Inovações tecnológicas no mercado imobiliário

Inovações tecnológicas no mercado imobiliário

Há quem diga que o mercado imobiliário não é mais o mesmo. E vai estar certo. Apesar de ser altamente tradicional, também é vanguarda, sempre de olho nas inovações tecnológicas. Este, aliás, é um dos motivos pelos quais o setor superou tão bem a crise causada pela pandemia do coronavírus.

É verdade que em vários ramos diversas tendências foram aceleradas em cerca de uma década nestes tempos difíceis. Entretanto, poucos profissionais tiveram tanto apoio das inovações tecnológicas quanto os corretores de imóveis.

Muitas iniciativas que começavam a despontar hoje fazem parte do dia a dia da imobiliária. Deixaram de ser tendências para serem garantia de competitividade, exigências do mercado e do próprio consumidor.

Facilitam a vida da empresa, dos clientes, do corretor, agilizam os processos, barateiam custos e ainda garantem a segurança sanitária necessária e tempos de pandemia.

Mas será que você, corretor, conhece todas elas ou lhes dá a devida importância? Veja quais são as principais inovações tecnológicas para o mercado imobiliário e descubra se você está ou não pronto para manter a competitividade no setor.

Inovações tecnológicas que você precisa ter

No mercado imobiliário tudo é uma questão de investimento: de dinheiro, de tempo, de expectativa, de boa vontade. Não necessariamente juntos ou nesta ordem, mas é preciso estar aberto a novas possibilidades.

O bom das inovações tecnológicas é que hoje, são bastante variadas. É possível escolher desde as mais simples e baratas às mais sofisticadas e caras. Conheça e decida quais são para você!

Inovações tecnológicas no mercado imobiliário

Placa virtual

Aqui as inovações tecnológicas esbarram na tradição: são as placas virtuais. Na verdade, elas não passam de placas mesmo, instaladas no terreno ou no imóvel.

A diferença é que em vez dos dizerem convencionais, ela ostenta apena sum QR Code. Basta apontar a câmera do celular para este código de barras bidimensional para o interessado ter acesso às mais diversas informações sobre o imóvel.

O celular deve ter um aplicativo de leitura de QR Code, que pode ser baixado gratuitamente em qualquer loja de app se já não tiver instalado de fábrica no smartphone.

Inovações tecnológicas no mercado imobiliário

Drones

Os drones são inovações tecnológicas que já conquistaram vários mercados, e o imobiliário não poderia ficar de fora.

Esses gadgets aéreos não tripulados já caíram no gosto do povo e são uma verdadeira mão na roda para os corretores.

Com eles é possível fazer fotos e vídeos dos imóveis por dentro e por fora, de ângulos antes inimagináveis.

É o caso de uma visão aérea de uma propriedade à venda ou a visualização de todo o caminho até a padaria mais próxima, por exemplo.

Dessa forma, o mercado imobiliário hoje já utiliza os drones em praticamente todas as etapas, da construção do edifício, à venda e pós-venda.

Por outro lado, há drones de preços super variados, equipados com câmeras com excelente definição. O corretor pode começar com um drone mais simples e ir mudando de modelo de acordo com o andamento dos negócios.

Inovações tecnológicas no mercado imobiliário

Tour virtual

O tour virtual é uma das inovações tecnológicas que mais têm feito sucesso. É possível fazer o cliente se sentir como se estivesse, de fato, caminhando por cada cômodo do imóvel e até vendo a paisagem pela janela.

Tem para todos os fins, gostos e bolsos. Pode ser feito através de imagens 360 graus, obtidas por uma câmera 360 graus com link gerado através de plataformas específicas, através de modelos digitais 3D ou ainda com drones.

As versões mais sofisticas utilizam óculos que aumentam a sensação de realidade (realidade aumentada). Com eles pode ser possível até trocar móveis de lugar para testar a decoração ou mesmo atravessar paredes para identificar possíveis mudanças estruturais.

Inovações tecnológicas no mercado imobiliário

Atendimento virtual

Todo corretor sabe que o atendimento deve ser seu grande diferencial. Por isso as inovações tecnológicas são uma ótima forma de agilizar todo o processo e facilitar o andamento da negociação.

Assim, o chatbot, por exemplo, é a garantia de um primeiro atendimento de qualidade. Basta programar o robozinho para responder aos principais questionamentos e então encaminhar o cliente para a equipe.

Além disso, essa é uma inovação tecnológica para todos os bolsos. Os mais simples já dão conta do recado. Entretanto, há também os mais sofisticados com inteligência artificial para aprender com o uso. Assim melhoram cada vez mais a comunicação e a experiência do cliente, contando pontos para a sua imobiliária.

Inovações tecnológicas no mercado imobiliário

Plataformas responsivas

Celular, tablet, notebook… Seu site navega bem em qualquer mídia? Permanece veloz e intuitivo, bem adaptado a cada diferente formato?

As plataformas responsivas são uma das inovações tecnológicas que mais fazem diferença na hora de conquistar ou perder um cliente.

Afinal, da mesma forma que um lead encontra a sua imobiliária, também pode deixá-la por outra com melhor performance.

Por outro lado, há sistemas completos para o seu negócio imobiliário que reúnem diversas inovações tecnológicas.

O Imobzi, por exemplo, traz tudo o que sua imobiliária precisa na ponta dos dedos: CRM integrado, Funil de Vendas, site imobiliário responsivo, controle financeiro, Rede Social de Negócios para buscar parcerias lucrativas, gestão completa de locação e muito mais.

Venha conhecer o Imobzi e experimente gratuitamente, você vai elevar seus negócios a um outro nível de sucesso!

Comentários

Posts Relacionados