Google Meu Negócio para sua imobiliária

Google Meu Negócio para sua imobiliária

Como corretor imobiliário que quer fazer diferença no mercado, com certeza você faz questão de acompanhar todas as novidades sobre marketing digital – mas sente que, de vez em quando, pode ser meio difícil ver os resultados que tanto espera.

Se você sente que ainda está “faltando alguma coisa” e que a concorrência está sempre um passo à frente, você pode estar deixando de lado uma ferramenta importantíssima para que a sua imobiliária tenha mais visibilidade online: o Google Meu Negócio.

Já ouviu falar, mas não sabe bem do que se trata? Não tem problema, nós vamos explicar direitinho porque ele é tão importante para a técnica de SEO surtir mais efeito e como pode ser fácil de usar. Mas prepare-se, porque depois que você colocar tudo em prática você realmente terá que otimizar seus dias para atender sua clientela. Pronto para começar?

O que é o Google Meu Negócio?

Pense bem: qual a coisa mais importante para que a sua imobiliária tenha visibilidade para seu público-alvo cada vez que um usuário escrever algumas palavras-chave na busca?

Estar bem posicionada nos resultados da pesquisa, claro, de (muita) preferência entre os primeiros 10 resultados da busca orgânica – aquela em que os cliques são gratuitos e você ganha muito mais confiabilidade do seu futuro cliente.

Google Meu Negócio para sua imobiliária

Como “agradar” aos motores de busca e seus algoritmos você também já sabe: as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são indispensáveis para fazer seus conteúdos (posts, anúncios e site) serem vistos.

No entanto, o marketing digital é muito mais do que “apenas” SEO e produção de conteúdo, ele conta cada vez mais com ferramentas desenvolvidas pelo próprio Google para ajudar o seu negócio a se destacar.

Uma dessas ferramentas é o Google Maps que você já deve conhecer aquele serviço muito bacana que utiliza mapas e localizações geográficas para que um usuário encontre praticamente qualquer endereço ou negócio a partir de informações bastante básicas. Basta digitar o nome da rua e o bairro, ou o nome do negócio e a região, por exemplo.

A partir daí o serviço de localização oferece o mapa com a opção de vista de satélite, trajetos e distâncias, isso tudo além de outras informações, como horário de funcionamento e contato, por exemplo. Só não chega quem não quer.

Google Meu Negócio para sua imobiliária

O Google Meu Negócio – totalmente gratuito e que, como todas as demais ferramentas do Google, procura integração entre as demais, sempre primando pela qualidade das informações que você tem a oferecer a seus clientes – é uma espécie de complementação do Google Maps.

Ou seja, é através do Google Meu Negócio que você inclui sua imobiliária, com todos os detalhes, no serviço de localização Google Places, que funciona juntamente com o Maps.

Além do Google Maps, a plataforma também mantém integração com outras, como o Youtube, conectado ao canal da sua imobiliária, se você tiver; e com o Google+, que é a rede social da Google, e onde sua imobiliária também deve ter um perfil.

Benefícios do Google Meu Negócio para imobiliárias

Com o Google Meu Negócio sua imobiliária está sempre em destaque, colocada bem à frente do seu público em potencial todas as vezes que fizerem uma busca pela pesquisa ou pelo Google Maps.

Melhor, seus futuros clientes podem ver detalhes da sua imobiliária, como imagens, horário de funcionamento, meios de contato, como chegar, endereço do site etc. Para isso basta manter as informações atualizadas.

Em relação às imagens, o Google Meu Negócio cria diferenciais que colocam seu cliente já dentro da sua imobiliária. Você pode escolher imagens para a área interna, para o street view (fachada e arredores) e fotos gerais de seus produtos, como os imóveis da sua base, lançamentos etc.

Google Meu Negócio para sua imobiliária

Divulgação espontânea

Mas há outro aspecto muito interessante no Google Meu Negócio, que é a possibilidade de ser avaliado publicamente pelos seus clientes. Você sabe que a Google preza sempre pela qualidade dos serviços e por isso os algoritmos dos motores de busca levam alguns critérios muito a sério.

Além da colocação intuitiva das palavras-chave, as imagens devem ser de ótima qualidade e o conteúdo sempre original (cópias não são bem-vindas), relevante e atualizado. Isso porque a experiência do consumidor é o que conta – e quanto melhor for a jornada de venda, mais valor tem para o Google.

Dentro desse mesmo pensamento, portanto, há o espaço de avaliação dos usuários através de comentário e classificação de uma a cinco estrelas, com um resumo da média de avaliações realizadas até o momento.

Para o corretor imobiliário, isso funciona de duas formas: como divulgação espontânea de clientes satisfeitos, o que gera maior credibilidade para futuros clientes, e como incentivo para prestar serviços cada vez melhores.

