Corretor imobiliário: Aprenda a usar o Google Analytics

Corretor imobiliário: Aprenda a usar o Google Analytics

O marketing digital é hoje o maior responsável pela divulgação no mercado imobiliário, mas é preciso saber usar as ferramentas certas, da forma correta. O corretor imobiliário já sabe que é preciso ter uma presença online forte, que fortaleça seu nome no mercado e gere leads para seu site, mas muitas vezes ele esquece de uma parte importante da sua estratégia: o acompanhamento.

Sim, porque é através dele que o corretor poderá descobrir o que está ou não funcionando para adaptar suas ações de forma assertiva. Não basta criar conteúdo, usar técnicas de SEO e jogar na web, é preciso medir a forma com que ele chega ao seu seguidor. E a métrica é justamente uma das grandes vantagens da internet, onde tudo pode ser medido.

Para isso, o corretor imobiliário conta com um aliado poderoso, criado justamente pelo maior site de buscas existente hoje. O Google Analytics é gratuito e oferece uma companhamento eficiente para sites de qualquer tamanho – e ainda traz uma vantagem para os clientes do Google AdWords, que podem ter visualização de páginas ilimitadas com as campanhas codificadas automaticamente para um acompanhamento detalhado.

Saiba mais sobre como usar o Google Analytics e porque ele faz uma diferença tão grande na sua campanha de marketing digital.

Mas afinal, o que é o Google Analytics?

Se você já cansou de ouvir falar nele, mas segue fazendo sua campanha de marketing digital sem o Google Analytics, não sabe as oportunidades que com certeza está perdendo. O Google Analytics é uma das melhores soluções hoje do mercado, permitindo que o corretor imobiliário saiba exatamente como as pessoas encontraram seu site, como o exploraram e como você pode melhorar a experiência dos visitantes.

“E para que eu quero essas informações”, você deve estar pensando. “O que me importa é que os visitantes permaneçam no meu site até encontrarem o imóvel perfeito e se transformem em clientes”.

Claro, e é justamente aí que o Google Analytics ajuda o corretor imobiliário a tomar medidas que prendam o visitante no site, ajustando sua estratégia e melhorando o retorno do seu investimento.

Corretor imobiliário: Aprenda a usar o Google Analytics

A ferramenta permite que você compare o comportamento dos visitantes, quais chegaram ao site através de qual anúncio, das palavras-chave, pelos mecanismos de pesquisa ou por seus e-mails marketing. Assim você pode aprimorar o conteúdo e também a aparência do site, ajustando-os de forma a obter resultados cada vez melhores.

O site é monitorado do primeiro clique à conversão, independentemente de o tráfego ser direcionado pela busca orgânica, por cliques pagos, por sites parceiros e portais imobiliários ou pelo próprio Google AdWords.

Combine o Google Analytics com o AdWords

Especialmente para os usuários do Google Adwords, o Google Analytics oferece informações que podem ser utilizadas para aumentar o retorno do seu investimento em anúncios. Os dados de custos de todas as suas campanhas são combinados com as informações de conversão, página por página.

O Google Analytics codifica automaticamente as URLs de destino do AdWords para controlar as taxas de conversão da campanha e da palavra-chave, de forma que o corretor imobiliário pode facilmente acompanhar a eficiência de suas campanhas.

Veja como usar o Google Analytics

O Google Analytics faz a coleta de dados do site do corretor imobiliário ou do aplicativo para dispositivos móveis. Não esqueça a importância de ter um site rápido e responsivo, ou seja, que rode com facilidade também em smartphones e tablets.

Além de ser um dos quesitos de ranqueamento para os algoritimos do Google, melhorando o seu resultado nas pesquisas, hoje a maior parte dos acessos é feita através de smartphones.

Para que os dados sejam coletados, você precisa, primeiro, criar uma conta no Google Analytics, se já não tiver uma, e configurar uma propriedade. Se a ideia for acompanhar também o app, consulte as “práticas recomendadas para a configuração do Mobile App Analytics”.

