Financiamento Imobiliário: como otimizar suas vendas

Financiamento Imobiliário: como otimizar suas vendas

Hoje com a crescente concorrência e com o nível de exigência cada vez maior dos consumidores, não dá nem para pensar em ficar acomodado. O corretor de imóveis que quer se destacar precisa apostar em truques e macetes para dinamizar suas vendas e, especialmente, não negar nenhum tipo de cliente. E como a maior parte das vendas é feita através do financiamento imobiliário, é preciso apostar na modalidade para melhorar seus resultados.

Financiamento imobiliário: burocrático sim, mas também lucrativo

As vendas à vista são mais rápidas e práticas? Sim, claro, mas o corretor de imóveis que só quiser trabalhar com elas vai perder uma infinidade de oportunidades.

O financiamento imobiliário pode ser mais burocrático e até lento, mas compensa pelo volume de vendas. Afinal, está cada vez mais difícil o cliente comum conseguir juntar o valor necessário para uma comprar casa ou apartamento à vista.

Só para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Acepip), no primeiro trimestre de 2017 os financiamentos para a casa própria somaram R$ 10,06 bilhões, mais de 40 mil imóveis.

No entanto, hoje o financiamento imobiliário já não está mais tão demorado quanto há alguns anos graças à tecnologia. Com as ferramentas certas você consegue agilizar o processo.

É claro que o corretor deve estudar o assunto, se tornar um conhecedor profundo de todos os aspectos que envolvem o financiamento imobiliário para não correr o risco de errar na documentação, por exemplo, e prejudicar o processo com o banco.

Financiamento Imobiliário: como otimizar suas vendas

Tecnologia a agilizar processo de liberação do crédito

A tecnologia, entretanto, é essencial para orientar mais assertivamente seu cliente e acelerar sua tomada de decisão e facilitar a aprovação do crédito. Levando tudo certinho e na medida para o agente financeiro, tudo corre de forma mais rápida.

É o caso, por exemplo, de fazer simulações online para que o cliente tenha noção real do seu poder de compra e ainda fica mais fácil conseguir condição mais favorável de acordo com o perfil do cliente.

Dessa forma, além de evitar frustrações, também é possível chegar ao imóvel certo mais rapidamente. A escolha certa reduz os custos a longo prazo e facilita a aprovação do crédito, reduzindo a burocracia.

Financiamento Imobiliário: como otimizar suas vendas

Organização da cartela de imóveis é essencial na negociação

Por isso, é essencial também que a sua própria carteira de imóveis esteja devidamente organizada, o que você consegue com um bom sistema para imobiliária. Tendo tudo organizado, você sabe exatamente quais os imóveis estão de acordo com as exigências do banco para o financiamento imobiliário.

Por outro lado, é preciso também saber se o proprietário do imóvel tem interesse em fazer a venda financiada. Dessa forma você evita frustrações de o dono se negar à venda na devolutiva da proposta e reduz as chances de desistência do negócio.

Financiamento Imobiliário: como otimizar suas vendas

Avaliação do imóvel pode interferir no financiamento imobiliário

Como corretor você sabe que várias vezes a concessão do crédito está relacionada a condições específicas do imóvel, como o valor pedido, dependendo do programa de financiamento imobiliário.

Por isso, é preciso muita atenção na hora da avaliação do imóvel, não apenas para que o preço seja justo, de acordo com o mercado imobiliário, mas para garantir que ele esteja de acordo com as condições financeiras do comprador, facilitando a aprovação do financiamento.

Seja consultivo e agregue diferenciais

Converse com comprador e vendedor para chegar a um valor que beneficie ambas as partes e que agilize a aprovação do crédito. Não esqueça de informar também todas as medidas que envolvem valores, como o pagamento de taxas, impostos, custas com cartório, valor inicial e final do financiamento imobiliário, juros, possibilidade ou não de uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou se é possível agregar renda, por exemplo.

Sendo consultivo, você estará criando diferenciais de atendimento, agregando valor ao ser serviço e agilizando o tempo de negociação. Lembre-se que quanto mais informações sobre o seu cliente você tiver, mais fácil será chegar ao imóvel certo e reunir todo o material necessário para financiamento imobiliário.

Por isso, se você se ater apenas aos clientes que podem pagar à vista você estará deixando passar um grande volume de vendas.

Financiamento Imobiliário: como otimizar suas vendas

E você, já está a par de todos os trâmites para ajudar seus clientes com o financiamento imobiliário? Tem mais alguma dica? Deixe sua sugestão aqui nos comentários!

Comentários

Posts Relacionados