Close Menu
Papo ImobiliárioPapo Imobiliário
  • Home
  • Mercado
  • Negócios e Finanças
  • Para o Corretor
    • Receber Newsletter
    • Arquitetura
    • Artigos
    • Colunas
    • Curiosidades
    • Entrevistas
    • Marketing
    • Tecnologia
  • Últimas Notícias
  • Índices de Reajuste
    • IGPM
    • IPCA
    • IVAR
    • INCC-DI
  • Seu Próximo Passo
  • Academia Papo Imobiliário
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp Telegram
Papo ImobiliárioPapo Imobiliário
Quero receber a Newsletter Academia Papo Imobiliário
  • Home
  • Mercado
  • Negócios e Finanças
  • Para o Corretor
    • Receber Newsletter
    • Arquitetura
    • Artigos
    • Colunas
    • Curiosidades
    • Entrevistas
    • Marketing
    • Tecnologia
  • Últimas Notícias
  • Índices de Reajuste
    • IGPM
    • IPCA
    • IVAR
    • INCC-DI
  • Seu Próximo Passo
  • Academia Papo Imobiliário
Papo ImobiliárioPapo Imobiliário
Início » Parceria Imobiliária: por que é vantajoso para a imobiliária e para o corretor?
Artigos

Parceria Imobiliária: por que é vantajoso para a imobiliária e para o corretor?

16 de maio de 2022
Homem e mulher comemorando de mãos dadas

A parceria imobiliária está ganhando força no mercado. A modalidade não é nova, muito pelo contrário. Há muitos anos corretores se associam a outros para vender mais. Quem tem uma casa mas sente dificuldade em encontrar comprador procura um colega que tenha um cliente em potencial. Ou o oposto. Mas nunca essa prática foi tão utilizada como agora.

Basta uma passada rápida de olhos pela internet para se deparar com inúmeros anúncios oferecendo vários tipos de parceria imobiliária. E isso não era comum até bem pouco tempo. Mas porque agora, justamente agora, a modalidade está chamando tanto a atenção do mercado?

Parceria Imobiliária: por que é vantajoso para a imobiliária e para o corretor

Parceria imobiliária é incentivada pela transformação digital

Basicamente há dois motivos para isso. Um deles é a pandemia que, como já sabemos, revolucionou o mercado imobiliário. Os corretores precisaram se reinventar para manter a roda de negócios girando e conseguiram ter mais resiliência do que nunca.

Do home office à parceria imobiliária, o jeito foi unir forças e aproveitar as facilidades das ferramentas digitais para oferecer um atendimento cada vez melhor – e mais rápido – para seus clientes. Aliás, se você quer saber mais sobre como pode ser lucrativo trabalhar de casa, no artigo “Home office para corretores e imobiliárias: como fazer?” a gente fala tudo sobre o assunto.

E o resultado com as inovações foi além do esperado. Os consumidores abraçaram as novidades e cada vez mais exigem soluções online. Enfim, eles se habituaram ao conforto, agilidade e segurança dos processos digitais.

O outro motivo é justamente a transformação digital acelerada pela pandemia no mercado imobiliário. Os sistemas passaram a oferecer muito mais segurança para as próprias parcerias imobiliárias, que em outros tempos eram vistas com certa desconfiança pelos próprios corretores.

Parceria Imobiliária: por que é vantajoso para a imobiliária e para o corretor

Sistemas oferecem mais segurança para o ‘fifty’

Assim, pode-se dizer que os fifty – como também é chamada a venda dividida – ficou muito mais seguro com a evolução dos sistemas imobiliários.

Tradicionalmente, havia dois receios crônicos entre os corretores: que o parceiro não repassasse a metade do outro (o “fifty”) e que acabasse “roubando” o cliente.

Dessa forma, foram desenvolvidas funcionalidades para que o corretor tenha mais segurança com o sistema. Algumas delas são os alertas para o envio da parte da comissão, bloqueio do contato do cliente, armazenamento automático do histórico das mensagens trocadas, etc.

Com isso, o mercado tem registrado um aumento da busca por parceria imobiliária que, por sua vez, também está ganhando novas modalidades.

Uma que está fazendo bastante sucesso é a simples indicação de imóveis disponíveis para vendas. No entanto, nesse caso não se trata do fifty (50% da comissão da venda). Assim, o corretor parceiro indica um imóvel e a imobiliária entra em contato com o proprietário assumindo todo o processo a partir de então.

Uma vez anunciado e vendido o imóvel, o corretor que fez a indicação ganha 15% da comissão recebida pela imobiliária. A estimativa é que esse tipo de parceria imobiliária aumente em até 9% a média das vendas.

Parceria Imobiliária: por que é vantajoso para a imobiliária e para o corretor

Portais e plataformas também apostam na parceria imobiliária

Outra forma de parceria imobiliária é através de portais e plataformas, como a Loft. Fundada em 2018 em São Paulo, a empresa aposta em formas variadas de trabalhar com os corretores parceiros.

Uma delas é através da publicação de imóveis. A plataforma se encarrega de todo o resto: divulgação, visitas, assessoria jurídica, etc. E ela afirma garantir a comissão mesmo que outro corretor parceiro realize a venda.

Há ainda uma outra forma de fazer a parceria imobiliária, através da indicação de financiamento ou crédito com garantia, mesmo para imóveis fora da plataforma.

No entanto, para o corretor ou imobiliária que gosta de ter mais independência, os sistemas que garantem a segurança com acesso direto a uma rede social de negócios é o ideal. No conteúdo “Deu match! Como encontrar parceria imobiliária no Imobzi” a gente explica mais sobre o assunto.

