Podcast imobiliário como estratégia de marketing

Podcast imobiliário como estratégia de marketing

Você, corretor, já percebeu que há um número crescente de empresas utilizando o podcast imobiliário?

Como ferramenta de marketing, o podcast não é exatamente uma novidade. Em 2019, já eram mais de 50 milhões de brasileiros ouvintes dessa alternativa tecnológica sobre os mais diversos assuntos.

Entretanto, no mercado imobiliário ainda são poucos os corretores e empresas que a estão usando para divulgar seus serviços.

Por isso, pegar essa tendência no início pode ser bastante interessante para seus negócios, atingindo seu público-alvo de uma forma diversificada e atrativa.

Se você ainda não sabe bem o que é e como usar o podcast imobiliário, essa é a hora de saber tudo sobre o assunto.

O que é podcast imobiliário?

O podcast pode ser comparado a um programa de rádio ou de TV, já que a maioria tem apenas áudio. Alguns, entretanto, também podem trazer imagens.

Esses conteúdos sobre assuntos determinados transmitidos online têm várias vantagens . Como a maioria é composta só de áudio, não é preciso atenção total à transmissão, atingindo o consumidor com mais facilidade.

Assim, a transmissão pode ser acompanhada enquanto seu lead dirige, toma banho, faz uma atividade física ou uma refeição, por exemplo.

O consumo é tão rápido e ágil, que 91% das pessoas ouvem o podcast até o final, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa PodPesquisa.

Podcast imobiliário como estratégia de marketing

Flexibilidade aumenta a adesão ao conteúdo

Assim, uma das vantagens da ferramenta é a sua grande facilidade de consumo, mas também a sua flexibilidade de produção.

O podcast imobiliário pode ser hospedado em um servidor ou plataforma de streaming, como Spotify, SoundClooud, Deezer ou Apple Music, entre outras.

Também pode ser ou não baixado para ser ouvido no smartphone, tablet, PC ou notebook a hora que quiser.

Além disso, o corretor pode criar vários tipos de conteúdo, de acordo com sua estratégia de marketing digital.

Podem ser comentários sobre um assunto do momento, entrevistas com convidados, episódios sobre um tópico específico, debates, aulas, novidades do mercado, dicas de decoração e arquitetura.

Gere valor para seu público-alvo

O que não falta é assunto relacionado ou diretamente ligado ao mercado imobiliário. Então, qualquer coisa que gere valor para seu público-alvo está valendo.

Inclusive, outro ponto interessante é que não há um formato determinado, nem duração padrão.

O podcast imobiliário pode durar alguns minutos ou horas, dependendo do que for mais assertivo para cada caso. E isso você pode descobrir testando formatos e vendo quais os que fazem mais sucesso.

Podcast imobiliário como estratégia de marketing

Passo a passo para a produção

Gostou da ideia e já quer começar a produzir podcast imobiliário? Na verdade não tem muito mistério, mas é preciso pensar estrategicamente.

O primeiro passo é conhecer bem seu público-alvo. A dica é investir em um bom sistema para imobiliária com CRM e analisar os dados do aplicativo. Afinal, conhecer bem sua carteira de clientes é fundamental para qualquer corretor.

Quem são seus clientes em potencial e o que estão buscando mais? Defina a persona e escolha o formato e os assuntos para fazer os roteiros. Claro que a qualidade importa, então procure ter bons equipamentos para gravação.

Há alguns aplicativos bem interessantes para gravar o podcast imobiliário no computador, como QuickTime, Audacity, Audio  Hijack e OBS Studio.

Capriche também na edição, evitando ruídos externos e desnecessários, além de falas que fogem do assunto proposto. Assim você deixa o assunto ainda mais interessante.

Depois é só hospedar e divulgar seus podcasts imobiliários nas redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, etc.

Atenção à periodicidade

O podcast imobiliário é uma ferramenta de marketing digital, por isso deve seguir as mesmas orientações dos conteúdos das demais mídias.

Mantenha uma produção de qualidade, sempre original e com assuntos relevantes e atraentes. Ou seja, cópia não vale.

Lembre-se que a ideia é gerar valor através do conhecimento, então nada de ficar falando só de você mesmo ou da sua imobiliária.

Crie um vínculo com a sua empresa através de informações que tenham a ver com o dia a dia. Vá dos assuntos básicos aos complexos, mas crie subtemas para os mais complicados não ficarem maçantes.

A periodicidade também é outro ponto importante. Afinal quanto mais conquistar seus seguidores mais eles vão ansiar por seus conteúdos. Mas procure fazer uma média, nada de exagero para não cansar, nem de menos para não deixar ninguém no vácuo.

Uma boa média é duas ou três vezes por semana, criando uma rotina. Isso gera mais confiança e melhora seu grau de relacionamento com seu público.

Podcast imobiliário como estratégia de marketing

Conheça o que está rolando no mercado

Não sabe por onde começar? Tem algumas coisas bem interessantes rolando no mercado. Conheça alguns dos principais podcasts imobiliários e inspire-se:

ConstruCast

Aqui três gigantes se reuniram para criar esse podcast imobiliário: OLX, MoneyLab (laboratório de criação do InfoMoney) e CashMe.

Toda segunda-fera, às 6h, os episódios contam com convidados mediados por Marcelo Dadian (OLX), Juliano Bello (CashMe e Cyrela) e Ricardo Reis (Reis Real Estate).

Vem Pra Mesa

Criado pelo especialista em marketing imobiliário Sergio Langer, o Vem Pra Mesa é considerado uma referência no assunto.

O podcast imobiliário fala sobre tecnologia, vendas e marketing através de entrevistas com especialistas em cada assunto.

SGCast

Da Souza Gomes Imóveis, esse podcast imobiliário busca oferecer conteúdos valiosos para ensinar, de forma fácil e descomplicada, tudo sobre compra e venda de imóveis, documentação, escolha do imóvel, tendências, programas habitacionais, aluguel e mais, muito mais.

Imobicast

Esse podcast imobiliário é de uma das maiores empresas do mercado, o GrupoZAP. Já são mais de 26 ouvintes em sua terceira temporada, com novos episódios toda semana.

O conteúdo também é em formato de entrevistas com especialistas nas áreas de gestão, tecnologia, vendas, marketing e tendências do mercado.

Café Imobiliário

Os especialistas em marketing imobiliário Gustavo Zanotto e Guilherme Carnicelli idealizaram o Café Imobiliário, que traz conteúdos variados.

Além de entrevistas, o podcast imobiliário traz ainda debates sobre assuntos do momento, como tecnologia, inovação, vendas e marketing.

Esses são alguns dos principais podcasts imobiliários atuais, mas há muitos outros para buscar inspiração. Faça a sua programação de acordo com o seu público e gere muito mais valor para os seus negócios!

Já conhece o Imobzi, o mais completo sistema para corretores e imobiliárias? Veja como a plataforma pode ajudar você otimizar sua rotina e ainda colher dados preciosos para guiar sua programação!

Comentários

Posts Relacionados