Proponha um tour visual

O que o cliente que for à sua imobiliária física vai encontrar? Mostre o ambiente aconchegante e acolhedor proporcionado pela decoração e pelos funcionários da sua empresa, do cafezinho à área vip. O Google Meu Negócio proporciona a você a possibilidade de oferecer um tour visual de 360 graus, incentivando seu público a procurá-lo.

Mesmo que o contato seja todo online, o tour valoriza o seu espaço, empresta maior profissionalismo e seriedade quando o lead visualiza a sua estrutura. Mesmo que seja um home office, capriche nos diferenciais e consolide sua marca no mercado.

Não sabe como fazer? Não tem problema, o Google Meu Negócio faz a ponte para que você encontre um fotógrafo profissional do Programa Trusted para impulsionar o seu negócio com o tour 360º. Você busca no índice referente à sua região e cidade e entra em contato com o fotógrafo especializado.

Google Meu Negócio para sua imobiliária

Google Meu Negócio e SEO: qual a relação?

Quando você cadastra sua imobiliária no Google Meu Negócio, na realidade você está entrando para uma plataforma totalmente organizada – e, é claro, que valoriza a otimização em SEO com tudo o que ela tem direito.

Pense em uma página do Facebook. O Google Meu Negócio é basicamente assim, com todas as suas informações concentradas em um só lugar e que, como é uma página do Google, também as divulgará na página de pesquisa.

Assim, a página do Google acaba sendo uma página personalizada da sua imobiliária, com tudo exibido de forma organizada, o que colabora com as técnicas de SEO. Da mesma forma, o SEO também deve ser utilizado na hora de preencher suas informações no Google Meu Negócio, otimizando os resultados na busca.

Faça uma experiência depois que preencher o cadastro, digitando palavras-chave para identificar sua imobiliária entre os resultados mais relevantes. Não está aparecendo? Melhore suas informações, maximizando a frequência com que seu público alvo visualiza sua empresa nos resultados de pesquisa local.

Para isso, preste atenção em alguns detalhes. Informações precisas e completas, por exemplo, são mais facilmente correspondidas às pesquisas certas: endereço físico, horário de funcionamento, categoria, contatos, telefones etc.

  • Se a sua imobiliária passou por alguma mudança, atualize suas informações o mais rápido possível. Lembre-se que resultados locais favorecem os resultados mais relevantes para cada pesquisa, por isso seus dados específicos são tão importantes.
  • Os locais na imobiliária devem ser verificados. A ficha cadastral da sua empresa pode ser verificada por cartão postal, telefone, e-mail, instantaneamente ou em massa, para empresas com mais de 10 locais. É o caso de imobiliárias com filiais espalhadas por regiões da cidade ou do estado, por exemplo.
  • Gerencie e responda ao maior número possível de comentários. Da mesma forma que nas redes sociais a interação com seu público é um fator decisivo. Responder aos comentário demonstra que você valoriza a opinião de seus leads e clientes, favorecendo a experiência de compra

Google Meu Negócio para sua imobiliária

Mas vá além: incentive-os a fazer comentários com um link direto para isso. Comentários positivos melhoram a visibilidade da sua imobiliária e aumentam as chances de captação de leads qualificados, mas responda também aos comentários negativos de forma simpática, respeitosa e criativa. Quem sabe você não consegue reverter a situação?

  • Adicione fotografias às suas fichas. Você já sabe que os motores de busca do Google valorizam (e muito) imagens bem feitas e de boa qualidade. Então trade sua página no Google Meu Negócio com o mesmo carinho com que trata o seu site imobiliário ou seus anúncios nos portais.

As fotos devem ser também confiáveis – ou seja, corresponder à realidade – e atrativas, mostrando que seus clientes podem confiar no que estão vendo.

Tudo isso o corretor de imóveis pode fazer a qualquer momento e de qualquer lugar, já que o Google Meu Negócio disponibiliza também aplicativo para smartphones e tablets.

Entenda como o Google classifica os resultados locais

Como já dissemos, os resultados locais são os mais relevantes, mas você já deve ter percebido que nem todos aparecem simultaneamente. Por isso, se você compreender quais os critérios de classificação, pode ficar mais fácil se encaixar neles.

Basicamente, os resultados são hanqueados a partir de 3 critérios: proeminência, relevância e distância, não necessariamente nessa ordem, porque os resultados são combinados para oferecer ao usuário o melhor resultado para o que ele precisa.

Na prática isso significa que o Google pode indicar, nos resultados locais, uma imobiliária mais distante do que a sua em relação ao usuário porque entende que aquela tem o que ele precisa – e a sua não.

Google Meu Negócio para sua imobiliária

Relevância – Determina a melhor combinação entre um usuário e uma ficha local. Por isso as informações completas são tão importantes, elas ajudam ao Google entender melhor como a sua imobiliária funciona e a relacionar a pesquisas relevantes.