Nesse ambiente digital é possível aumentar e consolidar o networking, criando sua própria rede de contatos ou entrando em uma já existente, regional ou nacional.

Dessa forma é possível formar a rede apenas com corretores que você já conhece e confia, ou fazer novos contatos. Afinal, é possível encontrar uma grande gama de corretores de todos os nichos, criando novas oportunidades de negócios e até novas formas de parcerias.

E nada impede, é claro, de combinar vários tipos de parcerias, multiplicando as chances de vendas.

Vantagens para o corretor e para a imobiliária

O que não faltam são vantagens para imobiliárias e corretores. Principalmente no mercado aquecido como está, é muito difícil compartilhar uma oportunidade de negócio e não ter vários retornos. Aí é escolher os mais interessantes para desenvolver a parceria imobiliária. A propósito, o artigo “A importância das parcerias imobiliárias entre corretores de imóveis” ilustra bem o assunto.

Conheça algumas vantagens:

Aumento da expertise

Por mais que você esteja há muito tempo no mercado, sua expertise sempre sai ganhando conhecendo um pouco a forma de trabalhar de outros profissionais. A troca de experiência é sempre, de alguma forma, enriquecedora.

Redução dos gastos com divulgação

Ao fazer uma parceria imobiliária, não só o lucro, mas os gastos também podem ser divididos. Os custos gerais acabam sendo diluídos entre todos os envolvidos. Além disso, você não fica dependendo exclusivamente do resultado dos anúncios. E para não cair em armadilhas, recomendamos a leitura do artigo: “6 erros cometidos na divulgação de imóveis”.

Mas não esqueça: você pode fazer negócios com um ou mais parceiros, entre imobiliárias, corretores autônomos, incorporadoras, profissionais de home staging, lojas de móveis, fotógrafos, etc.

Mais oportunidade de variar seus negócios

Tanto o corretor quanto a imobiliária podem ter oportunidades incríveis em outras áreas em que não estão habituados a atuar. Assim, a parceria imobiliária proporciona a chance de receber propostas que vão engrandecer a sua experiência, abrindo portas para nichos inesperados e lucrativos.

Parceria imobiliária acelera as vendas

Por outro lado, a parceria imobiliária acelera o tempo de venda, já que você está multiplicando as oportunidades. Mas há ainda as parcerias imobiliárias estratégicas, como com os profissionais de home staging.

As estimativas é que os imóveis nas quais a técnica é aplicada sejam vendidos sete vezes mais rápido do que os demais. No conteúdo “Estratégia do Marketing Imobiliário para vender mais: home staging” a gente fala sobre isso.

Aumento da carteira de imóveis

Você passa a contar também com os imóveis que constam na carteira de seus parceiros. Dessa forma, tem também muito mais oportunidades de vendas. No artigo “6 dicas para gerenciar a carteira de clientes de um corretor de imóveis” você encontra uns toques bem legais para aproveitar ainda mais esse recurso.

Ampliação do seu network

Não é segredo que a agenda de um corretor é um de seus maiores ativos. Então quanto melhor ela for, mais ela valerá para a sua empresa. A parceria imobiliária ajuda o profissional ou a imobiliária a aumentar seus contatos, e, consequentemente, as oportunidades de negócios.

A parceria imobiliária é uma via de mão dupla, por isso procure também corresponder às expectativas de seus parceiros. Mas também fique esperto em relação à má fé, que existe em qualquer área.

Se não conhece o profissional ou a empresa, procure informações,  faça uma pesquisa na internet, pergunte a outras pessoas, cheque o Creci. Inclusive, nesse conteúdo “Cofeci e Creci: qual o papel de cada um” você entende melhor os dois órgãos e a sua importância no mercado.

Estando tudo certo, não perca a chance de crescer com a parceria imobiliária!

Você conhece a Rede de Parcerias da Imobzi?

Através dela, você pode encontrar o cliente ideal para aquele imóvel parado e até trabalhar com imóveis de outros parceiros, aumentando assim sua carteira de ofertas. Fechando parcerias pela plataforma, você garante que os dados do imóvel e do lead estão seguros, e só serão enviados para o parceiro mediante sua autorização.

Mas não é só isso! O mais incrível é que você pode criar a sua própria rede privada, convidando apenas os colegas ou parceiros que desejar, ou até mesmo participar das diversas redes já existentes na Imobzi. Clique e conheça.

corretor parceiro Fifty imobiliária parceira Networking parceria imobiliária transformação digital
Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Tumblr WhatsApp
Equipe Papo Imobiliário

Um portal de notícias sobre o mercado imobiliário comprometido em trazer as informações mais recentes do setor.

Artigos relacionados

Artigos

Implantação de condomínio: um guia para proprietários e investidores

Artigos

Como se programar para manter o aluguel em dia?

Artigos

Como funciona o financiamento imobiliário?

Leia também

Juros pressionam comprador, mas setor imobiliário segue resiliente

Aluguéis disparam em SP e RJ e descontos praticamente somem

Vendas de imóveis crescem 8,6% em Salvador e região metropolitana

Construção civil precisa diversificar fontes de financiamento, diz Ricardo Beschizza

Jornada do Corretor

Quer receber nossa Newsletter?

Tudo o que você precisa saber sobre o Mercado Imobiliário em um único email

Papo Imobiliário
Facebook X (Twitter) LinkedIn Instagram YouTube TikTok
© 2025 Papo imobiliário é um produto de Quickfast Inc.     Política de Privacidade.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.