Cuidados básicos de identidade visual para sua imobiliária vender mais

Cuidados básicos de identidade visual para sua imobiliária vender mais

Não se trata de futilidade, mas todo mundo sabe o quanto a aparência influencia na opinião e no comportamento dos outros em relação a você. No mundo dos negócios não é diferente. Como corretor de imóveis, você sabe que precisa cuidar da sua imagem de forma a passar todo o grau de responsabilidade e segurança para seus clientes.

No entanto, não é apenas a sua imagem pessoal que conta nesse caso. Você também deve cuidar da identidade visual da sua imobiliária como forma de se consolidar no mercado.

Há vários aspectos que devem ser levados em conta na hora de montar a identidade visual da sua imobiliária. Com certeza você já tem uma logo, feita por um profissional, um amigo ou bolada por você mesmo. E com certeza também tem algumas cores definidas, escolhidas com base na afinidade que você tem com elas ou com a mensagem que você quer passar. Se não tem ainda, escolhe-las é fundamental.

Mas isso só não basta, é preciso saber trabalhar essa comunicação visual para que ela seja efetiva, agindo como um agente divulgador dos seus serviços e ao mesmo tempo fazendo com que a sua identidade fique cravada no inconsciente de seus clientes em potencial, associando-o à expertise no mercado imobiliário. Veja como fazer isso e aumentar as vendas da sua imobiliária.

O início de tudo: o briefing

Você sabe o que é um briefing? Peça-chave o mundo da publicidade, o briefing levanta os pontos mais importantes para guiar qualquer tipo de produção – anúncio, campanha ou identidade visual. Nessa caso, a ideia é deixar claro o posicionamento da imobiliária dentro do mercado, como ela quer ser vista.

Para isso, procure responder a algumas perguntas: como você descreveria seus serviços? Quem são seus principais concorrentes? Qual o valor agregado que entrega para seus clientes? Quais seus diferenciais frente à concorrência? Qual seu público-alvo (faixa etária, grau de instrução, regionalidade etc)? Que palavras definem sua imobiliária? Quais as cores que a representam? Por que?

Brainstorm, uma tempestade de ideias para criar sua identidade visual

Se a sua logo e cores ainda não foram criadas, a hora é essa. O chamado brainstorm é a hora de deixar a imaginação alçar voo e anotar tudo, das que parecem mais absurdas às mais sofisticadas. Vale buscar inspiração na internet, ler sobre o uso das cores e a impressão que cada uma causa no mercado, quais são mais utilizadas para o que, pesquisar fontes, pedir opinião.

De uma forma geral, as cores passam determinados sentimentos. Só para você ter uma ideia, o vermelho passa paixão, perigo, energia; o amarelo, luz, calor, otimismo; laranja, alegria, sucesso, vitalidade; verde, saúde, liberdade, esperança; cinza, neutralidade, estabilidade, flexibilidade; e o preto, elegância, formalidade, força.

Cuidados básicos de identidade visual para sua imobiliária vender mais

Como (e onde) usar suas cores e logo para criar uma identidade visual eficaz

Agora que você já definiu as cores e a logo da sua imobiliária, deve saber como e onde devem ser utilizadas para potencializar a divulgação do seu negócio e aumentar suas vendas. Há lugares óbvios, como cartões de visita e papéis timbrados, com marca d’água e na placa da sua loja física, claro. Mas a questão é que todo o seu material de apresentação deve seguir a mesma lógica.

No site

Você já sabe que o site imobiliário é de fundamental importância para suas vendas. Para isso, ele deve ser rápido, otimizado em SEO, ser intuitivo e responsivo, ou seja, rodar com facilidade nos mais diversos tipos de mídia (tablet, smartphones e notebooks). No entanto, todo site deve ter um determinado design, que facilite a navegação e que tenha as cores do seu negócio.

Como 80% dos sites são criados a partir de templates, os formatos e paletas de cores foram elaborados pelas empresas de software a partir de estudos baseados na experiência do usuário. Então pode ser que você não encontre exatamente a combinação que imagina, mas não tem problema. Basta escolher um modelo que contemple uma das cores escolhidas para criar uma unidade visual.

Cuidados básicos de identidade visual para sua imobiliária vender mais

Nas imagens

Você não quer que a concorrência use as suas fotos para vender o imóvel que estão disputando, certo? Ninguém quer. Uma boa forma de evitar que as imagens sejam pegas “emprestado”, é colocando a sua marca d’água da sua logo nas fotografias. Preste atenção, no entanto, para que ela não fique muito grande ou forte demais, atrapalhando a visualização do imóvel pelo cliente.

Teste e escolha a melhor forma de garantir seu direito autoral sem atrapalhar a experiência de um comprador em potencial. Escolha uma imagem pequena e que possa ser replicada facilmente.

Formatação do texto também é importante para a identidade visual

A forma como um texto é colocado na página também pode ser mais ou menos atrativa, convidando o cliente a uma leitura mais fácil ou cansativa. Isso, acredite, também compõe a identidade visual da sua empresa, atraindo o público alvo com mais facilidade.

Por isso, evite blocos muito grandes de textos, corpo muito pequeno ou períodos inteiros em CAPS LOCK. São recursos cansativos, que acabam afastando o leitor, dando a impressão de cansaço visual.

Prefira frases curtas, de até 20 palavras, e parágrafos com, no máximo, cinco linhas, bem espaçados entre eles. Destaque as palavras-chave ou expressões muito importantes em negrito e/ou itálico. E não esqueça de linkar os textos para outros conteúdos relacionados, enriquecendo a experiência do leitor.

Cuidados básicos de identidade visual para sua imobiliária vender mais

 

Assim você estará agregando valor ao seu serviço e criando uma identidade visual que o ajudará a aumentar as vendas da sua imobiliária!

E você, como tem cuidado da identidade visual da sua imobiliária? Compartilhe com a gente a sua experiência!

Comentários

Posts Relacionados