Um pouco mais sobre SEO para imobiliária

Um pouco mais sobre SEO para imobiliária

O corretor de sucesso se preocupa com a qualidade do atendimento tanto quanto com a qualidade dos imóveis que oferece, certo? Mas você tem o mesmo grau de preocupação com o SEO para imobiliária?

Com certeza, como corretor engajado no mercado imobiliário que não vive mais sem a internet, você já ouviu falar – e talvez até use – o Search Engine Optimization (SEO).

A ferramenta ajuda a criar engajamento para seus conteúdos aumentando a visibilidade deles na internet.

Ou seja, através de algumas ações, cada publicação sua – anúncios, posts para as redes sociais, blog ou LinkedIn, vídeos, etc – são otimizados para que sejam encontrados mais facilmente pelos motores de busca dos sites de pesquisa, como o Google.

Em uma época em que 90% dos negócios imobiliários começam na internet, de acordo com o próprio Google, você já pode imaginar a importância do SEO para imobiliária.

Por isso, vale a pena ficar sempre ligado na importância do SEO para imobiliária e as melhores práticas para engajamento!

Mas afinal, qual a diferença do SEO para imobiliária?

Essa talvez seja a pergunta mais contundente. Afinal, qual a diferença do SEO para imobiliário em relação aos demais nichos? Nenhuma. A otimização é feita exatamente da mesma forma como para qualquer outro negócio, apenas voltado para o mercado imobiliário.

Assim, de forma geral, é preciso o que otimiza um conteúdo:

  • Conteúdos ricos (que entregam valor mais completo, como infográficos, e-books e white papers, por exemplo);
  • Conteúdos relevantes (que tenham a ver com o momento do mercado, que agreguem informação importante);
  • Site responsivo (que possa ser usado em várias mídias sem prejuízo da navegação), etc.
  • Uso de palavras-chave (aquelas que são mais digitadas na hora da busca);
  • Conteúdos originais (nada de cópia);
  • Fotos de qualidade.

Tudo isso deve ser inserido em uma estratégia de marketing, voltada para o seu público-alvo.

Claro que você, como corretor, não precisa ser também um especialista em marketing digital.

Mas pode, sim, ficar antenado com algumas práticas fáceis de SEO – ou investir em um profissional de marketing para elaborar uma estratégia mais assertiva.

Um pouco mais sobre SEO para imobiliária

Mas o SEO é mesmo assim tão importante?

E como! Imagine que você, como consumidor, queira comprar um determinado tipo de calça comprida. Então você vai lá no Google e digita “calça jeans tamanho X lavagem Y” – e logo os primeiros resultados aparecem várias lojas vendendo modelos parecidos.

Só que aquele que a loja que tem o seu modelo ideal não usa SEO e, portanto, não aparece nos primeiros resultados.

Você, que não quer perder tempo percorrendo página atrás de página do Google, Bing, Yahoo ou outro qualquer, acaba comprando uma calça parecida. Mas não é a que você realmente queria.

Sai perdendo você, que gastou dinheiro sem comprar o que realmente desejava, e a loja, que perdeu a venda.

Vantagens de um SEO para imobiliária bem elaborado

Um trabalho de SEO para imobiliária bem elaborado traz muitas vantagens:

  • Coloca o seu negócio nos primeiros resultados de pesquisa. Mais pessoas certas veem as suas ofertas e aumentam suas chances de encontrar o comprador que vai fechar negócio;
  • Quanto mais otimizado, mais o seu conteúdo engaja seu público-alvo, entregando valor. Com isso, sua marca se consolida no mercado;
  • Quanto mais confiança você gera, mais leads são conquistados. Assim, aumentam as possibilidades de convertê-los em vendas;
  • Quanto mais soluções você oferecer, mais clientes ficarão satisfeitos. Clientes satisfeitos são clientes fidelizados: que voltam e se tornam agentes multiplicadores através das indicações;
  • Com o SEO para imobiliária, seus conteúdos são mais vistos. Você passa a ser referência no mercado – tanto entre o público-alvo quanto entre seus pares. Assim, a possibilidade de fechar negócios e parcerias de sucesso aumenta;
  • Fica muito à frente da concorrência. Quando maior o seu impacto no mercado, mais à frente você fica da concorrência. O SEO para imobiliária aumenta a oportunidades de negócios.

Um pouco mais sobre SEO para imobiliária

O que é preciso para ter um bom SEO para imobiliária

Quer aproveitar todas as vantagens do SEO para imobiliária? Alguns passos são fundamentais. Entretanto, de um modo geral, o fundamental mesmo é conhecer muito bem seu público-alvo.

1 – Conheça muito bem seu público-alvo. O Customer Relationship Manager (CRM) é essencial para isso, porque recolhe e organiza todos os dados dos clientes desde o primeiro contato.

Assim, além de saber exatamente onde cada um se encontra no funil de vendas, você recolhe informações valiosas para criar os conteúdos que serão otimizados em SEO para imobiliária.

2 – Crie personas. Para entender melhor como seu público-alvo se comporta, crie personas baseadas nas informações colhidas pelo CRM.

É como se fosse um personagem criado com as necessidades das pessoas que procuram sua imobiliária e as soluções que você pode entregar.

Quais são seus desejos, suas expectativas, seus medos, duas dores? Como você pode ajudá-las a resolver?

3 – Pesquise as palavras-chave mais usadas nas buscas. Agora crie conteúdos relevantes que responda aos questionamentos dos seus clientes.

Use sua expertise para escrever, de forma fluente, sem erros de português, e sem ser cópia de ninguém. Ou contrate um profissional para isso.

Deixe o texto fácil e gostoso de ser lido, bem visual – parágrafos curtos, tópicos, palavras fáceis;

4 – Use imagens de boa resolução. A qualidade das imagens é muito importante. Sempre, seja em anúncios, blog posts, social posts, site ou qualquer outra mídia.

5 – Faça métricas e adapte sua estratégia. É muito difícil alguém acertar de primeira – e o SEO para imobiliária não apresenta resultados de uma hora para outra.

Isso é bom, porque você pode analisar suas métricas e trocar o que não funciona por outra estratégia. Teste tipos de conteúdos, linguagem, tamanhos, horários de publicação.

Você vai ver que o SEO para imobiliária vai aumentar sua visibilidade de forma sólida e constante.

Quer saber ais sobre SEO para imobiliária? Veja por que o SEO é tão importante para o seu site imobiliário!

Comentários

Posts Relacionados