Vistoria para Locação de Imóveis

Vistoria para Locação de Imóveis

Todo o processo de aluguel merece atenção, mas uma parte em que o corretor precisa ficar ainda mais atento é na vistoria para locação de imóveis.

Pode parecer chato a princípio, já que é uma etapa cheia de detalhes. No entanto é justamente por causa deles que muitas vezes acaba havendo problemas na finalização.

Seja na entrada do locatário ou na entrega das chaves, é preciso atenção para não esquecer nada que possa dar dor de cabeça.

Veja como fazer uma vistoria para locação rápida e eficiente!

Principais pontos que devem ser conferidos na vistoria para locação

Uso, desgaste e manutenção do imóvel são pontos importantes. Quanto mais detalhada a vistoria para locação, menos chances de errar.

Não esqueça que a vistoria de saída sempre pode cair na mão de outro corretor – e ele precisa entender sem erro o que deve ser feito. Por isso seja claro e direto.

Tudo é importante, mas alguns pontos são cruciais:

  • Pintura – É preciso especificar se o apartamento foi pintado de novo para a entrega das chaves. Se não foi, o inquilino não tem obrigação de pintar para sair. Então é importante deixar claro o estado da pintura, a cor, o tipo de tinta e se janelas, portas e teto também estão pintados;
  • Sistema elétrico – Teste todas as tomadas e interruptores. Documente o estado do quadro de disjuntores e das lâmpadas: cor, voltagem e se há alguma queimada;
  • Mobília – Se houver alguma, teste o funcionamento, se gavetas e portas de armários estão fechando, por exemplo, e anote o seu estado;
  • Sistema hidráulico – Teste também chuveiros, descargas e torneiras. Deixe a água correr para checar o estado dos ralos;
  • Fechaduras e trincos – Teste todos eles também, se estão trancando de forma eficiente e anote a presença de chaves;
  • Revestimentos em geral – Documente o estado de todos eles, internos ou externos, de áreas molhadas, de serviço ou íntimas;
  • Vidros e janelas – Verifique se estão abrindo e fechando, se há algum vidro trincado ou rachado.

Esta mesma vistoria para locação de imóveis deverá ser utilizada na saída do inquilino, tendo cada item checado.

Vistoria para Locação de Imóveis

Como fazer a vistoria de saída

A vistoria de saída é imprescindível na desocupação do imóvel alugado. Mas podem acontecer divergências e é preciso saber como agir de forma imparcial.

O desgaste natural de itens ao longo do tempo de locação, por exemplo, não deve ser considerado. Uma poltrona com espuma um pouco gasta após um aluguel de cinco anos não deve ser reportado, por exemplo.

Outras questões mais prementes, como a falta de pintura, devem ser apontadas na vistoria para serem resolvidas de acordo com o que estiver constando no contrato.

Vistoria para Locação de Imóveis

Dicas para uma vistoria imparcial, eficiente e rápida

Um dos principais deveres do corretor é procurar ser justo para ambas as partes. Por isso a atenção à vistoria para locação é fundamental. O ideal é que o corretor não deixe tudo para em cima da hora. Procure se preparar com antecedência.

  • Use a tecnologia para dar mais agilidade à sua vistoria. Vários aplicativos fornecem um checklist que pode ser customizado de acordo com o imóvel. Muitas inovações tecnológicas, inclusive já geram textos pré-formatados e espaço para a inclusão de imagens;
  • Faça imagens de cada ambiente ou item que necessitar de reparo. Os Post-it coloridos são ótimos aliados. Os papeizinhos autocolantes e coloridos ajudam a chamar atenção na imagem para o que precisa ser resolvido;
  • Prepare um checklist com antecedência. Se tiver tempo, o corretor pode passar no imóvel um dia antes da data marcada e já ir anotando tudo com calma. Depois é só conferir com o inquilino;
  • Tenha um app de vistoria integrado ao seu CRM. O corretor sincroniza as imagens do checklist com o imóvel automaticamente e economiza tempo com a transferência de arquivos.

Dessa forma o corretor ganha mais agilidade e segurança na vistoria de locação de imóveis e ainda pode disponibilizar tudo simultaneamente para o seu ciente.

Aproveite para conhecer o Imobzi, um sistema completo para imobiliárias e corretores que tem um app para vistoria integrado. Teste gratuitamente e descubra um novo patamar para os seus negócios!

Comentários

Posts Relacionados