Google Adwords para Imobiliárias e Corretores de Imóveis

Google Adwords para Imobiliárias e Corretores de Imóveis

Responda rápido: você está sabendo aproveitar as ferramentas de marketing digital para imobiliárias? Sim, porque não basta ter site, blog, anúncios e algumas páginas na redes sociais, é preciso saber usá-los. Afinal, você não quer ficar fora da disputa pelos cerca de 8 milhões de brasileiros que buscam informações sobre o mercado imobiliário todos os dias.

Isso mesmo, segundo pesquisa da comScore Media Metrix, 10% das pessoas que entram no ambiente online diariamente buscam dados sobre imóveis todos os dias – e por aqui são simplesmente 80 milhões de brasileiros conectados. É aí que entra o Google AdWords, uma ferramenta bolada pelo próprio Google e que ajudado corretores imobiliários a estourar nas vendas.

Como não dá para ficar fora dessa, nós resolvemos explicar direitinho o que é e como funciona o Google AdWords para ajudar você a aumentar sua presença online e ser encontrado muito mais facilmente pelos motores de busca.

Google AdWords: bombando com os links patrocinados

O objetivo das campanhas de divulgação é colocar o seu conteúdo – artigos ou anúncios – logo na primeira página, onde ficam os primeiros resultados da busca orgânica (cliques gratuitos) e links patrocinados (anúncios), certo? Os links patrocinados são bem facinhos de serem achados: eles ficam logo no topo, em destaque, e na coluna do lado direito da página. Como o próprio nome já diz, o anunciante paga um valor por clique para que o Google exiba seu anúncio relacionado à busca do consumidor.

No entanto, quem pensa que é só pagar e aparecer, como se fosse um leilão, muito se engana – e aí é que está o “pulo do gato” no Google AdWords para imobiliárias e corretores de imóveis. Na verdade esse sistema de publicidade online pode ser potencializado melhorando a sua colocação no ranking através das palavras-chave.

Google Adwords para Imobiliárias e Corretores de Imóveis

Palavra-chave, o início de tudo no Google AdWords

Claro que você vai usar a sua percepção do mercado para criar os anúncios mais assertivos, mas é a escolha e o uso das palavras-chave que vão dar objetividade à sua campanha. Só para você ter uma ideia, quando o sistema de buscas do Google foi criado, em 1998, os usuários faziam cerca de 500 mil pesquisas por dia – hoje já são mais de 2,3 milhões por segundo, mais de 100 bilhões por mês.

Para fazer o ranqueamento dos melhores resultados, os motores de busca levam em consideração nada menos que duas centenas de fatores, em apenas um oitavo de segundo. Então é claro que você tem que criar diferenciais para o seu conteúdo aparecer em uma boa colocação na hora da pesquisa. E, sim, todo mundo usa o sistema para pesquisar. Prova disso é que em 2013 o Google ficou fora do ar por apenas 5 minutos – tempo em que o tráfego global da internet caiu em 40%.

É aí que entram as palavras-chave, que são os termos mais comumente digitados espontaneamente pelos usuários. O que acontece é que, apesar de cada um ter seu próprio jeito de pesquisar, as pessoas têm uma tendência a usar conjuntos de palavras parecidos – como “apartamento em Botafogo”, “casa de luxo em São Conrado”. Assim, no mercado imobiliário esses conjunto geralmente são formados pelo tipo do imóvel (casa, apartamento, sala, terreno etc) + nome do bairro ou cidade.

O mais legal é que você não precisa “adivinhar” quais os termos mais digitados, já que o próprio Google criou ferramentas para ajudar você a escolher as palavras-chave mais digitadas de acordo com o imóvel que você tem a oferecer no seu anúncio, impulsionando a peça para os primeiros lugares na busca. O Google Keyword Planner é uma ferramenta do próprio Google AdWords que mostra as melhores opções para você usar.

Mas se você quiser dar uma espiada e ver quais as palavras-chave que estão gerando tráfego para os corretores de imóveis concorrentes, basta inserir o endereço do site que elas aparecem.

Google Adwords para Imobiliárias e Corretores de Imóveis

Use o Google AdWords para segmentar sua campanha de marketing digital

Você pode deixar sua campanha de marketing digital para corretores de imóveis ou imobiliárias ainda mais assertiva usando o Google AdWords para segmentar e criar anúncios ou grupos de anúncios específicos para cada tipo ou grupo de clientes. Para isso, basta usar as palavras-chave que mais têm a ver com cada momento ou situação.

Você varia a palavra-chave de acordo com seu objetivo: apenas atrair a atenção para seu site ou atingir um determinado grupo de pessoas para um lançamento, por exemplo. Palavras-chave mais amplas atingem uma quantidade maior de pessoas, mas sua campanha vai atingir muita gente que não está interessada naquele tipo de imóvel, por exemplo. Você ganha quantidade, sim, mas perde em qualidade. Já palavras-chave mais específicas atingem o alvo com mais precisão, mas têm o público mais reduzido – ganhando em qualidade.

Por fim, mas longe de ser o menos importante, você também pode usar o Google Adwords para atingir um público específico através da geolocalização, segmentando seus anúncios apenas para as pessoas de determinada região onde está havendo o lançamento, por exemplo. Dessa forma você aumenta as chances de seu anúncio aparecer sempre que for feita uma busca por aquele tipo de imóvel naquela região.

Google Adwords para Imobiliárias e Corretores de Imóveis

Viu como o Google AdWords pode ajudar você a incrementar suas vendas? Você adequa seus anúncios ao público-alvo, otimizando seus resultados e criando diferenciais sobre a concorrência.

Agora que você já sabe como usar o Google AdWords a seu favor, descubra outros fatores que o farão se tornar um corretor de imóveis de sucesso e prepare-se para estourar nas vendas!

Comentários

Posts Relacionados