoimobiliario, #casanabarra, #alugueltemporada, #casa etc. Você coloca o seu anúncio ele aparecerá sempre que alguém digitar essas hasdtags.

Saiba mais obre seus clientes através do perfil de cada um

Por outro lado, o Instagram pode ser uma ferramenta fantástica para descobrir em qual momento da vida seus clientes estão e poder ofertar o imóvel certo, de forma personalizada. Basta acessar o perfil de cada um analisar com calma as fotos e comentários. Se eles gostam de viajar e estão sempre em pousadas, podem se interessar por casas de veraneio. E para onde costumam viajar mais, praia ou serra? Se estão com bebê novo talvez precisem de um imóvel maior. Vá montando os quebra-cabeças e selecionando as ofertas da sua cartela que mais se encaixam no perfil de cada um. Dessa forma você estará tendo uma atitude proativa, antecipando o desejo dos seus clientes e criando um diferencial.

Não esqueça também de…

  • Criar a sua conta no Instagram usando nome de conta e URL fáceis de serem lembradas e que já indiquem a que vieram através de um palavra-chave.
  • Interagir com seus seguidores, respondendo aos comentários e agradecendo o contato, pedindo sugestões, fazendo enquetes, etc. Assim fica mais fácil fazer ações assertivas que vão de encontro ao que eles esperam criando uma afinidade entre vocês.
  • Prestar informações relevantes, que tenha a ver com o mercado imobiliário, e não apenas com seus imóveis. Fale sobre assuntos gerais, como dicas de decoração, soluções arquitetônicas, paisagismo, novidades para o lar. Você pode encontrar fotos gratuitas muito legais da internet para ilustrar esses assuntos, criando inspiração para seus seguidores. E não esqueça de marcar esses assuntos com as hashtags gerais e sempre marcar seu seguidor como @(nome do usuário).
  • Mostrar um pouco do seu dia a dia, da sua equipe de trabalho, do (bom) movimento no stand daquele lançamento, quem sabe um cliente famoso (com a devida autorização, claro). Cenas de bastidores sempre aguçam a curiosidade e ajudam a aproximar você do seu público-alvo.
  • Manter a frequência das publicações. Crie um calendário determinando cada dia da semana para um assunto diferente. Não precisa entupir seus seguidores de material para não ficar chato, mas entre 3 e 5 vezes por semana já é uma boa regularidade.
  • Com essas dicas você vai transformar o Instagram em uma verdadeira máquina de vendas e ainda vai fidelizar seus clientes.

Quer mais dicas sobre como usar as redes sociais no mercado imobiliário? Deixe aqui sua sugestão que em breve faremos outro post em resposta!

Comentários

Posts Relacionados