Corretor de imóveis, como a metodologia 5S pode ajudar seu negócio?

Corretor de imóveis, como a metodologia 5S pode ajudar seu negócio?

Você acha que está na hora de multiplicar seus ganhos como corretor de imóveis? Está precisando tirar uma técnica da cartola para incrementar os negócios da sua imobiliária? Então você vai adorar conhecer a metodologia 5S, um jeito muito interessante de potencializar suas ações. A ideia veio do Japão, mas já conquistou grandes empresas ao redor do mundo. Ela pode ser adaptada a qualquer modelo de negócio que vise alto desempenho com lucro crescente e fomento da produtividade, e chega a ser bela em sua simplicidade e inteligência. Os cinco “S” vêm da inicial das palavras japonesas para utilização (seiri), arrumação (secton), normatização (seiketsu), limpeza (sciso) e disciplina (shitsuke). Agora veja como eles podem transformar o dia a dia do corretor de imóveis e ajudar a alavancar o seu negócio.

Compreenda melhor a metodologia 5S

Ela é simples de entender e de colocar em prática. Veja como cada conceito é colocado em prática e os resultados mais evidentes:

Seiri (Utilização)

É o bom senso e equilíbrio na utilização de dados, informações, ferramentas ou equipamentos. Os resultados são ganho de espaço, redução de custos, controle de estoque, facilidade de limpeza e manutenção, preparo do ambiente para os demais conceitos.

Seiton (Organização)

Rapidez e praticidade no acesso às ferramentas de trabalho (informações, panfletos, etc). Cada coisa no seu lugar, um lugar para cada coisa. Os resultados imediatos são facilidade de localização dos dados, economia de tempo, redução de pontos de insegurança.

Sciso (Limpeza)

É a eliminação de tudo que não é relevante ao trabalho e, além do plano físico (planilhas, papéis, folders, etc) deve ser ajustado também ao ambiente, com transparência, honestidade, respeito. Os resultados são ambiente de trabalho mais agradável e saudável, melhor relacionamento entre os corretores de imóveis, mais espaço.

Corretor de imóveis, como a metodologia 5S pode ajudar seu negócio?

 

Seiketsu (Normatização)

É o estabelecimento de padrões físicos – comunicação visual, design do site, layout de anúncios, estrutura da imobiliária – e operacionais, como automação de rotinas, protocolo de ações etc. Os resultados são facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas, de comunicação com o público alvo, equilíbrio de procedimentos.

Shitsuke (Disciplina)

É comprometimento pessoal com as etapas anteriores, definição de padrões éticos e morais. Os resultados são maior produtividade, melhoria nas relações humanas, cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos.

Conheça as vantagens da aplicação prática dos 5S para o corretor de imóveis

Na prática, o corretor de imóveis tem diversas vantagens com a metodologia 5S, mas a sua implantação deve ser constante, assim como seu aprimoramento. Dessa forma estarão sempre surgindo novas aplicações e novas vantagens, de acordo com as características de cada negócio.

Reduza o tempo de atendimento

Arrumação, limpeza e utilização (secton, sciso e seiri) – Para isso você precisa ter tudo organizado e ao alcance das mãos – mas a ideia é evitar o acúmulo de papéis e de coisas desnecessárias. Separe o que realmente for relevante entre materiais promocionais ou não, concentre as informações de seus clientes em arquivos online.

Descarte tudo o que for excesso, besteira ou não o ajudar em nada. Assim você reduz o tempo de atendimento a seus clientes, consulta informações de forma mais fácil e rápida e acelera a sua negociação.

Corretor de imóveis, como a metodologia 5S pode ajudar seu negócio?

Melhora a qualidade do atendimento

Normatização e disciplina (seiketsu e shitsuke) – Com apenas dois dos cinco “S” você pode melhorar a qualidade do seu atendimento. Mas se você pensa que estará engessando sua criatividade como corretor de imóveis, está enganado. Na verdade o que você estará fazendo é criando um padrão que representará sua imobiliária, uma espécie de protocolo.

Isso dá mais segurança ao cliente, que pode saber quais e como serão as etapas do negócio. Assim você poderá evitar esquecimentos dos corretores de imóveis e a chamada “bateção de cabeça”.

Uma ótima forma de conseguir isso é com um software imobiliário, que concentra as informações de forma organizada fazendo com que os corretores tenham acesso aos processo de negociação como um todo. Assim que fizer o atendimento daquele cliente naquele momento pode saber quais os imóveis que já foram visitados, quais as objeções, se há pendência de algum documento etc.

Ideal para imobiliárias que têm mais de um corretor à frente do negócio, já que evita, por exemplo, que o cliente tenha que explicar tudo novamente para o corretor. O atendimento segue um fluxo constante, rumo ao seu fechamento da negociação.

Mais economia com redução das despesas

Arrumação, limpeza, normatização, utilização e disciplina (secton, sciso, seiketsu, seiri e shitsuke) – Depois de definir seus objetivos e ter a real noção do que você realmente precisa, é a hora de ver realmente quais as despesas que você está tendo são realmente necessárias.

Como em qualquer outro negócio, uma imobiliária também tem arestas e gorduras que devem e precisam ser aparadas. Pode ser um remanejamento de pessoal, estoques desnecessários, contas duplicadas ou excesso de material de escritório, por exemplo.

Cortando despesas desnecessárias você não só estará economizando como poderá voltar seus olhos para o crescimento do seu negócio, investindo em setores estratégicos, contratando pessoal mais qualificado ou/e adotando novas tecnologias de suporte às atividades dos corretores de imóveis.

A verdade é que ninguém conhece seu negócio como você, por isso você ainda vai descobrir muito mais formas de adaptar a metodologia 5S às suas necessidades e às características da sua imobiliária.

E você já usa ou conhece alguém que já tenha utilizado a metodologia 5S? O que tem achado dessa experiência? Compartilhe conosco as suas ideias!

Comentários

Posts Relacionados