Continuar ou desistir da carreira de corretor de imóveis?

Continuar ou desistir da carreira de corretor de imóveis?

Uma verdade é simples: ninguém estava preparado para o aparecimento do coronavírus. A pandemia afeta a economia e novos hábitos de consumo estão se solidificando velozmente. Em um mercado recém-saído de uma crise de anos e com um crescimento que parecia sólido, alguns profissionais se perguntam se não é hora de desistir da carreira de corretor de imóveis.

Se este é o seu caso, talvez seja a hora de rever sua posição. Se prestar atenção, há várias possibilidades que se descortinam à frente no mercado, mesmo quando tudo parece estar tão diferente.

Tecnologia, a fiel aliada da carreira de corretor de imóveis

Quarentena, isolamento social, distanciamento. Apesar de necessários para evitar a disseminação ainda maior do coronavírus, não durarão para sempre.

Hoje os maiores estudiosos da covid-19 apostam em movimentos alternados de quarentena e liberdade ao longo dos próximos dois ou três anos, devido a possíveis ondas de ressurgimento do vírus.

No entanto, mesmo em meio a essas situações, as pessoas sempre continuarão precisando de um teto sobre suas cabeças. Sempre haverá pessoas alugando, vendendo e comprando imóveis.

Se antes o desenvolvimento de softwares imobiliários, CRMs e sistemas integrados já criavam diferenciais entre os profissionais, a partir de agora a tecnologia será uma questão de sobrevivência na carreira de corretor de imóveis.

Continuar ou desistir da carreira de corretor de imóveis?

Mercado imobiliário leva vantagem

A retração do mercado em um primeiro momento é inevitável. No entanto, ao contrário de outros setores, de uma certa forma o mercado imobiliário parece ter se preparado para essas mudanças.

Ferramentas muito bem sedimentadas têm sido desenvolvidas para a carreira de corretor de imóveis em home office.

A própria imobiliária digital, que é uma verdadeira revolução no mercado de locação, elimina a necessidade de negociação presencial em 99% do processo.

Hoje, com as certificações digitais, por exemplo, apenas a entrega das chaves requer a presença de corretor e locatário. O que, aliás, pode ser facilmente resolvido com a entrega à distância ou sem contato físico.

Por outro lado, já há ideias e tecnologias em desenvolvimento para ampliar os serviços da imobiliária digital da locação também para a compra e venda.

Em breve, tudo deverá ser feito totalmente online. E a própria covid-19 pode estar acelerando esse processo, deixando o futuro ainda mais próximo.

Mas será que há uma hora para desistir?

Apesar de estar muito mais preparado para o home office do que outros setores, sempre há quem pense em desistir. A maioria, no entanto, é composta por profissionais que entraram para o mercado achando que a carreira de corretor de imóveis seria fácil.

São pessoas atraídas pela flexibilidade de horário, pela possibilidade de autonomia e de ganhos ilimitados. Pelo glamour de lidar com grandes quantias, de frequentar altas rodas, de ter informações privilegiadas.

Assim, são corretores que se esquecem que o principal objetivo é criar soluções para seus clientes. Que não sabem que os ganhos chegam através dos seus diferenciais de atendimento.

Que não sabem que, historicamente, é nos momentos de crise que surge as maiores reviravoltas de sucesso. Que logo pensam em desistir – e não em se reinventar.

Continuar ou desistir da carreira de corretor de imóveis?

Saiba trabalhar o mercado em modificação

Por isso, é preciso ficar atento às mudanças nos hábitos do consumidor que estão em andamento. Os microapartamentos, por exemplo, devem continuar sendo a bola da vez.

No entanto, eles devem oferecer soluções tecnológicas e bons serviços nos condomínios, e forma a suprir bem as necessidades durante a quarentena.

Por outro lado, pode haver uma tendência em famílias maiores buscarem casas. A possibilidade de mais independência e áreas de lazer ao ar livre independentes e exclusivas, com vizinhos mais distantes, é m atrativo em tempos de isolamento social.

Mantenha uma boa comunicação com o cliente

Para isso, no entanto, é preciso ter um canal de comunicação aberto com o cliente. Só assim é possível detectar suas necessidades e oferecer soluções assertivas.

Atualize seu cadastro

É importante, também, manter um cadastro muito bem organizado de imóveis. Dessa forma você cria um banco de ofertas amplo, agilizando o atendimento.

Opte por um aplicativo que permita cadastrar imóveis e contatos sem internet.

Invista no home office

Sempre foi mais habituado a trabalhar no escritório? Essa é uma das vantagens da carreira de corretor de imóveis: você pode atuar de qualquer lugar. Então invista no home office, a grande tendência em todos os setores.

Para isso, procure ter um equipamento de confiança, boa conexão de internet, cerque-se de um bom sistema imobiliário e monte uma imobiliária digital.

Use a tecnologia em todas as suas formas

A tecnologia não morde nem arranca pedaço – nem do seu bolso. Invista em aplicativos, um bom site móvel, crie mecanismos de visitação online – como fotos 360º, visita virtual, etc. O investimento é muito pequeno comparado ao retorno que você pode ter.

Aposte no marketing digital

No mundo digital, que não aposta na forma certa de divulgação some no espaço. Hoje o marketing digital é o grande alavancador da carreira de corretor de imóveis. Use e abuse das redes sociais, Instagram, Facebook, portais, WhatsApp, etc.

Faça conteúdos que agreguem valor e incentivem o compartilhamento. Se não sabe fazer, não faça errado: contrate um profissional. Tudo é feito à distância e o preço também compensa o retorno com a visibilidade online.

Continuar ou desistir da carreira de corretor de imóveis?

Procure parcerias

Como você, há vários profissionais buscando soluções inteligentes. E uma delas são as parcerias. Com os corretores, você consegue clientes ou aquele imóvel certo para o seu cliente.

Por exemplo, na Rede Social de Negócios você tem toda a segurança para fazer seu fifty. Afinal é melhor ganhar metade do que nada.

Busque parceria também com outros profissionais. Os fotógrafos, por exemplo, são uma ótima parceria nessa hora. Assim você conta com imagens profissionais, que valorizarão a divulgação do seu imóvel e vão conquistar clientes. E tudo negociado e entregue online.

Faça a negociação da locação

Uma das grandes questões da quarentena é a dificuldade no pagamento do aluguel. Essa é uma hora de solidariedade e ações criativas.

Então lembre-se que o princípio básico da carreira de corretor de imóveis é justamente oferecer soluções para seus clientes. Disponha-se a fazer a negociação da locação e a manter seus contratos ativos da melhor forma possível para todas as partes.

Mais do que nunca, essa não é a hora de desistir da carreira de corretor de imóveis. É hora de se atualizar em relação às ferramentas disponíveis e às chances que estão surgindo com a transformação do mercado.

Renove-se, recrie-se, reinvente-se. Saia da zona de conforto e arregace as mangas, porque o mercado será de quem começar hoje a se adaptar.

Descubra uma das melhores soluções para corretores e imobiliárias: o Imobzi é o sistema mais completo do mercado, com ferramentas de última geração para você gerir seus negócios sem perder nenhuma oportunidade.

Experimente gratuitamente e renove sua carreira de corretor de imóveis!

Comentários

Posts Relacionados