Conheça a melhor cidade para o mercado imobiliário

Conheça a melhor cidade para o mercado imobiliário

Um dos principais questionamentos de todo corretor de imóveis é sobre a melhor cidade para se investir. É claro, se há interessados e imóveis disponíveis há negócios e aumento de rentabilidade. Há inúmeras pesquisas mostrando onde o mercado imobiliário está crescendo mais nesse momento. Cada uma com a sua metodologia e particularidades.

Algumas levam em conta o desenvolvimento da região, outras preferem apostar nas localidades que receberão grandes eventos. O Rio de Janeiro, por exemplo, encabeçou durante muito tempo essa lista, por conta quase que exclusivamente da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Os últimos números do índice FipeZap (que mede a valorização imobiliária), porém, mostram uma queda constante no valor dos imóveis na cidade.

Outras regiões que já apareceram como bons lugares para o corretor de imóveis são São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre. Ou seja, as grandes capitais do país.

Além da valorização dos imóveis, há outros indicadores que podem ser considerados para definir qual a cidade ideal para o mercado imobiliário. A qualidade de vida é uma delas. Segundo um estudo recente da consultoria Macroplan, nesse caso, a vencedora seria a cidade de Maringá, no Paraná. A lógica é simples: quanto melhor uma cidade é para se viver, mais ela atrai interessados, aquecendo o mercado.

Conheça a melhor cidade para o mercado imobiliário

Fonte: InfoMoney

E qual é, afinal, a melhor cidade para o mercado imobiliário?

Poderíamos separar aqui uma quantidade imensa de cidades com grande potencial para negócios, mas o fato é que o sucesso depende única e exclusivamente do profissional. Os fatores externos são meros coadjuvantes no processo de venda. Até porque, como sabemos, o mercado imobiliário é extremamente volátil. Uma região que está despontanto em um ano pode cair drasticamente no outro. Portanto, a questão aqui é “como posso ser o melhor profissional da área” e não “para que cidade ou estado eu devo ir para ter mais rentabilidade”.

Essa questão ficou em evidência principalmente com a crise econômica. A redução dos negócios no mercado imobiliário criou um exército de corretores desmotivados, que veem no aumento de juros e na maior dificuldade de financiamento os únicos culpados pelo desaquecimento das vendas.

Há algumas atitudes que podem ajudá-lo a sair desse ciclo vicioso e tornar-se uma referência de mercado. São elas:

Seja um parceiro do seu cliente

Entenda suas necessidades e indique a melhor opção para ele. Lembre-se de que oferecer um imóvel que não se adeque aos pedidos do cliente é um erro fatal. Tentar “empurrar” ou convencê-lo a comprar algo que não atende suas necessidades vai certamente afastá-lo e pode, inclusive, afetar sua reputação no mercado. Se o cliente deseja um apartamento com 2 quartos não adianta tentar vender um studio.

Conheça a melhor cidade para o mercado imobiliário

Agregue diferenciais ao seu serviço

Sabemos que o principal objetivo do corretor é encontrar o melhor imóvel para o cliente. Mas por que não orientá-lo sobre outros assuntos que envolvem o negócio, como o melhor tipo de financiamento, qual instituição é a mais recomendada, quanto ele terá de custos com cartório, etc. Essa prática agrega valor ao seu serviço e atrai novos clientes para sua carteira.

Conheça a melhor cidade para o mercado imobiliário

Forme parcerias

Uma forma de aumentar suas vendas é formando parcerias com outros corretores. No mercado imobiliário, essa prática é chamada de Fifty (50%, em inglês) e prevê a divisão igualitária da comissão para dois corretores que estejam trabalhando com o mesmo cliente. Essa é uma ótima oportunidade para gerar mais negócios, pois amplia sua capacidade de atração de clientes.

Conheça a melhor cidade para o mercado imobiliário

Saiba como apresentar os imóveis

Pode parecer uma coisa simples, mas a forma como você apresenta os imóveis faz toda a diferença para a venda. Uma dica é criar um roteiro de apresentação. Defina por onde você deve começar e por onde deve seguir. Descubra quais são os pontos altos e baixos do imóvel e, principalmente, alinhe sua estratégia com as expectativas do cliente. Neste eBook, nós detalhamos o passo a passo pra que sua apresentação seja perfeita.

Conheça a melhor cidade para o mercado imobiliário

Essas são algumas iniciativas que podem ajudá-lo a melhorar sua performance. E o melhor é que elas podem ser aplicadas em qualquer estado e qualquer cidade. Com essas atitudes, a melhor cidade para o mercado imobiliário será a que você está agora.

Quer mais dicas sobre como se tornar um corretor de sucesso? Então clique aqui faça o download gratuito do eBook.

Comentários

Posts Relacionados