Ao configurar sua conta no Google Analytics, o corretor imobiliário pode adicionar visualizações de relatórios que filtram o tráfego interno ou mostram o tráfego de partes específicas do seu site; permitir que outros usuários vejam relatórios e conceder permissão para que eles façam alterações na configuração; definir metas para que ver as taxas de conversão nos relatórios; vincular a conta do Google Analytics à  conta do AdWords; e navegar na galeria de soluções para ver painéis, relatórios personalizados e segmentos que podem ser usados na sua conta.

O código de acompanhamento também pode ser modificado para coletar dados adicionais, como, por exemplo, as interações do usuário com botões, formulários, downloads e outros elementos dinâmicos no seu site imobiliário ou aplicativo.

Corretor imobiliário: Aprenda a usar o Google Analytics

Conheça as principais ferramentas e controles de relatórios do Google Analytics

Na parte superior esquerda de todas as páginas do Google Analytics os links permitem acessar a conta, que é o seu ponto de acesso à ferramenta e o nível mais alto da organização; propriedades, que são o site imobiliário e/ou o aplicativo mobile – mas é bom lembrar que uma conta pode conter uma ou mais propriedades; e a vista, que é o ponto de acesso para relatórios.

Em todas as páginas da ferramenta, você também pode alternar entre contas de produtos (Google Analytics, Gerenciador de tags, Optimize etc) e entre organizações e acessar notificações e mensagens de diagnóstico. Você também pode enviar comentários ao Google ou receber ajuda sobre o Google Analytics.

Na caixa de navegação do relatório, você encontra um botão para encontrar um relatório específico rapidamente ou pode clicar em uma categoria para abrir uma lista de relatórios. Todos os relatórios gerados pelo Google Analytics têm um cabeçalho com o título e os controles que impactam todo o relatório.

Você pode personalizar um relatório padrão de acordo com as suas necessidades específicas de análise do seu site imobiliário – e compartilhar esse relatório o enviando por e-mail para os membros da sua equipe. Também pode exportar o relatório para aplicativos como o Excel e adicionar painéis para apresentação.

Veja como o corretor imobiliário pode usar o Google Analytics na prática diária

Agora que você já conhece as principais ferramentas do Google Analytics, veja como ele pode ajudá-lo no dia a dia da sua imobiliária.

Depois de fazer uma nova conta ou acessar uma já existente, a primeira coisa que o corretor imobiliário verá é uma pasta com o nome e o domínio do seu site imobiliário. Quando você clicar nela, terá acesso aos relatórios .

Público alvo

O primeiro deles é a visão geral do público alvo, que traz informações importantes que já permitem tomadas de ações mais assertivas. Nele você encontra as sessões, que são o período que um usuário fica ativamente engajado com seu site imobiliário ou app. Nelas você vai ver o número total de visitas por período, ou seja, por sessão, à qual todos os dados de uso são associados.

Em usuários o corretor imobiliário conhece todos os usuários que realizaram pelo menos uma sessão no período, entre usuários novos e recorrentes. Nas visualizações da página você encontra o número total de páginas visualizadas, sendo consideradas também as visualizações de páginas repetidas.

Corretor imobiliário: Aprenda a usar o Google Analytics

Em páginas/sessões, está a média de páginas visualizadas durante uma visita. Já em duração média da sessão, está a média de visitas do site. Nesse relatório o corretor imobiliário encontra também a porcentagem de novas sessões, que é uma estimativa de porcentagem de novas visitas.

Nas abas do relatório do público alvo você também encontra diversas informações importantes. Na aba esquerda, as que mais interessarão ao corretor imobiliário são informações geográficas e os dados demográficos dos seus visitantes.

Por ali você fica sabendo de qual região, idade e sexo eles são, permitindo que você trace um perfil. Aqui, a dica é cruzar esses dados com os do CRM para montar uma estratégia de divulgação ainda mais eficiente.

Essa aba é interessante para conferir se está atraindo o público certo para o seu site imobiliário e adaptar a sua estratégia de divulgação se necessário.

Aquisição

Na aba esquerda de Aquisição, por outro lado, você vai encontrar as informações de tráfego, descobrindo o que gerou cada visita: links patrocinados, portais imobiliários, busca do Google ou visita direta ao seu site.

Direct: É a quantidade de vistas através do acesso direto ao site, medido quando o usuário digita o domínio da imobiliária no navegador. Ex.(htttp:\www.nomedasuaimobiliaria.com.br).

