O que é Coworking e como investir nesse mercado?

O que é Coworking e como investir nesse mercado?

O modelo não é exatamente novo, mas se fortalece cada vez mais. E para o corretor que está sempre em busca de novas oportunidades, essa pode ser uma grande chance de renovação – e em vários sentidos. Mas será que você já conhece bem o Coworking e sabe como aproveitar esse mercado?

O conceito de Coworking surgiu há mais de 20 anos, mas só em 2005 foi realmente posto em prática com o primeiro espaço físico colaborativo em São Francisco, na Califórnia (EUA).

Desde então a ideia não só deu certo, como se multiplicou. Hoje, é uma das grandes tendências em ambiente de trabalho, trazendo várias vantagens, inclusive, sobre o home office.

Mas como será que o corretor de imóveis pode aproveitar esse mercado que não para de crescer? É aí que fica ainda melhor: há, pelo menos, duas formas de aproveitar muito toda a inovação do Coworking.

O que é Coworking e como investir nesse mercado?

Antes de mais nada: o que é Coworking?

Coworking é um espaço profissional dividido por pessoas de diferentes profissões e áreas, equipado com tudo o que você precisa mas com um sistema de usabilidade bastante flexível – e acessível.

Formados por ambientes inspiradores e estimulantes, os Coworkings acabam sendo muito mais do que meros escritórios. Na verdade os espaços são bastante variados, indo desde escritórios individuais ou compartilhados e estacionamento a auditório e salas de reuniões.

E não importa se você é um profissional autônomo ou uma empresa, você pode pagar uma mensalidade ou apenas o tempo de uso, pode escolher um lugar fixo ou decidir trabalhar cada dia em um local diferente.

O melhor é que ainda conta com suporte – como wi-fi, suporte com recados, escritório virtual, copa, coffees, secretária, recepcionista, impressoras, mobiliários e equipamentos em geral e ainda vários serviços auxiliares, como motoboy, serviços de limpeza, etc – e possibilidades incríveis de networking.

Como o corretor pode aproveitar o Coworking

Para o corretor o Coworking traz pelo menos duas boas oportunidades. A primeira delas é o nicho em si, que não para de crescer. Há empresas, por exemplo, que se espalham por todo o país, levando espaços diferenciados às mais diferentes regiões.

E como a demanda é grande, nesse movimento de expansão há uma grande busca por imóveis com as características desejadas. O corretor que ficar atento a esse modelo de negócio com certeza encontrará vários clientes se tiver ofertas assertivas.

O que é Coworking e como investir nesse mercado?

Conheça de perto o funcionamento do Coworking

O primeiro passo, então, é conhecer bem o funcionamento do Coworking e o que essas empresas procuram em um imóvel. Aí vale tanto uma boa pesquisa pela internet como a velha e boa pesquisa de campo.

Saia, visite, fique interado do funcionamento dos Coworking e pense nos diferenciais imobiliários para um espaço destes. Lembre-se que é um empreendimento que deverá abrigar múltiplas empresas, das mais variadas áreas.

A localização, então, é ainda mais importante, inclusive para nortear as ações do empreendimento, mas também os aspectos legais. Antes de oferecer o imóvel para seu cliente, não esqueça, por exemplo, de verificar se ele está licenciado para o serviço.

Caso não, você sempre pode averiguar a possibilidade de regularização na Câmara Municipal.

Mais oportunidades e economia para o corretor autônomo

O Coworking também pode ser especialmente interessante para os corretores novos na profissão ou que pretendem seguir carreira solo. O modelo é perfeito para quem quer dispor de todos os serviços sem ter que arcar com todas as despesas de um aluguel de sala e compra de mobiliário.

Uma das grandes vantagens do Coworking é justamente o networking, o que não acontece no home office. Além da agilidade de, se quiser, trabalhar em um espaço diferente todo dia, não há limites para as conexões que podem ser feitas.

Para o corretor autônomo são oportunidades infindáveis de conseguir clientes, parcerias, troca de experiências e muito mais.

O que é Coworking e como investir nesse mercado?

Tecnologia e Coworking: a parceria perfeita

Para aproveitar todas as vantagens do Coworking para o corretor, a parceria com a tecnologia é fundamental. Com menos preocupação com os gastos da sala ou com a família ao redor do home office fica muito mais fácil criar diferenciais.

Com um aplicativo e site para corretores você melhora cada vez mais seu atendimento ao cliente, não perde oportunidades de negócio e consegue tomar decisões muito mais assertivas para fechar vendas.

Venha conhecer o Imobzi, o mais completo software para corretores, e descubra por que ele é a parceria perfeita para seu trabalho em Coworking!

Comentários

Posts Relacionados