Trabalhe em parceria e faça mais negócios

Trabalhe em parceria e faça mais negócios

Na briga diária pelo mercado de trabalho, o corretor imobiliário não pode ficar acomodado fazendo mais do mesmo, é preciso buscar soluções para aumentar cada vez mais sua participação no segmento. Uma das melhores saídas é criar oportunidades através da parceria com outra imobiliária, outro corretor ou rede de imobiliárias. Assim, você amplia seus horizontes e ainda ganha o suporte de outros profissionais, em uma troca de experiências e expertises lucrativa para todos. Veja como usar esse trunfo e ampliar seus lucros.

Parceria entre corretores: você conhece o ‘fifty’?

Bastante comum entre corretores, a prática do fifty pode ser muito interessante desde que os acordos sejam muito bem alinhavados. Ela acontece quando um corretor passa um cliente para outro corretor, quando dois corretores atendem o mesmo cliente ou quando há indicação de um cliente para um corretor – e então, como o próprio nome já diz (em inglês), a comissão é dividida ao meio, 50% para cada um (salvo acordos prévios).

O que acontece é que muitos corretores de imóveis iniciantes desconhecem esse tipo de parceria e se vê surpreso quando a comissão chega pela metade. No entanto, fique atento porque ela pode ser bastante lucrativa, porque ela pode aumentar significativamente os ganhos, principalmente quando você forma parceria constante.

O fifty é interessante porque é comum aparecer um cliente cujo perfil é mais adequado ao do seu parceiro, aumentando as chances dele fechar o negócio – e vice versa. Assim, em vez de reduzir as chances de assinatura do contrato, na verdade você está estrategicamente potencializando a assertividade das transações.

O volume de negócios fechados aumenta e todos saem ganhando igualmente. Por outro lado, é importante saber escolher o parceiro: ele deve ser de sua confiança, que tenha um método de trabalho parecido com o seu e com quem você se dê bem, goste de conversar e tenha afinidades.

Muito mais visibilidade através da rede de imobiliárias 

Outra parceria que rende resultados excelentes é com as redes de imobiliárias online. Através da rede, você compartilha imóveis e contatos com outras imobiliárias e corretores, o que faz com que você tenha muito mais opções de imóveis para oferecer a seus clientes. E, por outro lado, você também terá vários outros corretores negociando os seus imóveis. Mais uma vez, todo mundo sai ganhando e lucrando bem mais do que trabalhando sozinho.

Imagine aquele imóvel que está parado há um tempão, que você não consegue negociar por nada, o “encalhado”. Através da rede você pode conseguir um corretor parceiro (olha aí o fifty!) para fazer uma negociação em conjunto. Assim, o imóvel que não estava rendendo nada passa a ter grandes de render para vocês dois. Da mesma forma, você pode ter parceiros trabalhando seus contatos também, ampliando as chances de conseguir um bom negócio.

Parceria direta e com toda a segurança 

Melhor: todo o contato entre corretores interessados em parceria é feito diretamente, sem intermediários. Você recebe a proposta por e-mail e conversa com ele da forma que for melhor para ambos. Além disso, você pode firmar quantas parcerias quiser, multiplicando a capacidade de negociação dos imóveis. Tudo isso pela internet e com muita segurança, porque além de ser baseada em nuvem, com uma capacidade de armazenamento praticamente infinita e acesso de qualquer lugar e a qualquer hora desde que haja conexão online, a rede não envia nada para seus parceiros, nem os dados de contatos nem os dos imóveis. Só você vai compartilhar o que interessar – com quem interessar.

Outra vantagem é que a rede de imobiliárias é gratuita, você não precisa pagar nada por ela mensalmente, nem mesmo para publicar seus anúncios. Você ganha muito mais visibilidade e aumenta sobremaneira a quantidade de contatos.

Ética, o segredo da boa parceria 

O principal ingrediente para uma parceria de sucesso é a ética, que deve ser aplicada também com os clientes, claro: eles devem estar cientes que há um parceiro seu participando da negociação. Ele não precisa autorizar a inclusão de uma terceira pessoa, mas a transparência faz com que ele aumente o grau de confiança em você, o que impacta positivamente no resultado final. Deixe claro que ele pode procurar qualquer dos dois para sanar dúvidas ou questionamentos.

Com o parceiro, é preciso deixar claro que a principal figura desse relacionamento é o cliente, e o ideal é que ambos trabalhem em conjunto para que o negócio se concretize. É importante que ambos ajam com honestidade e transparência também entre si, assim cada vez mais bons negócios serão fechados, conforme a parceria vai sendo afinada. Em ambos os casos, a ética nos negócios é fundamental.

E você, costuma trabalhar em parceria? Já conhece a rede de imobiliárias? Compartilhe conosco a sua experiência aqui nos comentários e dê a sua opinião!

Comentários

Posts Relacionados