O que é melhor: ter ou trabalhar em uma imobiliária?

O que é melhor: ter ou trabalhar em uma imobiliária?

A maioria de nós sonha com a independência profissional, certo? De horários, de patrão, de salário fixo limitando nossos ganhos. O corretor de imóveis tem a chance de conseguir isso tudo principalmente pela oportunidade de trabalhar sozinho, como autônomo, ou em uma imobiliária, como parceiro. Quem opta pela segunda opção, frequentemente se faz uma outra pergunta: se não seria melhor ter sua própria imobiliária. Afinal, depois de correr atrás da venda, impulsionar todo o processo de negociação e fechar o negócio sozinho, ainda tem que dividir sua comissão com o dono. A situação é comum e é também a responsável por alguns insucessos na profissão – por ambos os lados. Veja porquê.

Você está preparado para ter sua própria imobiliária? 

Como quase tudo na vida, essa situação também tem dois lados, porque enquanto o corretor pensa na divisão da sua comissão, o dono da imobiliária imagina justamente o contrário: ele faz a captação do imóvel, oferece o espaço, arca com todos os custos de luz, água, telefone e internet, além das campanhas de marketing digital para a divulgação dos imóveis, e ao final ainda tem que dar a maior parte da comissão para o corretor que fechou a venda. O que parece é que ninguém fica satisfeito, não há harmonia entre as partes envolvidas.

Como consequência, por um lado muitas vezes o corretor sai para abrir sua própria imobiliária mesmo sem ter o preparo e a estrutura necessária, reduzindo suas chances de sucesso; e, por outro, a imobiliária fica com uma equipe desunida constantemente desfalcada, com uma rotina sem corretores experientes que implica também em perda de dinheiro. Isso sem falar que o corretor que saiu para empreender, muito provavelmente acabará enfrentando este mesmo problema em sua própria imobiliária, com sua própria equipe.

O que fazer então? Não há saída? 

Complicado? Bastante, principalmente porque o grande problema mesmo é a ansiedade. Ter uma imobiliária própria pode ser muito mais atribulado do que a maioria dos corretores imagina, porque empreender no mercado imobiliário não é apenas uma questão de ser um corretor competente, mas de ser também um ótimo administrador, sempre focado no crescimento dos diversos departamentos que constituem o negócio – sem falar em um bom capital de giro que garanta o investimento nos primeiros anos.

Além de todas as contas e encargos, há ainda que proporcionar um clima de harmonia justamente para que o negócio possa fluir, proporcionando sempre novas oportunidades para seus corretores, abrindo novas frentes de vendas, condições de trabalho amparadas pela tecnologia, novos produtos imobiliários e ferramentas que agilizem a rotina diária e a integração entre todos os setores.

Muito preparo, experiência e capital são fundamentais 

O mercado imobiliário é complexo e a imobiliária deve estar preparada para abarcar com essa complexidade – afinal, o negócio não se resume à venda de imóveis. Por isso, é preciso que o corretor imobiliário que está fazendo sucesso saiba lidar com sua ansiedade e aumentar sua carga de experiências nos diversos setores, para que mais adiante possa empreender com segurança, sendo capaz, inclusive, de oferecer o melhor para a sua própria equipe de vendas.

Por outro lado, quem hoje é dono de imobiliária e vê sua equipe em um processo constante de renovação deve repensar a forma como administra seu negócio e o porque de seus corretores estarem insatisfeitos. Profissionais que contam com ferramentas que colaboram para a otimização da sua rotina – como um bom CRM – estão mais propensos a considerar justa a divisão da comissão, por reconhecerem o investimento feito para a melhoria das condições de trabalho. Estes, vão se consider parceiros da imobiliária e não pensarem em tornar-se um concorrente.

Empreender é preciso, claro, faz parte da natureza humana, mas no tempo certo. Caso contrário a tendência é que acabem tornando-se um espelho daquilo que quiseram sair.

E você, já parou para pensar se está realmente oferecendo as melhores ferramentas para seus corretores de imóveis? O que tem feito para melhorar cada vez mais o ambiente e as condições de trabalho na sua imobiliária? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comentários

Posts Relacionados