Organic Search: Acessos medidos através do redirecionamento dos buscadores como Google e Bing, mas apenas quando seu site imobiliário aparecer gratuitamente no buscador.

Referral: Visitas oriundas de sites que têm redirecionamento de link para o seu site imobiliário.

Social: Acessos direcionados das redes sociais, Facebook, Twitter, Instagram, etc.

Esses dados permitirão que você direcione seus esforços de marketing digital às mídias que estão oferecendo melhor resultado, inclusive eliminando ações de acordo com a sua performance. É por onde você sabe se as visitas orgânicas estão crescendo, se os links patrocinados estão funcionando, etc.

Corretor imobiliário: Aprenda a usar o Google Analytics

Tempo real

Já a aba de tempo real é mais interessante para os sites imobiliários que já recebem um número significativo de visitas. O interessante é que o corretor imobiliário pode acompanhar em tempo real quantas pessoas estão acessando o site imobiliário naquele exato momento, inclusive sabendo qual a página que está sendo navegada.

Isso permite, por exemplo, que você interaja com seus visitantes – oferecendo por e-mail um imóvel semelhante ao que ele está buscando ou inciando uma conversa pelo chat, por exemplo.

Comportamento

Outra aba importante para o corretor imobiliário é a aba Comportamento, que mostra o que as pessoas fazem quando estão no seu site imobiliário. Nos menus de “Fluxo de Comportamento”, por exemplo, você tem um gráfico visual que apresenta uma sequência de cliques que representa o trajeto dos usuários no seu site.

Na aba é possível conhecer também a taxa de rejeição, que é a porcentagem de vistas a uma única página, contabilizada quando o visitante sai do seu site na mesma página de entrada, sem interagir com qualquer outra página. Essa taxa ajuda a identificar algumas importantes perdas que você tem através da taxa de rejeição das páginas.

Esses dados ajudam a ver os links mais atraentes de páginas específicas e a entender onde é preciso melhorar. Ao olhar estes gráficos, pode até ser que a princípio tenha mais dúvidas do que respostas, mas estas dúvidas são muito importantes para melhorar seu site imobiliário de acordo com o objetivo de cada página.

Conversões

Há ainda a aba de Conversões, que não é tão importante para o corretor imobiliário, mas não podemos deixar de falar nela. Ela não contem a visão geral porque é uma aba mais avançada da ferramenta, com dados que podem ser cruzados com vendas em dinheiro e outros dados produzidos pelas abas anteriores.

Ao cruzar esses dados com os dados demográficos, por exemplo, é possível saber quantas mulheres compraram casas ou apartamentos, ou qual região consome mais determinado tipo de imóvel. Na verdade essa aba é mais utilizada para o e-commerce.

Rastreamento total com o Google Analytics

Você já deve ter percebido que o Google Analytics faz um rastreamento completo, fornecendo informações preciosas ao corretor imobiliário.

Ao ter conhecimento do número de visitas aos conteúdos mais populares, inclusive de onde seus visitantes estão vindo com mais frequência, é possível concentrar esforços nas mídias mais eficazes, melhorar a estrutura do site, e até o potencializar o retorno dos seus anúncios vinculados ao Google AdWords.

Transformar dados em informação é hoje o grande diferencial dos corretores imobiliários que querem estar sempre um passo à frente da concorrência.

Uma pesquisa da Adobe Systems por exemplo, mostra que o oferecimento de uma melhor experiência digital já deixou de ser uma prioridade e passou a definir todas as outras prioridades tanto na área de marketing quanto de TI.

O Google Analytics é considerado hoje uma das melhores soluções para análise de dados, sendo utilizado por 95% de todos os sites existentes hoje na internet. O ideal, de acordo com os especialistas em marketing digital, é o corretor de imóveis verificar os números do site pelo menos uma vez por dia.

Com a ajuda do Google Analytics e de um bom sistema para imobiliário o corretor de imóveis aumenta a sua taxa de conversão e fortalece sua presença online, solidificando cada vez mais sua posição no mercado.

E você, já usa o Google Analytics? Como está sendo a sua experiência antes e depois de adotar a ferramenta? Compartilhe conosco a sua experiência!

Corretor imobiliário: Aprenda a usar o Google Analytics

Comentários

Posts Relacionados