Tendências de marketing digital para imobiliárias e corretores de imóveis

Tendências de marketing digital para imobiliárias e corretores de imóveis

Em tempos em que até os cartórios estão oferecendo serviços online, o marketing digital para imobiliárias e corretores nunca foi tão necessário.

De acordo com o Google, são 15 milhões de pesquisas digitais sobre imóveis por mês no país. E isso está longe de ser uma onda passageira acelerada pela pandemia. Muito pelo contrário.

Pesquisa da empresa de auditoria e consultoria empresarial Delloite Brasil, por exemplo, mostra que mais de 50% dos consumidores do mercado imobiliário devem optar por um processo inteiramente online até 2040.

Por outro lado, tudo indica que o plano de mitigação para o mercado imobiliário realmente está dando certo. Outra análise, dessa vez do Google Brasil, mostra que o volume de pesquisas sobre a casa própria cresceu 39% em agosto de 2020 – entre março e abril havia caído 3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados do Google mostram ainda um crescimento considerável em agosto deste ano em comparação com agosto de 2019 nas buscas por imobiliárias (+33,2%) e incorporadoras (+23,7%).

Já as buscas por locação de imóveis, por exemplo, dispararam. O termo “casas para alugar” teve um crescimento impressionante de 668% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mas como usar esses dados para alavancar vendas e locações? É aí que entram as tendências de marketing digital para imobiliárias e corretores.

Afinal, assim como o próprio mercado, o corretor também tem que atualizar suas estratégias de divulgação com base em informações concretas.

Tendências de marketing digital para imobiliárias e corretores de imóveis

Como direcionar o marketing digital para imobiliárias?

Todos esses números do Google não são gerados à toa. Eles servem para direcionar a estratégia do corretor no momento. Por isso o monitoramento desses dados deve ser constante, para que suas ações sejam cada vez mais assertivas.

Eles mostram, por exemplo, que o aumento na busca por compra e venda (+66,73%) e aluguel (+66,69%) não vem sozinho, mas acompanhado por outros assuntos relacionados.

Alguns dos mais procurados são o financiamento imobiliário e o programa Minha Casa Minha Vida (agora Casa Verde e Amarela). Juntos, tiveram um aumento de 40% entre julho e agosto.

Em outra vertente, pode-se dizer que o aluguel por temporada despencou, aparentemente por conta do coronavírus. A demanda está retraída em 1% em relação a 2019, ainda que tenha havido um aumento de 27% e agosto em relação ao mês anterior.

Tendências de marketing digital para imobiliárias e corretores de imóveis

Use os dados a seu favor

Com isso, não há dúvidas que a informação aliada à tecnologia é a maior – e melhor – ferramenta do corretor de imóveis. Mas será que você está sabendo usar esses dados? Quais a estratégias de marketing digital para imobiliárias que estão dando certo com os consumidores? Conheça algumas das principais tendências:

SEO

Não há estratégia de marketing digital para imobiliárias e corretores sem Search Engine Optimization, o famoso SEO. A ferramenta é indispensável para conseguir a visibilidade dos seus conteúdos, seja para busca orgânica ou paga.

O SEO permite que o corretor segmente o seu serviço para um público específico, aumentando a assertividade de suas ações. Sua imobiliária sobe no ranking de pesquisa, melhorando a conversão de leads e vendas.

Youtube

O Youtube ainda é pouco explorado pelo mercado imobiliário, mas a rede social é uma poderosa ferramenta de busca. Para se ter uma ideia, em média cada usuário passa mais de 11 minutos por dia conectado à rede e visita 6,5 páginas por sessão.

Aqui, um dado interessante para sua estratégia de marketing digital para imobiliária: 70% de tudo o que é assistido no Youtube é recomendado pelo próprio algoritmo. Isso só evidencia a importância de investir em SEO para destacar seus conteúdos.

Os dados da Pew Research Center mostram ainda que apesar de a produção do vídeo ser importante, 60% das pessoas assistem o que mais tem a ver com seus próprios interesses pessoais e sua necessidade de informação.

Assim, o corretor deve usar os dados do Google para criar vídeos antenados com as principais tendências de buscas e não apenas para divulgar sua carteira de imóveis.

