Será que é hora de sua imobiliária ter um blog?

Será que é hora de sua imobiliária ter um blog?

O marketing digital é hoje uma das melhores formas de consolidar o nome da sua imobiliária no mercado, por apresentar ferramentas abrangentes e bem direcionadas. Uma das mais eficientes é o blog, que permite não só mostrar sua expertise na área, mas também uma integração com seu público alvo.

Por outro lado, a criação de um blog requer planejamento e estratégia, caso contrário ele será apenas uma página a mais na internet, perdida em meio a tantas outras parecidas. Então como criar diferenciais para que o blog da sua imobiliária se destaque para os motores de busca e, consequentemente, para seu público? Será que sua equipe tem os requisitos necessários para  montar um blog que realmente ofereça soluções e apresente os resultados que você espera? Veja agora como montar – e manter – um blog eficiente para a sua imobiliária.

Planejamento é fundamental para o blog da sua imobiliária

O planejamento: colocar em prática essa palavrinha é de fundamental importância para o blog da sua imobiliária – e em vários aspectos. O primeiro deles é a regularidade. Você deve manter uma calendário editorial, para que seu público receba atualizações sempre nos mesmos dias. Ele o ajudará a postar com periodicidade, mas também com coerência entre os assuntos.

Ou seja, você deve planejar quando e o que escrever. Pesquise na internet quais os assuntos relacionados ao mercado imobiliário que mais têm sido pesquisados, assim você fica mais apto a gerar conteúdo de valor, que realmente ofereça uma solução ao leitor. O conteúdo relevante não só é um dos critérios para o rankeamento dos motores de busca, como mostra que você realmente entende do assunto.

Por outro lado, ele também deve ser original. Se você gostou do que leu em um outro blog, pode até usá-lo como base para uma pesquisa mais ampla – mas faça seu próprio conteúdo. Além de ficar pouco profissional simplesmente copiar o que outra pessoa escreveu, a cópia sem os devidos créditos é considerada plágio e não é reconhecida pelo Google, por exemplo.

Será que é hora de sua imobiliária ter um blog?

Elabore uma linha editorial

Você é corretor de imóveis, não jornalista, mas isso não significa que não possa escrever sobre o que você sabe. Mas tudo fica mais fácil se estabelecer uma linha editorial primeiro. Quantas vezes por semana pretende publicar novos textos? Qual o tamanho? Não esqueça de criar metas realistas, porque não adianta começar empolgado, publicando duas vezes por semana e daqui a pouco acabar sendo duas vezes por mês.

Pense nos assuntos que serão escritos, faça uma pauta. Use uma linguagem clara, direta, fácil de ser entendida também por quem não é do ramo. Pense em para quem você está escrevendo: para os clientes? Evite jargões muito específicos, tom arrogante ou assuntos polêmicos. Para outros corretores, possíveis parceiros? Seja para quem for, não descuide do português.

Lembre-se que a comunicação da sua imobiliária deve ter uma estratégia integrada, mas não esqueça que as vendas devem ser feitas pelo seu site. Por isso não tente converter toda postagem do blog em fechamento de negócio. No blog você estará promovendo a imagem da sua imobiliária, sua expertise, não vendendo imóvel.

Blog otimizado em SEO tem muito mais visibilidade

Outro requisito básico é a otimização em SEO do seu blog, o Search Engine Optimization. Use o Google Adwords para buscar as melhores palavras-chave para cada assunto e as distribua de forma eficiente pelo texto, título, subtítulos, chamadas, legendas e nomes de arquivos, como os das imagens, por exemplo. Assim você estará ajudando os usuários que buscam por aquele assunto a encontrar o seu conteúdo, já que fica mais fácil dele aparecer para os motores de busca.

Será que é hora de sua imobiliária ter um blog?

Use métricas para avaliar resultados

Uma das maiores vantagens do marketing digital para imobiliárias é que praticamente tudo pode ser medido. Através das ferramentas métricas você pode monitorar a eficiência da sua estratégia, podendo adaptá-la conforme os resultados. O Google Analytics, por exemplo, é uma excelente forma de analisar estatísticas, como a quantidade de visitantes, o perfil do público, compartilhamentos etc.

Integre seu blog às redes sociais

Outra vantagem é que o blog pode ser integrado às redes sociais, multiplicando seu alcance. Uma boa estratégia é criar social posts para cada blog post. Eles funcionam como chamadas publicadas no Facebook, por exemplo, que, juntamente com uma imagem, despertam a atenção e redirecionam seus seguidores para a publicação integral no blog.

Este, por sua vez, deve trazer um link para o seu site imobiliário ou, em alguns casos, para algum anúncio específico em um portal, por exemplo. No entanto, lembre-se que pelo menos 80% das publicações do seu blog devem apresentar soluções, e não promover alguma venda.

E então, pronto para começar? Se não se sentir seguro ou perceber que não conseguirá levar adiante um calendário de publicações eficiente, invista na contratação de um profissional de marketing digital e potencialize seus resultados.

Será que é hora de sua imobiliária ter um blog?

 

A sua imobiliária já tem um blog? Compartilhe com a gente a sua experiência com esse tipo de conteúdo!

Comentários

Posts Relacionados