Proeminência – Leva em consideração a popularidade do seu negócio, inclusive no mundo offline, mas avalia também as informações da web sobre a empresa (posts, artigos, diretórios, etc).

Quanto mais avaliações e classificações positivas ela tiver, melhor será sua classificação local. Como os resultados da web também são incluídos, o SEO é fundamental também otimizam o resultado da pesquisa local.

Distância – É, como o próprio nome diz, o espaço físico entre o termo de local usado na pesquisa e cada resultado da pesquisa em potencial. Se o usuário não especificar o local na hora da pesquisa, o Google irá calcular a distância com base nas informações que tem sobre a localização desse mesmo usuário.

Avalie seus resultados e adapte sua estratégia se for preciso

Uma das muitas vantagens do marketing digital é que nele tudo pode ser medido – e, portanto, redirecionado se não estiver funcionando. Com o Google Meu Negócio não é diferente, já que a ferramenta fornece informações privilegiadas sobre a divulgação da sua imobiliária e a resposta do seu público alvo.

Assim, você pode saber como ele interage com o seu negócio, como seus leads o encontraram, de onde vêm. Você têm acesso aos insights da sua empresa nos últimos 30 dias, com informações sobre visualizações, novos seguidores e cliques.

Dessa forma você pode investir mais na mídia que está dando certo, reavaliar canais que não funcionam tão bem, trocar sua estratégia de captação de leads ou simplesmente se manter no caminho certo. Tudo transparente e fácil de entender.

Clique e chamadas – Mostra o número de cliques no número de telefone do seu negócio, e de visitas ao seu site imobiliário e de solicitações de rotas de direção.

Visualizações – Veja quantas vezes os clientes encontram seu negócio no Google e compreenda as tendências ao longo do tempo.

Rotas – Quantas pessoas estão solicitando a rota até a sua imobiliária.

Google Meu Negócio para sua imobiliária

Corretor de imóveis individual também pode usar o Google Meu Negócio

Adorou o Google Meu Negócio mas  é corretor de imóveis individual e não tem um endereço físico? Não se preocupe, você pode usar a plataforma da mesma forma, mesmo trabalhando de casa ou de um coworking. Basta optar para que seu negócio apareça sem endereço físico.

Mas se você tiver um home office caprichado e quiser mostrá-lo para seus clientes, também não tem problema. Você tanto pode trabalhar sua imobiliária no Google Meu Negócio mostrando fisicamente seu negócio como apenas seu endereço virtual.

Como cadastrar sua imobiliária no Google Meu Negócio

Agora que você já sabe como o Google Meu Negócio pode ajudar a alavancar a presença online da sua imobiliária, está na ora de fazer o cadastro e entrar de vez no mundo da visibilidade.

O primeiro passo é fazer um cadastro usando seu e-mail e senha do Google – e se ainda não tiver, já está mais do que na hora de fazer um.

Dica: se você já usa um para o Google Adwords, pode ser esse mesmo, aproveitando para incorporar mais essa ferramenta ao perfil.

Aparecerá uma caixa de “Busca”, onde você deverá colocar o nome da sua imobiliária para checar se o endereço já está cadastrado. Se já estiver, basta clicar em “Adicionar sua empresa” logo abaixo do endereço. Se não estiver, insira o endereço completo e clique em “Digitei corretamente meu nome e endereço”.

Agora preencha o formulário que aparece a seguir com nome, país, região etc. Em “Categoria”, a sugestão é colocar “serviços” para sua imobiliária. Não esqueça de marcar a opção de encontrar sua imobiliária no Google Maps. Termine de preencher e clique em “Continuar”.

Na próxima tela marque “Estou autorizado a gerenciar essa empresa  (…)”. Na sequência, clique em “Enviar meu código por e-mail” por por cartão postal, que será a verificação do seu endereço.

Sua página já foi criada e agora o Google Meu Negócio oferecerá um tour, que você pode ou não assistir, antes de personalizar a sua página.

Google Meu Negócio para sua imobiliária

Personalize sua página no Google Meu Negócio 

O primeiro passo é preencher o cabeçalho da página com as informações sobre nome, descrição, telefone, horário de atendimento, endereço do website, endereço físico e foto. Para a imagem, a dica é, neste espaço, colocar a logo da sua marca. Esse é um passo importante para a consolidação da comunicação visual da sua imobiliária.

Já na descrição, fale um pouco sobre o modo de operar da sua imobiliária, a região, o tipo de imóveis que negocia e os serviços imobiliários que presta. É a hora também para falar sobre alguma especialidade ou serviço diferenciado.

Pronto, a partir daí você agora está pronto para aproveitar todos os benefícios que o Google Meu Negócios oferece para a sua imobiliária. faça seu cadastro e depois conte para a gente como sua vendas aumentaram com mais visibilidade online!

Comentários

Posts Relacionados