Onde trabalhar: Imobiliária ou Incorporadora?

Onde trabalhar: Imobiliária ou Incorporadora?

Primeiro é a expectativa: o curso, o estágio e a tão sonhada autorização para ser um corretor de imóveis. Depois, no entanto, começam a surgir as dúvidas. Descobrir por onde começar pode não ser a tarefa mais fácil do mundo. Afinal, onde é melhor para trabalhar, imobiliária ou incorporadora?

Afinal, nessa fase é comum pedir – e ouvir – as mais variadas opiniões. E é aí que a coisa começa a ficar mais complicada, já que cada um tem sua preferência.

É a fase em que as perguntas se revezam. A que dar prioridade? Ganhar mais ou ter mais visibilidade no mercado? Desenvolver a profissão de forma a se especializar em um segmento ou apostar na variedade de ofertas?

Bem, como a maior parte das coisas na vida, pode não haver uma única resposta certa. Afinal, principalmente para quem está começando, ainda não há um perfil profissional muito bem definido.

O melhor, então, é procurar conhecer um pouco mais sobre um e outro ambiente e descobrir qual se encaixa mais nas suas características. Veja como é trabalhar imobiliária ou incorporadora e tenha mais embasamento para fazer a sua escolha!

Imobiliária ou incorporadora? Conheça as diferenças

Antes de se decidir por imobiliária ou incorporadora, é preciso ter uma noção mais exata de como é a atuação em cada um desses ambientes.

Em uma imobiliária, as oportunidades de revezam. Na verdade, ela é uma ótima escola, principalmente porque é onde o corretor trabalha imóveis de praticamente todos os tipos.

Lá o corretor vai encontrar imóveis para compra, venda e aluguel, prontos, na planta ou em construção. Da mesma forma, poderá negociar imóveis comerciais ou residenciais e aprender o mais variados tipos de contratos.

Por outro lado, há também toda a parte de administração propriamente dita, como de condomínios. Fora isso, há ainda os lançamentos, que podem variar à vontade de uma construtora para outra, dentre as que atuam na sua região.

Onde trabalhar: Imobiliária ou Incorporadora?

Suporte de marketing

Há ainda uma outra vantagem que costuma ser oferecida pelas melhores imobiliárias: o suporte de marketing.

Hoje, o marketing digital é peça fundamental não só para a divulgação da sua cartela, mas também para criar relacionamentos com clientes.

Fora isso, a imobiliária oferece ainda uma vasta cartela de captação de imóveis; intermediação nos contratos e nos seguros; especialista de avaliação para determinar o melhor valor de acordo com o mercado e ainda toda a consultoria tanto para comprador quanto para vendedor.

Parece bom demais para ser verdade? Como nada no mundo é perfeito, o lado negativo é que o corretor não tem um salário fixo. Para alguns esse é um verdadeiro banho de água fria, mas para outros, é um desafio enriquecedor.

Afinal, se não já salário fixo, também não há limite para o que você pode alcançar. Tudo vai depender apenas das suas estratégias de vendas e da sua dedicação.

Como é trabalhar em incorporadora

Ainda na dúvida entre imobiliária ou incorporadora? Então é a hora de saber como é trabalhar nessa última. A grande vantagem, aqui, é se tornar um verdadeiro expert em determinado segmento.

Como o corretor vai trabalhar com os produtos de uma empresa apenas, você saberá absolutamente tudo sobre eles. Dessa forma, o profissional tem acesso mais fácil a todos os documentos necessários.

Onde trabalhar: Imobiliária ou Incorporadora?

Maior segmentação do mercado

Por outro lado, o corretor também trabalhará para um público-alvo mais segmentado, que responda ao perfil daquela incorporadora (luxo, alto padrão, imóveis rurais etc).

Há ainda uma possibilidade bastante atraente, que é o desenvolvimento de outras atividades paralelas dentro da própria empresa. Isso por que é ela que cuida de todas as etapas dos empreendimentos:

  • Materiais gráficos, online e offline;
  • Documentação e licenças;
  • Estratégia de marketing;
  • Formatação do produto;
  • Compra do terreno;
  • Viabilidade do solo;
  • Planejamento, etc.

Quer mais um ponto positivo sobre trabalhar imobiliária ou incorporadora? Aqui o corretor pode até conseguir um salário fixo – justamente por conta dessas atividades paralelas.

Com isso ele também tem uma possibilidade bem grande de crescimento, agregando outras áreas correlacionadas à corretagem propriamente dita.

É claro que não há fórmula, tudo isso vai depender muito do perfil de casa um. A verdade é que, sendo imobiliária ou incorporadora, tudo depende também do quanto o profissional está disposto a investir.

Essa é uma profissão que exige estudo e aperfeiçoamento constante. Seja qual for a área de atuação, os lucros podem ser ilimitados, mas não existe fórmula mágica.

E você, em qual área atua? Qual o seu conselho para quem está começando? Compartilhe com a gente suas ideias aqui nos comentários!

Comentários

Posts Relacionados