Corretor de imóveis: tendências internacionais para serem seguidas

Corretor de imóveis: tendências internacionais para serem seguidas

Apesar da crise que afeta o país, o mercado imobiliário tem chamado a atenção de muitos profissionais. É fato que uma parcela significativa de corretores de imóveis desistiu da profissão em decorrência da queda nas vendas. Por outro lado, atraído pelas comissões e a possibilidade de trabalhar de forma autônoma, outro grupo enxerga nesse mercado uma forma de recomeçar a carreira.

Isso ajuda a explicar o aumento de 23,2% no número de corretores de imóveis entre 2013 e 2017. O levantamento é da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci) com base nos dados do Sistema Cofeci-Creci. Segundo a entidade, 350 mil pessoas trabalham na área atualmente. Destacar-se em um mercado tão competitivo requer dedicação e muito estudo. Além disso, é preciso estar atento às mudanças do setor.

A tecnologia é um fator primordial nesse processo. Como em todas as áreas, a revolução digital tem provocado mudanças profundas no setor imobiliário. Várias delas pretendem facilitar a vida do corretor de imóveis.

Nesse post vamos elencar algumas tendências internacionais que vale a pena ficar de olho.

Internet das Coisas (IoT)

Provavelmente você já deve ter escutado o termo Internet das Coisas – ou Internet of Things em inglês – em algum lugar. Se não escutou é porque não tem acompanhado as últimas evoluções da área tecnológica. A IoT faz parte de uma terceira revolução da internet que basicamente dá inteligência aos objetos. São os chamados dispositivos conectados, ou seja, aquele apartamento que você consegue acender as luzes ou ligar o sistema de refrigeração remotamente. Ou mesmo aquele imóvel que “identifica” se determinado ambiente está na temperatura ideal e liga ou desliga o ar condicionado. Essa é uma tendência cada vez mais forte no setor imobiliário e interessa, sobretudo, aos corretores de imóveis que trabalham no mercado de luxo. Afinal, é preciso conhecer as novidades do setor para oferecer o melhor negócio ao cliente. A consultoria Gartner estima que até 2020 haverá 20,4 bilhões de dispositivos conectados em todo o mundo.

Corretor de imóveis: tendências internacionais para serem seguidas

iBeacon

Quer saber onde seu cliente está? Pois o aplicativo iBeacon pode te ajudar. Ele nada mais é do que um sistema que detecta a proximidade via bluetooth. Essa tecnologia é uma ótima aliada para os corretores de imóveis. Seu funcionamento é simples. Se um consumidor está próximo a um stand de vendas, é emitido para ele um alerta com ofertas personalizadas de imóveis disponíveis naquele local. Na Europa essa ferramenta tem sido amplamente utilizada por imobiliárias. Quando o cliente passa em frente à determinada casa ou apartamento que está à venda, ele recebe uma série de informações sobre o imóvel. Além disso, o consumidor tem acesso às propostas e ao contato de quem está vendendo aquela habitação.

Inteligência artificial

Ano atrás esse termo estava ligado a filmes de ficção científica ou a um futuro extremamente logínquo. Mas a IA, ou inteligência artificial, está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. Ela é uma importante ferramenta para diferentes setores, incluindo o imobiliário. Mas esqueça daqueles robôs futuristas. Pense em uma busca de imóves pela internet, por exemplo. A inteligência artificial ajuda o cliente a encontrar o imóvel mais adequado ao seu perfil. Ela vai buscar, dentro do que foi pedido pelo consumidor, aquela casa ou apartamento que corresponda melhor à pesquisa. Por isso, é importante que o corretor de imóveis ofereça o maior número de detalhes possível ao colocar um anúncio no ar. Segundo estimativas, 71% dos consumidores iniciam a busca por imóvel via site, aplicativo ou redes sociais de imobiliárias ou corretores autônomos.

Corretor de imóveis: tendências internacionais para serem seguidas

Ferramentas de relacionamento

Além do conhecimento tecnológico, o corretor de imóveis precisa fazer bom uso de algumas ferramentas importantes. São elas:

– WhatsApp

O aplicativo tem sido cada vez mais utilizado para iniciar ou fechar negócios. É um excelente veículo de comunicação para o corretor. Mas fique atento: faça textos curtos e claros e vídeos de boa qualidade.

– Facebook

Manter uma página no Facebook é algo imprescindível atualmente. A partir dele, é possível aumentar o alcance do seu negócio. Coloque vídeos, fotos e informações que sejam relevantes para os seus clientes. E nunca se esqueça de responder as mensagens privadas.

– Software de gestão

Há inúmeros programas hoje que facilitam a rotina do corretor de imóveis. De organização de agenda a controle de fluxo de caixa, há softwares de gestão para todo o tipo de necessidade. Uma busca rápida na internet dá uma ideia do modelo ideal para o seu negócio. E não pense que essa é uma ferramenta apenas para grandes empresas. Há modelos gratuitos muito bem elaborados.

Quer saber o que é preciso para se tornar um corretor de sucesso? Então clique aqui faça o download gratuito do eBook.

Comentários

Posts Relacionados