Propaganda imobiliária

Propaganda imobiliária

Responda rápido: como anda a sua propaganda imobiliária? A voz do povo diz que ela é a alma do negócio, mas se você for um pouco mais além vai ver que não é bem assim. Na verdade, a propaganda é uma das ferramentas do marketing – esse sim, o grande alavancador de vendas.

No entanto, como parte da estratégia de marketing, uma boa propaganda é fundamental. Tomar as ações mais assertivas, entretanto, requer alguns cuidados.

Cuidados ao montar a sua estratégia de marketing

O primeiro deles é pensar qual o seu objetivo. Ser mais conhecido no mercado (como imobiliária ou corretor individual), ser conhecido como o especialista na sua região, captar mais clientes, ser reconhecido como o maior vendedor de imóveis, etc.

O segundo é que, seja qual for a sua escolha, ela deve refletir a realidade. Caso contrário, é propaganda enganosa, crime previsto no artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A propaganda enganosa é caracterizada por induzir o consumidor ao erro, apresentando um produto ou serviço com qualidades que ele não possui.

O crime impõe responsabilidade penal (com multa e detenção de 3 meses a 1 ano) e civil (reparação, mediante indenização, do dano físico ou moral que uma pessoa causou a outra).

O segundo é ter em mente que nada acontece da noite para o dia. Por isso sua estratégia inicial deve ser planejada para durar pelo menos 6 meses. As ações precisam estar alinhadas ao seu objetivo e abranger mídia on-line e off-line.

Agora o próximo passo é fazer o posicionamento da marca.

Propaganda imobiliária

Como posicionar sua marca no mercado

Aqui começa o trabalho de comunicação propriamente dito. Ele vai englobar toda aquela parte subjetiva, de como você quer ser percebido no mercado, e também a identidade visual. São as cores, logotipo, design do site imobiliário etc.

É a hora em que você pensa se a postura da sua empresa é arrojada, tradicional, moderna ou vanguardista; qual o seu público-alvo etc. O ideal é contar com um profissional de marketing para montar essa estratégia de acordo com o seu posicionamento.

Montando sua propaganda imobiliária

Depois disso tudo definido, chega a hora da propaganda imobiliária propriamente dita. Todo o material que for produzido deve estar alinhado como o seu objetivo, definido lá em cima.

Ou seja, vídeos, folders, slogan, anúncios, cartões de visita, e-mail marketing, conteúdos etc, devem refletir e afirmar o seu posicionamento.

Esse material é a propaganda em si, parte da estratégia de marketing. Isso porque é essencial que a sua empresa seja vista pelo seu público-alvo, claro. Principalmente em tempos de internet, onde 90% das negociações imobiliárias começam, é preciso se destacar da concorrência.

Essa propaganda, então, deve ser planejada de forma a ser intensificada em algumas ocasiões. Inclua aí tanto datas promocionais, como final de ano, Black Friday, Dia das Mães etc, quanto campanhas específicas, lançamentos etc.

 

 

Cuidados com o material on-line e off-line

O material de propaganda deve abranger ambos ambientes, on-line e off-line. Esse último costuma ser o mais caro e o que dá menos retorno, mas algumas peças devem ser feitas.

Vale a pena investir em alguns cartões de visita físicos, papéis timbrados e folders. Isso porque ainda há um público mais velho que não se adapta ao ambiente da web, mas consome e investe.

No ambiente on-line, é justamente o oposto: o marketing digital é mais barato e o retorno maior e mais sólido. Há, inclusive, várias ferramentas gratuitas do próprio Google. No entanto, não espere para amanhã, porque tudo que é bem consolidado leva tempo.

O material gráfico deve sempre ser muito bem produzido, então esqueça amadores. O site imobiliário, por exemplo, deve ter design atraente, interface leve e intuitiva e ser responsivo. Rodar bem em qualquer mídia é essencial para ter um bom alcance e posicionamento nas páginas de busca.

Propaganda imobiliária

Use as ferramentas certas para fazer sua propaganda decolar

Esse, aliás, é um dos maiores objetivos da sua estratégia de marketing: fazer com que sua propaganda seja vista. Por isso, é preciso investir em ferramentas que o ajudem a ficar entre os primeiros resultados de pesquisa.

Dessa forma, é importante compreender as métricas do Google Analytics, as escolhas de palavras-chave para os diferentes tipos de conteúdos no SEMrush, e, especialmente, o Google Adwords.

Muita coisa para fazer e ainda cuidar do atendimento? Provavelmente. A dica, aqui é entregar tudo na mão de profissionais e ganhar mais tempo para se dedicar às vendas.

Até porque não há fórmula. O negócio é mesmo ir testando a propaganda em relação aos melhores horários de veiculação, tipos de conteúdos etc.

Há também muita coisa que acaba impactando a propaganda, como a própria rotina da imobiliária. Já pensou fazer uma propaganda arrasadora, gerar várias visitas ao site e à imobiliária – mas a equipe não está preparada para converter?

Por isso, invista em propaganda, claro, mas invista também na capacitação da sua equipe. Assim sua estratégia de marketing será imbatível!

Que tal descobrir a melhor hora de contratar um especialista de marketing ou de ter um blog? Continue acompanhando nossos posts e receba sempre dicas matadoras!

Comentários

Posts Relacionados