Home Staging você sabe o que é?

Home Staging você sabe o que é?

Buscar novas formas de atrair o interesse do cliente não é tendência, é obrigação de todo corretor de imóveis. Uma forma de melhorar cada vez mais a apresentação de imóveis não é exatamente nova, mas está fazendo cada vez mais sucesso em terras brasileiras. O Home Staging, que já é uma prática antiga e bastante comum nos Estados Unidos, está sendo adotado por grande parte das imobiliárias que buscam diferenciais para seu público-alvo. Mas você sabe o que é e como fazer? Descubra tudo sobre o assunto agora e veja por que essa prática é tão eficiente.

Home Staging foi criado na década 70

Todo mundo já deve ter visto pelo menos um filme em que o corretor de imóveis coloca cookies para assar antes do cliente chegar para ver a casa. E é bem por aí que começa a história do Home Staging, um recurso que visa fazer o visitante se sentir como se já estivesse morando no imóvel – sim, e com direito a cheirinho de biscoito recém-assado, bem suave.

Mas se você pensou logo naquela frase “visite nosso apartamento decorado” está indo pelo caminho errado. Home Staging não se trata de decoração, mas de uma preparação do local para uma aprovação imediata. É brincar com os sentidos, criando ambientes envolventes – mas despersonalizados.

A técnica aprimora o imóvel usando elementos de marketing, design de interiores e merchandising com uma pegada de psicologia. Chega até a lembrar um pouquinho de branding, só que ao contrário.

Quando o imóvel já está decorado, por exemplo, o Home Staging retira qualquer referência aos moradores, como peças personalizadas, retratos, imagens, referências a gostos pessoais e aos antigos proprietários. Com isso, a índice de rejeição ao imóvel cai drasticamente. Quando o imóvel está vazio, é elaborado um estudo sobre o melhor design de interior e criado um novo visual.

Home Staging você sabe o que é?

Mais valorização e rapidez na venda do imóvel

No entanto, o serviço oferecido pelas imobiliárias aos proprietários que querem vender imóveis não é feito por elas. Há empresas e profissionais especializados na consultoria de Home Staging e que utilizam esse mix de técnicas para atingir seus objetivos. E conseguem.

Só para se ter uma ideia, o Home Staging é tão popular entre os americanos que 8 entre 10 casas à venda têm o serviço. As estatísticas mostram que ele é responsável por reduzir o tempo de venda em até 78%, chegando a valorizar em até 30% a mais, o que acaba aumentando também o valor da comissão.

Vantagens do Home Staging começam já nos anúncios

Mas se o Home Staging é um verdadeiro empurrão na decisão do comprador durante a apresentação do imóvel, as vantagens de um ambiente acolhedor começam já nos próprios anúncios. Como o imóvel se torna uma vitrine, acaba chamando mais a atenção nos portais imobiliários, ganhando relevância entre os demais.

Hoje sabe-se que 90% das pessoas interessadas em comprar imóvel fazem uma pré-seleção baseada nas fotografias online. Por isso o Home Staging deve ser feito antes de fotografar o imóvel, para que ele possa cumprir seu papel tanto no mundo físico quanto no virtual. E quanto mais atraente estiver, mais compradores em potencial ele vai atrair.

Home Staging você sabe o que é?

Confira 5 dicas para fazer Home Staging

1 – Nada de bagunça

Às vezes nem a gente consegue viver na nossa própria bagunça, ainda que consiga encontrar tudo o que precisa. Então imagine a impressão de alguém de fora. O primeiro passo para afzer o Home Staging é acabar com a confusão de objetos fora do lugar, roupas espalhadas, livros e papéis jogados. Se tudo tem seu lugar certo, é lá que deve ficar.

2 – Tire todas as referências aos antigos moradores

Elimine qualquer traço dos moradores antigos, é preciso despersonalizar o ambiente. Deixe fotografias, flâmulas, pôsteres, referências religiosas, objetos pessoais longe da visão dos visitantes. Tire também tudo o que estiver em excesso, como quadros e objetos. Essas coisas acabam desviando a atenção do futuro comprador.

3 – Espalhe espelhos estratégicos pelos ambientes

Eles ajudam a ampliar os cômodos e dão sensação de aconchego. Quando colocados na posição adequada os espelhos são ótimos aliados do Home Staging.

4 – Atenção à iluminação

A iluminação natural é importante, afinal ninguém quer precisar ficar com as luzes acesas o dia inteiro. Troque cortinas pesadas por outras mais leves e fluídicas, abra as janelas, deixe a luz do sol entrar – ela significa saúde.

Mas não descuide da iluminação artificial – acenda mesmo durante o dia. A luz branca é considerada muito dura, já a amarela é mais confortável. Opte por ela em pontos estratégicos e indiretos, como em abajures, spots etc.

5 – Cheirinho de bolo para dar água na boca

E, por fim, a dica lá do início do post: o cheirinho de bolo ou de cookie. Coloque para assar uns 15 minutos antes da hora combinada e deixe se espalhar pela casa suavemente. Assim, sempre que ele sentir aquele cheirinho vai associar com a sensação de acolhimento daquele imóvel e ao seu atendimento personalizado.

Home Staging você sabe o que é?

E você, já conhecida o Home Staging? Já fez alguma vez, qual foi o resultado? Conte para a gente a sua experiência!

Comentários

Posts Relacionados