Vale a pena fazer financiamento imobiliário durante a crise?

Vale a pena fazer financiamento imobiliário  durante a crise?

A crise do coronavírus afeta o mundo inteiro, e no mercado imobiliário brasileiro não seria diferente. Isso não significa, no entanto, que o corretor deve desistir. Muito pelo contrário. É preciso mostrar a seus clientes que esse pode ser um momento estratégico para fazer um financiamento imobiliário.

Se há dificuldades à vista relacionadas às incertezas de renda do consumidor e à nova relação à distância, há também muitos motivos para seguir adiante – e até incrementar seu relacionamento com os clientes.

Para o mercado imobiliário 2019 terminou bem e 2020 começou melhor ainda – até a pandemia de Covid-19. No entanto, passado um primeiro momento de necessária paralisação como medida preventiva contra o contágio, as obras seguem seu ritmo.

Por outro lado, a própria Caixa Econômica Federal injetou nada menos que R$ 43 bilhões no mercado com um pacote especial para a pandemia. Com isso, as previsões voltam a ser otimistas, mesmo que ainda não haja sinais claros do fim da pandemia. Veja por quê!

Quando duas das principais entidades ligadas ao setor veem com o cenário com bons olhos, é hora do corretor reavaliar estratégias e adaptar ações.

Tanto a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) quanto a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) consideram o conjunto de medidas criadas para a pandemia um estímulo à compra de imóveis.

Não resta dúvidas que a compra à vista é sempre mais segura. No entanto, nem sempre ela é a melhor estratégia.

Além de são ser a maioria dos clientes que tem o valor integral de um imóvel, entre os que têm não são muitos os que estão dispostos a descapitalizar em plena pandemia.

Por outro lado, ambas as associações consideram baixo o risco de inadimplência com as novas medidas.

Cabe ao corretor mostrar a seus clientes que o momento é, na verdade, uma boa oportunidade para fazer um financiamento imobiliário.

Vale a pena fazer financiamento imobiliário  durante a crise?

Vantagens do financiamento imobiliário durante a crise

Muitos consumidores não têm ideia das vantagens de fazer um financiamento imobiliário nesse momento. É preciso que o corretor tenha uma boa comunicação com seu público alvo para divulgar as oportunidades que estão surgindo.

Boa liquidez

Para quem tem o valor para a compra à vista, o financiamento imobiliário é a melhor estratégia no momento.

É ideal para quem não quer ter todo o dinheiro imobilizado em um único bem que pode ter liquidez baixa.

Com o crédito imobiliário é possível aproveitar outras opções de rendimento, como a renda fixa, ficando com boa reserva líquida.

Boas condições

Por outro lado, as condições dos pacotes para a pandemia são bastante atraentes. Tanto para quem quer sair do aluguel quanto para investidores, são oportunidades de financiamento imobiliário que valem a pena serem aproveitadas.

Além da Caixa, os bancos privados também estão flexibilizando condições. O corretor deve ficar atento para oferecer a melhor oportunidade de acordo com o perfil do cliente.

Bons preços de mercado

É um comportamento característico de crises haver imóveis à venda com bons preços.

Preocupados em conseguirem uma liquidez rápida, muitos proprietários com mais de um imóvel colocam um à venda. Com isso, aumentam as possibilidades de barganha.

Não esqueça: o corretor de sucesso é aquele que está sempre atento para conseguir boas oportunidades para seus clientes.

Mais ofertas à escolha do cliente

O plano de mitigação da Caixa está injetando R$ 43 bilhões no mercado imobiliário, com expectativa de 530 mil novas unidades.

Ou seja, não só está mais fácil pagar o financiamento imobiliário como também mais fácil encontrar o imóvel dos sonhos.

Vale a pena fazer financiamento imobiliário  durante a crise?

Mostre as vantagens do atendimento online

Em meio à pandemia, o mercado imobiliário leva uma vantagem poderosa em relação aos demais setores da economia: a possibilidade cada vez maior de resolver processos online.

A tendência, que foi alavancada com a imobiliária digital para locação, hoje se expande de forma rápida e progressiva.

As medidas de isolamento social são uma realidade e, de acordo com os especialistas, o distanciamento deve permanecer no “novo normal” do mundo pós-Covid-19.

Por conta da quarentena e das medidas de prevenção, a própria Caixa, através do plano de mitigação, já transformou seus canais de atendimento.

Além do próprio atendimento remoto, a Caixa já disponibiliza recepção de documentos em meio digital e condições especiais para a assinatura dos contratos aos clientes de grupo de risco.

Vale a pena fazer financiamento imobiliário  durante a crise?

Corretor deve estar preparado

Mas e você, corretor, está preparado para fazer uma assessoria completa online até a assinatura do contrato de financiamento imobiliário?

Sua imobiliária tem o suporte tecnológico necessário para o atendimento online ou ainda está de braços cruzados esperando a quarentena passar?

Hoje a imobiliária digital é capaz de oferecer praticamente todo o processo de escolha, com tours virtuais, visitas e negociação por videoconferência. Tudo feito totalmente online, com eficiência e segurança.

Além disso, fica muito mais fácil encontrar o imóvel que seu cliente quer – ou um cliente para o seu imóvel – pela Rede Social de Negócios, onde você encontra a parceria certa e segura para fechar o contrato.

Saiba aproveitar as vantagens de fazer um financiamento imobiliário durante a crise e ofereça o melhor atendimento à distância que seu cliente quer e merece.

Venha conhecer o Imobzi, o melhor e mais completo sistema para corretores e imobiliárias e veja seus negócios deslancharem mesmo durante a pandemia!

Comentários

Posts Relacionados