Fifty – Mais oportunidades de negócio

Fifty – Mais oportunidades de negócio

Em diversos ramos a parceria tem sido uma solução eficiente para aumentar as vendas e os lucros, quando um se beneficia do ponto forte do outro para alcançar – e abocanhar – parcelas mais largas do mercado. Na área imobiliária não é diferente, apesar de muitos corretores ainda resistirem ao chamado “Fifty”, como é conhecida divisão meio a meio da comissão. Mas será que ela funciona mesmo? Como escolher o parceiro certo? Veja agora como conseguir o máximo desempenho através da parceria e como o Fifty pode abrir novas oportunidades na sua carreira.

Mas afinal, o que é e como funciona o Fifty?

A princípio, o Fifity (que em inglês, significa “50“) nada mais é do que a divisão igualitária da comissão quando dois corretores atendem o mesmo cliente. Isso pode ocorrer por vários motivos: necessidade de passar adiante um cliente seu já iniciado por algum problema de tempo ou saúde, fazer o acompanhamento atendendo a um pedido de algum corretor amigo, por indicação de um cliente para outro corretor ou busca voluntária por uma parceria – que é justamente o objeto desse post.

Na prática, a divisão tradicional da comissão é de 50% para cada um, salvo acordo prévio sobre outro percentual. O importante é que tudo deve ser muito bem esclarecido antecipadamente, de preferência previsto em contato, para que não haja nenhum mal entendido posterior.

Como a prática é bastante comum, acaba sendo comum também uma certa confusão entre os corretores que estão começando, que se surpreendem com a comissão pela metade quando pegam um cliente por indicação de outro corretor. Vale a pena lembrar,  o entanto, que o Fifty é uma ótima opção também para quem está começando e ainda têm poucos clientes na carteira.

Fifty - Mais oportunidades de negócio

Parceria ajuda a melhorar as vendas

Bem organizado, o Fifty é vantajoso para ambas as partes. Por exemplo, se você tem um cliente, mas é um corretor amigo seu que tem o imóvel ideal para ele, por que não sugerir uma parceria? Com certeza será muito melhor do que ficar enrolando o cliente esperando aparecer o imóvel certo, já que nesse meio tempo, muito provavelmente, ele vai acabar migrando para a concorrência.

Ao propor a parceria você satisfaz e ganha a confiança do cliente, agiliza o tempo de negociação e não perde a comissão. Além disso, se o cliente ficou satisfeito, já é meio caminho para a sua fidelização, o que pode render vários outros negócios.

Por outro lado, pode ser que você esteja sem tempo para a captação de imóveis, mas tem aquele corretor conhecido que é excelente nisso. Nesse caso, a parceria pode ser bastante duradoura, inclusive com encomendas específicas de determinados imóveis para certos perfis de clientes. A questão é que ao fazer Fifty, você está aumentando as suas oportunidades, aumentando também as possibilidades de ganhos. No final, é vantajoso para todo mundo.

Como escolher o parceiro certo para o Fifty

Alguns profissionais têm receio em fazer o Fifty e acabar se aborrecendo com o parceiro. Como ninguém quer dor de cabeça, é preciso cuidado na hora de fazer a sua escolha. Afinal, se costumam dizer que sociedade é igual a casamento, o Fifty não fica muito distante disso também.

Primeiro, é preciso saber escolher o parceiro. Procure alguém que seja profissional como você, e que preze a ética e o bom relacionamento com clientes e colegas de profissão. Se for possível, procure alguém com quem já tem alguma afinidade, com quem já tenha trabalhado antes e gostado ou que já tenha um bom nome no mercado.

O ideal também é que esse corretor tenha sua expertise voltada para uma aptidão complementar à sua, assim um supre deficiências do outro sem concorrência. Afinal, ambos estarão atrás do mesmo objetivo. É preciso também que essa pessoa tenha alguma experiência para que saiba exatamente o que está fazendo, seja responsável para não deixar furo e ético, para levar a negociação adiante sem perder a confiança do cliente. O ideal é que o corretor tenha um jeito de trabalhar parecido com o seu.

Fifty - Mais oportunidades de negócio

Deixe as regras bem claras

É preciso que as regras da parceria fiquem bem claras entre vocês, tanto da comissão até onde começa e onde termina atendimento de cada um ao cliente. A comissão, como o próprio nome já diz, deve ser dividida meio a meio, mas se vocês decidirem um percentual diferente para cada um, deixe bem claro – caso contrário vai valer o Fifty, que é a prática mais comum.

Por outro lado, o cliente também deve saber que você tem um parceiro no atendimento. Ele não precisa dar a sua autorização para ter uma terceira pessoa participando da negociação, mas é de bom tom e demonstra clareza e sinceridade no seu trabalho. Assim ele terá mais confiança ao saber que pode buscar informação com dois profissionais.

Esteja também sempre muito bem alinhados sobre o papel de cada um e/ou sobre o andamento do atendimento, para que não haja “bateção de cabeça”. A melhor forma de ficarem ambos sempre atualizados em relação ao andamento da negociação é com um CRM (Customer Relationsp Manager).

Além de automatizar diversas funções deixando o tempo mais livre, também reúne todas as informações sobre cada cliente em um só lugar. Assim ambos poderão acessar esses dados a qualquer momento que for necessário, sem precisar deixar o cliente esperando ou falar um com o outro.

 

Fifty - Mais oportunidades de negócio

Com o Fifty você pode aumentar seus ganhos criando oportunidades ilimitadas de negócios, e melhorar suas vendas.

E você, trabalha ou já trabalhou em parceria antes? O que achou da experiência? Conte para a gente a sua opinião aqui nos comentários!

Comentários

Posts Relacionados