O logotipo de imobiliária ideal para seu negócio

O logotipo de imobiliária ideal para seu negócio

A comunicação visual é um dos principais fatores de divulgação de qualquer negócio, já que é através dela que sua imobiliária vai criar identidade com seu público alvo. A escolha do logotipo, portanto, deve ser muito bem pensada, de forma que cause o impacto necessário para ficar no subconsciente coletivo, remeta à função à qual a sua marca se dispõe, reflita sua missão e agregue valor ao seu serviço. Mas como definir o logotipo ideal? Veja como escolher dentre tantas opções sem correr o risco de cair no senso comum nem ficar tão parecido com o que já existe que possa ser confundido com o concorrente.

Entendendo o princípio da comunicação visual  

Tudo o que envolver a identidade da sua imobiliária deve ser pensado com cuidado. Da escolha do nome às cores que você usará, deve haver uma harmonia de informações. Afinal, são elas que entregarão a sua mensagem ao público em primeiro lugar. E é justamente este o objetivo da comunicação visual, fazer com que sua marca seja reconhecida instantaneamente, ficar na memória coletiva de forma que seja lembrada sempre que qualquer assunto imobiliário vier à tona, passar a ideia de credibilidade, respeito e segurança ao cliente. O projeto de comunicação visual, portanto, deve ser abrangente e respeitado, tanto nas cores e design do site quanto em qualquer material offline e online, como correspondências, e-mails, cartões de visita, folders, tarjas e marcas d’água em fotos etc.

Logotipo deve ter elemento de reconhecimento imediato

Você já deve ter reparado que a maioria das imobiliárias tem como logotipo uma casa, uma chave ou alguma coisa que remeta à lembrança de um imóvel, certo? Isso acontece para que a mensagem seja entregue ao receptor (cliente) da forma mais rápida e direta possível, sem risco dele confundir a sua empresa com um negócio de outro ramo. No entanto, isso acaba acarretando que a maioria das imobiliárias ficam com suas logos muito parecidas. O ideal, então, é você agregar elementos que a tornem única. Mas lembre-se: seu logotipo deve ser simples, de fácil entendimento, sem um layout muito complicado ou muitos elementos.

Defina o posicionamento da sua empresa?  

Como você quer que vejam a sua imobiliária? Como uma empresa de elite, popular, tradicional, arrojada e moderna, pioneira em algum aspecto? Defina este conceito para definir também a cor do seu logotipo, usando os princípios da cromoterapia. Laranja, por exemplo, remete ao calor, ao aconchego; vermelho, à paixão, mas também ao arrojo, à ousadia. Já o verde remete às empresas que prezam pela sustentabilidade, lidam com arquitetura e condomínios ecológicos, lembrando também crescimento, juventude. Marrom e preto, por outro lado, são cores mais tradicionais, cinza, dourado e prata, lembram sofisticação, exclusividade, como uma imobiliária voltada para imóveis de luxo, por exemplo.

Veja como escolher a fonte e a imagem  

Você deve aplicar o mesmo princípio à escolha da fonte e do desenho. O que melhor define a sua marca? Qual o público alvo? Fontes muito elaboradas remetem à sofisticação, tradição, elite; fontes mais retas e simples dão um tom de modernidade. Por outro lado, fontes com tracinhos que arrematam as hastes (conhecidas como serifas), inspiradas nas antigas letras romanas, transmitem conhecimento e tradição; as itálicas, aquelas que parecem escritas à mão, lembram movimento e velocidade; já as grossas (bolt), são a sensação de solidez; exatamente ao contrário das fininhas (light), que passam a sensação de leveza.

Por outro lado, a imagem ou desenho deverá descrever sem palavras o que é a sua imobiliária, de forma impactante, rápida e original – por isso nada de copiar o logotipo de outras imobiliárias. Se você quer uma casa, há várias formas de desenhá-la sem ser cópia de ninguém, por exemplo. Mas tenha em mente alguns fatores, como a curvatura das linhas: quanto mais angulares e pontudas, mais agressivas e masculinas, quanto mais arredondadas, mais orgânicas e acolhedoras.

Como escolher sem copiar? Use a criatividade, a pesquisa ou um bom profissional  

Você não deve copiar, mas isso não significa que você não possa pesquisar para buscar inspiração. Você pode buscar referência tanto na concorrência quanto em negócios de outros ramos também (uma dica, é visitar a galeria de logotipos www.logopond.com), o importante é que o seu produto final seja um logotipo original, que agregue valor à sua imobiliária e o faça destacar-se entre as demais. Há vários profissionais especializados neste tipo de produção que podem ser contatados online, através de sites de concorrência criativa. Além de um preço bem acessível, você dá a orientação necessária e pode acompanhar todo o processo.

Quando ele estiver pronto, não esqueça de registrar seu logotipo para garantir seus direitos sobre ele. O registro deve ser feito no Instituo Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para evitar qualquer cópia do seu logotipo novo. Lembre-se de que seu logotipo deverá constar em todos os materiais impressos ou online que você enviar pela imobiliária reforçando cada vez mais sua marca no mercado.

E você, já tem ou está pensando em mudar seu logotipo? Quais os elementos que você usou para transmitir sua mensagem? Conte para a gente a sua experiência, sua participação é muito importante para nós! 

Comentários

Posts Relacionados