Tendências de marketing digital para imobiliárias e corretores de imóveis

Instagram e Facebook

No último trimestre de 2019 o Instagram teve, pela primeira vez, um volume de interações entre usuários maior do que o Facebook. Aliás, não apenas superior, mas 20 vezes maior do que o concorrente, de acordo com um relatório de janeiro da SocialBakers.

No entanto, o corretor precisa ficar antenado com as tendências em marketing digital para imobiliárias para cada rede social. O Instagram foi comprado pelo Facebook em 2012, mas as plataformas seguem separadas – e cada uma com seu próprio perfil de relacionamento com os usuários.

Assim, no Facebook a maior parte das interações ocorrem através de transmissões ao vivo, enquanto no Instagram são as publicações do tipo carrossel que rendem maior engajamento.

Por outro lado, fique ligado onde empregar o seu dinheiro. A pesquisa mostra que apesar de a média de engajamento das 50 maiores marcas do mundo nas redes sociais ter sido 20 vezes maior no Instagram, o maior número de publicações foi destinado para o Facebook. Para qual delas vai seu investimento?

Marketing de conteúdo

Oferecer conteúdo específico sobre o mercado imobiliário, tirar dúvidas sobre financiamento, métodos de pagamento, contratos etc. Essa é uma ótima forma de agregar valor aos seus serviços, mostrar expertise que gera confiança e consolidar a marca perante seu público.

Produza conteúdos de acordo com as buscas mais volumosas, levando em conta os diversos estágios na jornada de compra e venda e da locação. Não esqueça que as informações devem ser sempre atualizadas, originais e relevantes.

Essa é uma estratégia que ajuda na tomada de decisão de clientes que ainda estão na fase de busca por esclarecimentos, mas que também buscam um profissional e/ou empresa séria para fazer seu investimento, por exemplo.

WhatsApp

A plataforma de troca de mensagens é um excelente complemento a sua estratégia de marketing digital. Além de agilizar o atendimento, mantendo você mais próximo do seu cliente, ainda propicia que você faça um ótimo pós-venda, com dicas rápidas e direcionadas.

De acordo com pesquisa da Imovelweb, seis em cada dez pessoas comprariam ou alugariam um imóvel de forma totalmente virtual. Segundo os profissionais da área entrevistados, 30% chegariam mesmo a assinar contratos online sem sequer visitar presencialmente o local.

Esses dados mostram a força do ambiente digital, por isso um marketing voltado especificamente para ele é indispensável.

Além disso, a pesquisa mostra que para 59% dos usuários os contatos via WhatsApp são fundamentais. Já para 78% dos executivos do mercado imobiliário o WhatsApp é hoje a ferramenta mais eficaz de interação com leads e clientes.

Tendências de marketing digital para imobiliárias e corretores de imóveis

Ferramentas também oferecem bons resultados

No marketing digital para imobiliária os aplicativos têm papel fundamental – mas é preciso saber utilizá-los para o fim correto. Veja alguns deles.

  • Imobzi – Mais do que um app, o Imobzi é um sistema completo que ajuda o corretor a entender onde cada cliente se encontra no funil de vendas, permitindo abordagem mais assertiva de acordo com cada perfil, e ainda integra CRM e gestão de locações e do financeiro em um só aplicativo;
  • Sanpseed – Faça pequenas interferências em suas imagens realçando pontos e destacando ambientes mais atrativos dos imóveis, criando pontos de interesse para o consumidor;
  • Canva – O aplicativo permite a criação de peças de design de forma intuitiva e eficiente, favorecendo a consolidação da sua marca através da identidade visual;
  • Simple Teleprompter – O aplicativo ajuda o corretor a gravar vídeos peara o Youtube espalhando o texto na tela do celular.

Não esqueça, no entanto, que como para qualquer outra área, o marketing digital para imobiliárias e corretores também precisa de planejamento.

É fundamental oferecer conteúdo de qualidade e entender o que o cliente está buscando em cada etapa da jornada. Caso contrário disparar e-mails marketing e mensagens de qualquer forma tornará seu conteúdo repetitivo e ineficaz.

Experimente agora mesmo o Imobzi sem compromisso e veja como o app pode ajudar a criar uma estratégia de marketing digital direcionada e eficiente!

Comentários

Posts Relacionados