Ibuyer

Ibuyer

Corretor, será que você está realmente preparado para as mudanças que já estão surgindo no mercado imobiliário? A reboque da tecnologia, da necessidade premente de mais agilidade no setor e das novas exigências do consumidor, surge uma nova forma de negócio que, ao que parece, deve se tornar global: o iBuyer.

Começando a ser conhecido como “Uber dos imóveis”, o iBuyer deve reformular todo o mercado imobiliário como o conhecemos hoje. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos só a Zillow Offers tem uma previsão de receita de US$ 22 bilhões para os próximos 5 anos.

E a Zillow é apenas uma das grandes referências em iBuyer nos EUA, ao lado de empresas como a Knock, Offerpad e Opendoor.

Mas se você pensa que isso ainda está longe de chegar aqui, está precisando se atualizar. A ZAP Imóveis já adotou o modelo, ainda que com algumas diferenças em relação ao americano – favorecendo os corretores.

Mas você sabe o que é o iByer e o impacto que ele terá no mercado? Veja como funciona essa nova forma de fazer negócio e onde você vai se encaixar nele.

Ibuyer

O que é o iBuyer

iBuyer é uma junção da palavras em inglês instant + buyer (comprador instantâneo) – e basicamente é isso mesmo.

O modelo utiliza a big data (uma quantidade imensa de dados gerados, organizados e armazenados) para encontrar, avaliar e gerar propostas de negócios diretamente com os proprietários.

Através da inteligência artificial, a empresa identifica e avalia imóveis que estão no mercado e faz propostas de pagamento à vista para os vendedores. Dessa forma, ela desburocratiza o processo e reduz a quantidade de imóveis ociosos. O que ela ganha com isso?

Simples, é aí que vem a segunda parte do processo. Uma vez a proposta aceita, a empresa o reforma e o coloca novamente à venda.

Tudo fica bem mais rápido e ágil não só pelo uso da inteligência artificial no processo. Acontece que, nos EUA, o modelo elimina a figura do intermediário, ou seja, do corretor. Por aqui, no entanto, a história está sendo diferente.

Ibuyer

Estratégia: modelo brasileiro mantém corretores e imobiliárias

No modelo brasileiro do iBuyer que está sendo aplicado pelo Grupo ZAP, corretores e imobiliárias são os responsáveis pela indicações. São eles que indicam os imóveis com melhor potencial de venda.

A partir daí, aí sim com base na tecnologia, os dados são analisados para verificação da viabilidade do negócio. São levados em consideração pontos como demanda, oferta, complexidade da reforma, preço, características etc.

Assim, a ideia do grupo ZAP é justamente conectar os dados do maior banco de oferta e demanda imobiliária do país ao seu time de profissionais, possibilitando decisões racionais e ofertas mais rápidas – principais características do iBuyer.

iBuyer traz mais liquidez para o setor

São várias as vantagens do iBuyer para o mercado imobiliário. Uma delas é a maior liquidez. Hoje, por exemplo, estima-se que 50% dos pedidos de financiamento imobiliário sejam negados. Como o modelo pressupõe a compra a vista com suporte da empresa interessada, menos imóveis ficarão ociosos.

Por outro lado, deverá haver também redução no tempo da jornada de compra. Hoje, um imóvel leva em média 468 dias para ser vendido. A expectativa é que o iBuyer reduza em até 10 vezes essa espera.

Para os proprietários as vantagens também são muitas. Por exemplo, não haverá mais necessidade de reformar para vender, evitando o risco de depreciação do imóvel.

Da mesma forma, como o tempo de venda será menor, ele também economizará no pagamento de taxas e impostos. Afinal, é preciso pagar condomínio e IPTU durante o período de ociosidade.

Além disso, a economia também se refletirá nas taxas de venda, que no modelo são inexistentes.

Ibuyer

Verdadeira revolução no mercado

O iBuyer já está sendo considerado uma verdadeira revolução no mercado, um momento ímpar no setor. A expectativa é tão grande que o grupo ZAP pretende adquirir de 200 a 300 imóveis nos principais centros urbanos do país – só os primeiros 12 meses.

Para os corretores essa é uma excelente oportunidade para se atualizar. É importante estar preparado e qualificado para esse novo modelo de negócios.

A dica é apostar em soluções tecnológicas impactantes para seus clientes, como softwares especializados. O Imobzi, por exemplo, oferece total integração com os principais portais – inclusive o ZAP Imóveis – além de muitas outras funcionalidades.

Comece a se preparar para esse novo momento do setor e veja suas vendas decolarem junto com o mercado imobiliário!

Você já conhecia o iBuyer? Qual a sua expectativa a respeito? Conte para a gente a sua opinião aqui nos comentários!

Comentários

Posts Relacionados