Por que o SEO é importante para o site da sua imobiliária?

Por que o SEO é importante para o site da sua imobiliária?

Se você anda se perguntando por que o seu site imobiliário tem tão poucas visitas enquanto no do concorrente só falta fazer fila, então acaba de chegar no lugar certo: você está precisando de SEO. As três letrinhas são poderosas quando o assunto é criar visibilidade para os seus clientes, porque o Search Engine Optimization utiliza mecanismos que ajudam os motores de busca a encontrarem seu site – e seu conteúdo, claro – com muito mais facilidade. Veja como funciona e comece agora mesmo a aplica-la no seu site da sua imobiliária.

Mas afinal, o que é SEO?

O SEO é um conjunto de ferramentas que faz com que você apareça logo nas primeiras três páginas dos resultados da busca orgânica, ou seja, aquela em que os cliques não são pagos. Onde? Nos principais sites de busca, como o Bing, Yahoo e o Google, que, sozinho, responde por nada menos que 100 bilhões de pesquisas por mês.

O que acontece é que estes sites utilizam robôs para fazer o árduo trabalho de procurar o que os usuários querem, aliás, não apenas procurar, mas encontrar os melhores resultados para cada pesquisa tendo como base alguns parâmetros.

O que o SEO faz é justamente colocar esses parâmetros no seu site e no seu conteúdo, de forma que fiquem logo visíveis quando o robozinho iniciar a sua pesquisa. Pronto, você agora está preparado para brigar cabeça a cabeça pelo melhor lugar no páreo com a concorrência.

Por que o SEO é importante para o site da sua imobiliária?

Mas que parâmetros são estes e como o SEO os utiliza?

A internet é um ambiente digital cujo comportamento é ditado pelos hábitos dos usuários, portanto esses parâmetros mudam de tempos em tempos. Já houve tempo em que o número de palavras contava, em que o que mais chamava a atenção dos robores era a quantidade de palavras-chave, ou a sua posição no texto.

Hoje isso tudo já mudou, os usuários ficaram mais exigentes e o protocolo de busca dos motores também foi modificado principalmente para atender à expectativa dos usuários em relação à relevância, originalidade, qualidade e atuação do conteúdo, entre outros critérios.

Aprenda a utilizar palavras-chave no site da sua imobiliária

Você vende, aluga ou arrenda imóveis, então o seu público alvo é quem procura por imóveis, certo? Não é quem quer comprar um carro ou roupas, por exemplo, então o seu conteúdo deve ser voltado para este segmento, falar sobre a sua cartela de imóveis e assuntos relacionados, como decoração, mercado financeiro e financiamentos, lançamentos imobiliários, paisagismo, contratos, tendências do mercado para o próximo ano, preço dos imóveis etc. São muitos os assuntos por isso você tem uma vasta área a explorar e munir o seu público com informação relevante, original (cópia não vale), atualizada e com qualidade de imagens.

Quando uma pessoa quer comprar um imóvel digita algumas palavras-chave, como “Imóvel à venda em Botafogo”. Essas expressões relacionadas à imobiliária e que indicam o que o usuário procura devem constar da sua página no texto, títulos, subtítulos, legendas e chamadas.

Mas atenção, como falamos lá em cima, não adianta simplesmente jogar as palavras um monte de vezes. Elas precisam estar inseridas no conteúdo de forma coerente, sem exagero, bem colocadas de forma a fazer sentido. É a tal da qualidade que os motores de busca procuram como diferencial para os primeiros resultados. Para encontrar e planejar o melhor uso das palavras-chave você pode usar a própria ferramenta do Google para isso, a Keyword Planner.

Imagens de qualidade também contam para otimização em SEO

Uma página rica em fotografias de seus imóveis é um verdadeiro achado para quem procura por imóveis, então capriche na qualidade das imagens que você utilizar. Isso não significa gastar uma fortuna em equipamentos ou fotógrafo, mas apenas usar uma boa resolução na câmera do smartphone, escolher bons ângulos, fotografar com calma cada ambiente da casa, ter atenção em relação à luminosidade e ter uma plataforma que suporte uma boa quantidade de fotos por imóvel.

Mas – e tudo sempre tem um “mas” – só isso não basta você deve otimizar essas fotos com SEO. É essencial que as imagens correspondam à realidade do assunto tratado, mas a nomeação do arquivo da fotografia e as legendas também devem ser produzidas de forma objetiva e com a palavra-chave escolhida. Sim, a nomeação do arquivo também, porque um monte de números não diz nada para os motores de busca, mas “Apartamento à venda em Ipanema” sim.

Use links internos para ajudar a navegação do usuário

Você também pode impulsionar a navegação do usuário pelo seu site usando links internos que o conduzam para outros conteúdos. Dessa forma, além de prover ainda mais informação, você o estará ajudando a conhecer mais a respeito da sua imobiliária e do seu trabalho, contribuindo para que se torne referência no assunto. Ao final de cada publicação, inclua URLs para outros conteúdos que já foram postados sobre aquele assunto. Sim, isso também é SEO.

Assuntos mais recentes têm prioridade para os motores de busca

Lembra de que falamos a respeito dos conteúdos? Relevantes, originais e atualizados. Então nada de preguiça, os motores de busca priorizam assuntos mais recentes, que tenham a ver com temas da atualidade. Outro ponto é a regularidade das publicações, que além de criar uma expectativa no seu público, também contam para manter sua página entre os primeiros resultados.

E então, pronto para otimizar o conteúdo do site da sua imobiliária com SEO? Ou ainda ficou alguma dúvida? Se ficou, compartilhe conosco aqui nos comentários e logo responderemos com outro site!

Comentários

Posts Relacionados